Lab de Comunicação para o Agronegócio

< Voltar
Thumbnail-03
  • Lab de Comunicação para o Agronegócio
  • 02/09/2019
  • 09:00 - 12:00
  • R$ (Não Associado)
  • R. Oscar Freire, 2500 - - /AC
  • Quero me inscrever
  • Sobre
  • Programação
  • Palestrantes

Sobre

O Lab de Comunicação para o Agronegócio Aberje, realizado em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), tem como objetivo ser um fórum permanente de debates em torno da comunicação no setor, estimulando a troca de experiências com profissionais de outros segmentos e apresentando os cases de sucesso do agro. Nesta primeira etapa, o Lab terá como principal destaque o lançamento da pesquisa inédita A Comunicação do Agronegócio no Brasil, que mapeou a estrutura de comunicação das principais empresas do setor no país e servirá de base para as ações da Associação no sentido de apoiar o agronegócio em uma comunicação mais efetiva.

 

Programação

09:30

Boas-Vindas

  • Hamilton dos Santos

    Diretor Geral da Aberje

09:45

Lançamento da pesquisa A Comunicação do Agronegócio no Brasil

  • Deputado Alceu Moreira

    Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária

  • Deputado Zé Silva

    Presidente da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural

  • Marcello Brito

    Presidente do Conselho Diretor da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio

  • Paulo Nassar

    Professor titular da ECA-USP e Diretor Presidente da Aberje

  • Paulo Pereira

    Diretor de Comunicação Corporativa da Bayer

  • Juliana Lopes

    Diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Compliance da Amaggi

  • Leandro Narloch

    Colunista da revista Crusoé e autor do Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil

  • Mediador: Nicholas Vital

    Head de Conteúdo da Aberje e Curador do Lab de Agronegócio

  • Mediadora: Gislaine Balbinot

    Gerente de comunicação da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag)

13:00

Encerramento

Palestrantes

  • Deputado Alceu Moreira

    Presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária

    Alceu Moreira tem 65 anos e é natural da Sanga Funda, em Terra de Areia, antigo distrito de Osório, no Litoral Norte. Filho de pequenos agricultores e de origem humilde, desde cedo aprendeu a importância do trabalho: começou na roça, foi auxiliar de padeiro e mais tarde representante comercial – tempo em que vendia produtos agropecuários de porteira em porteira, pelo interior do estado. Por ter começado a batalha muito cedo e percorrido os quatro cantos do Rio Grande nessas andanças, conheceu de perto as injustiças da vida no campo e na cidade. Ingressou no MDB ainda jovem para lutar contra as desigualdades e pela democracia. A partir daí, construiu uma história vencedora nos níveis municipal, estadual e federal: vereador (1983/88), vice-prefeito (1993/96) e prefeito reeleito de Osório (1997/2002); presidente da FAMURS (1999/2000); deputado estadual reeleito (2003/10) e presidente da Assembleia Legislativa (2008); secretário de Estado da Habitação (2003/06); e deputado federal reeleito para o terceiro mandato (2011/23). Ainda preside o MDB no RS e a Frente Parlamentar Agropecuária (2019).

  • Deputado Zé Silva

    Presidente da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural

    Engenheiro Agrônomo e Extensionista Rural, com  especializações em Piscicultura, Solos e Meio Ambiente. Presidiu a Emater-MG – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais de 2003 a 2010, período em que participou da equipe de formulação do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), foi o gestor do Programa Minas Sem Fome, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Minas Gerais e membro do Conselho Estadual de Política Agrícola. Em 2005 foi eleito Presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural – Asbraer, onde atuou até 2010, liderando um amplo movimento nacional de renovação das diretrizes e gestão da ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural. Para intercâmbio de conhecimentos e práticas extensionistas, organizou para lideranças da Extensão e parlamentares ligados ao setor viagens de missões técnicas à França, Itália, Portugal, Algarve, Luxemburgo, Bélgica, Chile, Argentina e Peru.

  • Gislaine Balbinot

    Gerente de comunicação da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag)

    Jornalista, com mais de 20 anos de experiência em comunicação no agronegócio. Foi gerente de contas na CL-A (SP), trabalhou na Famasul – Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul e na secretária de meio ambiente do Governo do Estado e também atuou por vários anos como repórter e apresentadora de TV e de rádio (Grupo Correio do Estado). Gislaine é natural de Nonoai (RS), graduada em Comunicação Social, com pós-graduação em Gestão Ambiental pela Uniderp, de Campo Grande (MS).

