EVENTOS
Quais as principais tendências de investimento das áreas de comunicação para 2024
SOBRE
O primeiro evento da Aberje em 2024 vai apresentar a agenda da Associação, que, neste ano, trabalha com o tema “Comunicação para a transição”. Este tema surge no momento em que, notoriamente, o planeta precisa de mudanças urgentes e todos os sinais apontam para uma era de transição – energética, econômica, cultural e social. Neste sentido, a comunicação corporativa e a economia possuem um papel primordial para estabelecer pontes e expandir o alcance das novas ideias que podem potencializar o desempenho do setor empresarial. Para discutir os desafios e expectativas desse novo ciclo, a Aberje reúne um time de especialistas em comunicação e economia num evento presencial e aberto.
PROGRAMAÇÃO
09h00 Abertura
-
Paulo Nassar
Diretor-Presidente da Aberje e Professor Titular da ECA-USP
-
Hamilton dos Santos
Diretor-Executivo da Aberje
-
10h00 Quais as principais tendências de investimento das áreas de comunicação para 2024
-
ANTONIO CORRÊA DE LACERDA
Professor-Doutor do programa de pós-graduação em Economia Política da PUC-SP
-
FELIPE SELIGMAN
Co-fundador e Co-CEO do JOTA
-
MARCO RUEDIGER
Diretor da FGV ECMI
-
Mediadora: Amanda Brum
CCO e CMO na ANBIMA
-
PALESTRANTES
Amanda Brum
CCO e CMO na ANBIMA
Antonio Corrêa de Lacerda
Professor-Doutor do programa de pós-graduação em Economia Política da PUC-SP
É Professor-Doutor do programa de pós-graduação em Economia Política da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e membro da Comissão de Estudos Estratégicos do BNDES. Dedica-se continuamente à produção de artigos relevantes para o entendimento da conjuntura do país, regularmente veiculados em jornais de grande circulação. É colaborador do jornal O Estado de S. Paulo e comentarista do Jornal da Cultura (TV Cultura). Publicou cerca de 20 livros da área de Economia – entre eles, “Economia Brasileira”, “Desnacionalização” – vencedor do Prêmio Jabuti de 2001, na área de economia; “O Mito da Austeridade”; e “Reindustrialização: Para o Desenvolvimento Brasileiro”. Foi presidente do Cofecon por quatro mandatos.
FELIPE SELIGMAN
Co-fundador e Co-CEO do JOTA
É jornalista com MBA no MIT (Massachusetts Institute of Technology). Antes de fundar o JOTA, trabalhou por sete anos no jornal Folha de S. Paulo, responsável pela cobertura do Judiciário, em Brasília. Lá, ganhou o prêmio de excelência da Sociedad Interamericana de Prensa e participou da equipe vencedora do Prêmio Esso de Melhor Contribuição de 2013. Antes da Folha, foi repórter da agência de notícias Inter Press Service, em Brasília, e no escritório de Nova York durante o ano de 2006.
Hamilton dos Santos
Diretor-Executivo da Aberje
Jornalista, mestre e doutorando em Filosofia pela USP, com atualização em Gestão de Negócios pela Stanford Global Business School. Atuou em redações de grandes veículos do país e no RH da Editora Abril, onde atuou por 20 anos. Hoje é Diretor-Executivo da Aberje, membro do board da Global Alliance for PR and Communication Management e Country Chair da Page para o Brasil. É membro do Conselho de Administração da Poiésis e um dos líderes do movimento Tem Mais Gente Lendo.
Marco Ruediger
Diretor da FGV ECMI
Doutor em Sociologia e MSc em Policy Analysis and Management. Atualmente é diretor da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV ECMI), foi também diretor de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getulio Vargas (FGV DAPP), unidade que deu origem à atual FGV ECMI. Integra o conselho de Internet e Eleições, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o conselho consultivo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), e componente do Influence Operations Researchers’ Guild no Fundo Carnegie para a Paz Internacional. É ainda membro da Design for Democracy Coalition (D4D) do National Democratic Institute, de Washington D.C, que reúne organizações e experts comprometidos com a democracia nas redes e ciberativismo. Conduz pesquisas e projetos na área de comunicação, democracia, gestão e transparência pública com foco em tecnologia e internet.
Paulo Nassar
Diretor-Presidente da Aberje e Professor Titular da ECA-USP
Doutor e mestre pela ECA-USP. É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN), da ECA-USP; pesquisador orientador de mestrado e doutorado (PPGCOM ECA-USP); pesquisador da British Academy (University of Liverpool) – 2016-2017. Entre outras premiações, recebeu o Atlas Award, concedido pela Public Relations Society of America (PRSA, Estados Unidos), por contribuições às práticas de relações públicas, e o prêmio Comunicador do Ano (Trajetória de Vida), concedido pela Fundacom (Espanha). É coautor dos livros: Communicating Causes: Strategic Public Relations for the Non-profit Sector (Routledge, Reino Unido, 2018); The Handbook of Financial Communication and Investor Relation (Wiley-Blackwell, Nova Jersey, 2018); O que É Comunicação Empresarial (Brasiliense, 1995); e Narrativas Mediáticas e Comunicação – Construção da Memória como Processo de Identidade Organizacional (Coimbra University Press, Portugal, 2018).