EVENTOS

Reputação como Ativo Intangível: Como gerar e mensurar Valor para o Negócio

Reputação como Ativo Intangível: Como gerar e mensurar Valor para o Negócio

gratuitoquarta, 12/11/202509:00 às 12:00Teatro Rival R. Álvaro Alvim, 33 - Cinelândia - Rio de Janeiro - RJINSCRIÇÕES ENCERRADAS

SOBRE

A reputação corporativa é reconhecida atualmente como um ativo estratégico que influencia diretamente os resultados financeiros, a competitividade e a sustentabilidade das organizações. Em um cenário de alta exposição e exigência por transparência, saber gerar, proteger e mensurar esse ativo é essencial para os líderes de comunicação.

Objetivos do Painel

Discutir como a reputação pode ser construída estrategicamente para gerar valor.

Apresentar modelos de mensuração que conectam reputação a indicadores tangíveis.

Debater o papel da comunicação institucional na valoração da marca e da empresa.

Provocar reflexões sobre o reconhecimento da reputação como KPI estratégico no C-Level.

 

PROGRAMAÇÃO

  • 09h00
    Abertura
    • Fernanda Bolzan

      Gerente Executiva de Comunicação Institucional do Grupo Energisa e Diretora do capítulo Aberje Rio de Janeiro

  • 09h30
    Reputação como Ativo Intangível: Como gerar e mensurar Valor para o Negócio
    • Mediação: Fernanda Bolzan

      Gerente Executiva de Comunicação Institucional do Grupo Energisa e Diretora do capítulo Aberje Rio de Janeiro

    • Giovanna Curty

      Superintendente de Comunicação e Sustentabilidade da Ligth

    • Marcos André Costa

      Consultor Associado da Caliber (Group Caliber Brasil)

    • Rosane Aguiar Figueiredo

      Gerente de Planejamento, Marcas e Gestão Petrobras

    • Tatiana Maia Lins

      Fundadora da Makemake, a casa da Reputação

  • 12h00
    Encerramento

PALESTRANTES

  • Fernanda Bolzan

    Gerente Executiva de Comunicação Institucional do Grupo Energisa e Diretora do capítulo Aberje Rio de Janeiro

    É jornalista (Centro Universitário UNI-BH), com especialização em Gestão de Negócios (FGV) e Responsabilidade Social (PUC-MG). Possui mais de 20 anos de experiência em Comunicação Corporativa, com atuação em indústrias do segmento mínero-metalúrgico, agronegócio, máquinas & equipamentos, automotivo; além do terceiro setor. Construiu sua carreira, atuando principalmente em Gestão de Imagem & Reputação, Gestão de Crises, Branding e Endomarketing. Em 2022, foi top 10 dos Executivos de Comunicação Corporativa – Categoria Nacional – pela Mega Brasil; além de ter conquistado o Prêmio Jatobá PR na categoria ESG. Em 2024, liderou o case “Eventos Climáticos Extremos – transformando o inevitável em ativo valioso de reputação e comunicação” do Grupo Energisa, premiado pelo Prêmio Aberje 2024 – Regional Minas Gerais e Centro Oeste.

  • Giovanna Curty

    Superintendente de Comunicação e Sustentabilidade no Grupo Light

    Atua como Superintendente de Comunicação e Sustentabilidade no Grupo Light, onde lidera a gestão integrada de áreas estratégicas: Comunicação e Marketing, responsáveis pelo posicionamento e imagem corporativa; Desenvolvimento Social, com foco no relacionamento com comunidades no Rio de Janeiro; e Meio Ambiente, que garante o alinhamento das atividades da companhia às melhores práticas de ESG e sustentabilidade. Com uma carreira sólida no setor de infraestrutura – com passagem por concessionárias de rodovias, metrô, aeroportos, saneamento e energia – é experiente na gestão de crises de imagem e reputação, e na construção de estratégias integradas e de posicionamento de marca, abrangendo as frentes de digital, comunicação interna, assessoria de imprensa, marketing, branding e relacionamento institucional. Líder com foco em resultados, conduziu equipes e projetos na construção de relacionamentos estratégicos com comunidades, estabelecendo o diálogo em territórios de alta complexidade no Rio de Janeiro e em outros estados do Brasil. Sua formação inclui MBA em Gestão de Marketing (IBMEC), MBE em Responsabilidade Social e Terceiro Setor (UFRJ) e Graduação em Serviço Social (UFRJ). Atualmente, cursa o MBA em ESG e Negócios Sustentáveis (USP/ESALQ).

  • Marcos André Costa

    Consultor Associado da Caliber (Group Caliber Brasil)

    Publicitário, pós-graduado em Marketing, especialista em Gerenciamento de Projetos e especialista em Gestão de Negócios.
    Ao longo de uma trajetória profissional de mais de 30 anos, trabalhou em empresas de consultoria, energia (óleo e gás), logística, varejo, comunicação e entretenimento, além de desenvolver e liderar projetos no Brasil e em países da América Latina.  Foi responsável pelo setor de Planejamento e Pesquisa da Comunicação Institucional da Petrobras por 10 anos.  Desde 2019, atua como consultor associado da Caliber – consultoria internacional especializada em reputação corporativa.  É professor da Escola Aberje de Comunicação.

  • Rosane Aguiar Figueiredo

    Gerente de Planejamento, Marcas e Gestão Petrobras

    Relações-públicas, mestre em Sistemas de Gestão e pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Syracuse University. Acumula mais de 30 anos de atuação, principalmente no setor de energia, nos campos de comunicação, relacionamento institucional, sustentabilidade e responsabilidade social. Liderou iniciativas de gestão de marcas e reputação, planejamento de comunicação, branding, investimentos sociais privados e relacionamento com comunidades e stakeholders. Entre os projetos mais relevantes que participou, destaca-se: “Petrobras 70 anos”, no qual conquistou o Prêmio Aberje 2024, pela Regional Rio de Janeiro e Espírito Santo na categoria Marca.

  • Tatiana Maia Lins

    Fundadora da Makemake, a casa da Reputação

    Professora de Gestão da Reputação na ESPM e na Escola Aberje. É mestre em Comunicação e Consumo pela ESPM-SP. No Rio, já atendeu clientes como Vale, CEBDS, State Grid, Nissan, Museu do Amanhã, MODEC e Wilson Sons. Junto com Elisa Prado, é autora do livro ‘Reputação e Valor Compartilhado’, Editora Aberje, 2022. É coordenadora do livro Mulheres na Gestão da Reputação, Editora Leader, 2025, e foi retratada em março de 2023 como uma liderança ESG moldando o futuro dos negócios no Brasil pela Women to Watch Brasil.

  • COMPARTILHE:
INSCRIÇÕES ENCERRADAS