  • Hamilton dos Santos

    Diretor Geral da Aberje

    Jornalista, graduado e pós-graduado em Filosofia pela USP, com atualização em Gestão de Negócios pela Stanford Global Business School. Atuou nas redações dos principais veículos do país antes de migrar para a área de RH da Editora Abril, onde trabalhou por 20 anos. Atualmente, é diretor geral da Aberje, membro do Conselho de Administração da Poiésis e um dos líderes do Tem Mais Gente Lendo, projeto que incentiva e estimula a leitura em espaços públicos. É também consultor editorial, autor de Lucio Cardoso – Nem Leviano Nem Grave (Editora Brasiliense), O Perigo da Hora (organizador e tradutor- Editora Scritta) e Enfim, Grávidos (Editora Best Seller).

  • Juliana Lopes

    Diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Compliance da Amaggi

    Formada em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá, MBE (Master Business Economics) em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela UFRJ, MBA em Comunicação Corporativa pela UNESA/RJ, extensão em Liderança da Sustentabilidade pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, e extensão em Liderança e Aprendizagem para Sustentabilidade, pela Society for Organizational Learning, fundada por Peter Senge. Sua equipe foi responsável por algumas das mais importantes conquistas da companhia, como a certificação da Round Table on Responsible Soy (RTRS) e o reconhecimento do Forest Footprint Disclosure (FFD). Juliana também representou a AMAGGI em todo o processo de elaboração dos Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura no Pacto Global da ONU e atualmente é coordenadora do Grupo de Trabalho de Alimentos e Agricultura na Rede Brasileira do Pacto Global.

  • Leandro Narloch

    Colunista da revista Crusoé e autor do Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil

    Jornalista e mestre em Filosofia pela Universidade de Londres. Foi repórter e editor das revistas Aventuras na História, Superinteressante e Veja. É colunista da revista Crusoé e autor do Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, entre outros livros que venderam mais de 1 milhão de exemplares desde 2009.

  • Marcello Brito

    Presidente do Conselho Diretor da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio

    Formado em Engenharia de Alimentos pela UNIFEB de Barretos – SP. Possui especializações em Responsabilidade Social e o terceiro setor pela Fundação Instituto de Administração, MBA em Comércio Internacional pela FIA/USP e mestrado em Estratégica de Administração, Ciência e Gestão do Comércio Internacional pelo Instituto de Administração e Economia da Universidade Pierre Mendes em Grenoble – França, entre diversos outros cursos e especializações em âmbito nacional e internacional. Atua no setor de óleos vegetais há mais de 30 anos e atualmente ocupa os cargos de Diretor Executivo da Agropalma e de Presidente do Conselho Diretor da ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio.

  • Nicholas Vital

    Head de Conteúdo da Aberje e Curador do Lab de Agronegócio

    Jornalista com passagens por algumas das principais revistas de economia e negócios do país e autor do livro Agradeça aos agrotóxicos por estar vivo, publicado pela editora Record. Foi vencedor do Prêmio Abril de Jornalismo em 2012 e do Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo em 2018.

  • Paulo Nassar

    Professor titular da ECA-USP e Diretor Presidente da Aberje

    Professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e Diretor-Presidente da Aberje, Associação Brasileira de Comunicação Empresarial. Doutor e mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e pós-Doutor pela Libera Università di Lingue e Comunicazione de Milão (IULM), Itália, é coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN ECA-USP) e pesquisador orientador de mestrado e doutorado. Recebeu o Atlas Award, por contribuições às práticas de relações públicas, concedido pela Public Relations Society of America (PRSA).

  • Paulo Pereira

    Diretor de Comunicação Corporativa da Bayer

    Formado em Comunicação Social com extensão universitária em Marketing pela FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado e pós graduação em Marketing & Advertising pela New York Univertisity nos Estados Unidos. Atua na área há 28 anos, tendo trabalhado para empresas como Bull, Loyds Bank, HP, Millenium Chemicals e Bayer. Atualmente é diretor de Comunicação Corporativa do Grupo Bayer no Brasil.