EVENTOS
Novas Fronteiras da Comunicação
SOBRE
Prepare-se para um dia de imersão total no futuro da comunicação
Inteligência artificial, criatividade aplicada e cases de sucesso, com os gigantes do mercado em gestão de crise, reputação, advocacy e criatividade.
O Capítulo Aberje Minas Gerais convida profissionais e interessados da área para o seu 14º Encontro. Nesta edição, o evento traz como tema central: “Novas Fronteiras da Comunicação”.
A proposta dos Capítulos Aberje, distribuídos em diversos estados brasileiros, é promover as atividades nacionais da associação e incentivar a participação ativa dos associados. Além disso, busca-se fortalecer uma agenda regional com ações colaborativas, alinhadas às prioridades e contextos locais.
O encontro tem como objetivo reunir profissionais de comunicação, pesquisadores, acadêmicos e representantes do mercado para fomentar uma rede de troca de experiências, aprendizados e reflexões. A intenção é gerar valor para a trajetória dos participantes e ampliar o impacto da comunicação empresarial em suas organizações.
*Vagas limitadas à capacidade do local.
PROGRAMAÇÃO
13h30 Credenciamento
14h00 Boas-vindas
-
Paula Hermont
Gerente de Interlocutores na Vale
-
Roberta Machado
Presidente-executiva do Grupo In Press
-
Marcia Andrade Carmo de Azevedo
Gerente de Educação Executiva do IEL
-
14h15 Além do Vídeo: Como o YouTube transforma a comunicação corporativa em comunidade
-
Mediação: Roberta Machado
Presidente-executiva do Grupo In Press
-
Malu Gonçalves
Head de Comunicação e Relações Públicas do YouTube
-
14h55 Masterclass Banco Mercantil apresenta cases com a temática do público como protagonista das campanhas de comunicação
15h30 Inteligência Artificial e suas novas fronteiras da influência e inovação
-
Mediação: Roberta Machado
Presidente-executiva do Grupo In Press
-
Pedro Henrique Gozzo
Diretor de Criação do Grupo In Press
-
Eder Gonçalves
Head de Marketing, Conteúdo e Parcerias da Dialog
-
16h00 Workshop uso de IA para a comunicação de diferentes setores
16h20 Feira Gastrô - Networking
16h45 Gigantes da Indústria discutem como mudar a percepção pública a partir de estratégias de Relações Públicas e Prevenção de Crise
-
Mediação: Fred Marques
Professor FDC e Consultor
-
Paula Hermont
Gerente de Interlocutores da Vale
-
Liene Maciel
Gerente de Branding e Comunicação da Belgo Arames
-
Paulo Henrique Soares
Diretor de Comunicação do Ibram
-
17h20 Momento Conexão
17h30 Encerramento
PALESTRANTES

Eder Gonçalves
Head de Marketing e Parcerias na Dialog - Comunicação Interna
Tem 17 anos de experiência em marketing, com passagens por agências de comunicação, multinacional e startup. Há 5 está na Dialog, plataforma líder em Comunicação Interna no Brasil. Com sua visão holística, Eder encontra na vontade de explorar novas possibilidades o vetor para a conquista de resultados positivos que levem a facilitar a vida de pessoas e empresas. Por fim e não menos importante, é apaixonado por Minas 🙂

Fred Marques
Professor FDC e Consultor
Professor da Fundação Dom Cabral Professor da Pós-graduação em Comunicação e Storytelling e Diversidade nas Empresas pela PUCMinas
Head de Speaker Coaching do TEDxBeloHorizonte (Treinou Hélio de la Pena, Carol Gataz, Paula Harraca e etc) Palestrante de Comunicação e Diversidade (agenciado pela DMT Palestras, mesma agência de Cortella, Rogério Flausino, Gabriela Priori e etc) Mentor de Palestrantes e Executivos Campeão de Oratória.
Juliana Xavier
Coordenadora de Comunicação Corporativa e Imprensa no Banco Mercantil
É coordenadora de Comunicação Corporativa e Imprensa do Grupo Mercantil desde 2020 e acumula 15 anos de experiência em planejamento em comunicação interna, relacionamento institucional, imprensa, comunicação externa e responsabilidade social. É formada em Comunicação Social pelo UNI-BH e tem MBAs em Comunicação Empresarial e em Gestão de Negócios. Sua trajetória profissional inclui passagens pela VLI, Ferrous Resources do Brasil e Anglo American, além de agências renomadas de Minas Gerais.

Liene Maciel
Gerente de Branding e Comunicação Belgo Arames
Lidera estratégias de posicionamento e reputação da marca em um dos principais players da indústria de arames no Brasil. Com sólida experiência em comunicação estratégica, coordena as iniciativas de comunicação institucional, interna e de mercado, conectando os valores da empresa aos seus diversos públicos, com foco em resultado e alinhamento ao negócio. É graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela PUC Minas, tem especialização em Marketing pelo Uni-BH e em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC). Com mais de 20 anos de experiência, construiu uma trajetória sólida em setores como saúde, esporte e siderurgia.

Malu Gonçalves
Head de Comunicação e Relações Públicas do YouTube
Com duas décadas de experiência em comunicação estratégica, Malu Gonçalves consolidou sua carreira em planejamento e relações públicas. Formada em Jornalismo pela PUC Minas, com especialização em Jornalismo Cultural pela FAAP-SP e MBA em Gestão pelo IBMEC, sua bagagem inclui expertise em gestão de crise e desenvolvimento de projetos, com marcas como Osklen, Instagram, Netflix, CazéTV e Unilever no curriculo. Malu também possui experiência no terceiro setor, tendo atuado por mais de cinco anos nas áreas de relações públicas, marketing e patrocínios do Instituto Inhotim, Museu de Arte Contemporânea em Brumadinho/MG. Desde 2019 no time de Comunicação do Google Brasil, ela ocupa atualmente a posição de Head de Comunicação e Relações Públicas do YouTube, onde é responsável pelas estratégias de comunicação da plataforma no Brasil. Sua atuação é caracterizada pela visão estratégica e pela capacidade de resolver problemas de maneira inovadora no dia a dia.

Marcia Andrade Carmo de Azevedo
Gerente de Educação Executiva do IE
Graduada em Psicologia Organizacional, pós-graduada em Pedagogia Empresarial, MBA em Educação Profissional e Inovação e Pós graduação em Gestão Cultural e Indústrias Criativas. Experiência como Gerente de Recursos Humanos e Diretora do SENAI, liderando áreas como design dentre outras. Implantação do primeiro Laboratório Aberto de Inovação e Prototipagem do SENAI/MG. Ocupei o cargo de Gerente de Economia Criativa na FIEMG e P7 Criativo, primeiro Hub de Economia Criativa e Inovação de Minas Gerais. Nesse papel, trabalhando em colaboração com empreendedores, Startups, empresas, coletivos, artistas, grupos culturais, investidores e agentes públicos, promovendo interações para impulsionar a criatividade e a inovação em nosso estado. Atualmente sou gerente de Educação Executiva do IEL. Atuo em Conselhos consultivos e administrativos, hoje VP de pessoas no Conselho EcoSis Minas Brasil Digital, conselho de audiovisual na FIEMG e Conselho de Educação e treinamento FIEMG.

Paula Hermont
Gerente de Interlocutores na Vale
Formada em Jornalismo e Relações Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos (FDMC). Possui MBA em Gestão da Comunicação Empresarial pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e Mestrado em Direito pela FDMC. Ingressou na Vale novamente em 2024, mas começou a carreira como estagiária na área de Comunicação da mineradora. Já atuou nas empresas Fiat Automóveis, VLI Logística e AngloGold Ashanti, assumindo desafios nas áreas de Comunicação, Relações Institucionais, Educação Ambiental e ESG. Atualmente, está como Gerente de Interlocutores na Diretoria de Licenciamento Ambiental da Vale. Hoje atua também como diretora do Capítulo Aberje Minas Gerais. (Filha da Eloiza e do Fernando, casada com o Daniel e mãe de um casal fofo – Luciana e Thiago).

Paulo Henrique Soares
Diretor de Comunicação do IBRAM
Membro do LiderCom da ABERJE, possui o título de Accredited in Business Communication pelo IABC. Mestre em Comunicação. Doutor em Administração na PUC – Minas.

Pedro Henrique
Diretor de Criação do Grupo In Press
Criativo formado pela Miami Ad School, com 25 anos de experiência em publicidade, live marketing e PR. Há 9 anos no Grupo In Press, atua orientando times e trazendo inovação e criatividade para o universo das relações públicas, liderando projetos para marcas como Mercado Livre, Natura, Hershey’s, Electrolux, Pepsico e GSK. Premiado em festivais como New York Festivals, SABRE, Jatobá e Lusófonos, foi também jurado no Lisbon Advertising Awards. Paulistano com alma mineira e movido a café, acredita que as melhores ideias nascem quando estratégia, boas histórias e propósito se encontram.

Roberta Machado
Presidente-executiva do Grupo In Press
É a presidente-executiva do Grupo In Press, um dos maiores grupos de comunicação corporativa do Brasil, voltado para o mercado privado.
Com 30 anos de carreira em Jornalismo e Comunicação, Roberta é apontada pelo PR Scope como uma das profissionais mais admiradas em agências de RP no Brasil. Acumula profunda experiência em gestão de reputação, comunicação de crises e treinamento de altos executivos, atuando junto a corporações dos mais diversos setores.
Mãe de Letícia (de 20 anos) e Daniel (de 14), milita em favor de causas como consumo consciente (por meio do Instituto Akatu), empoderamento feminino (pela WILL – Women in Leadership Latin America) e saúde mental nas empresas, por meio do Movimento Mente em Foco, iniciativa criada pela InPress em conjunto com o Pacto Global da ONU e a Sociedade Brasileira de Psicologia.























