EVENTOS

Thumbnail_Sustentabilidade

Jornada Aberje de Comunicação para a Sustentabilidade – 1º Encontro

quinta, 01/01/197000:00 às 00:00INSCREVA-SE

SOBRE

No final de 2019, a Aberje realizou uma pesquisa inédita: “A Sustentabilidade/Responsabilidade Social das Organizações no Brasil: discursos e práticas”. Participaram do estudo 105 empresas que figuraram entre as Maiores e Melhores da Revista Exame.

Prioridade do tema na agenda corporativa, existência de programa formalizado e publicado, principais objetivos com a implantação de políticas na área, áreas potenciais de concentração de atenção e investimento, grupos influentes na agenda e métodos utilizados para identificar as linhas de atuação preferenciais são algumas das questões sondadas – e que ajudaram a traçar um panorama da estrutura e programas voltados para o tema implementados pelas organizações brasileiras e serviram de base para o dossiê da Revista Comunicação Empresarial 104. Ainda aborda questões sobre trabalho de redução de impacto ambiental, a participação no Pacto Global, o uso dos parâmetros das ODS’s e as principais barreiras para implantação de projetos de sustentabilidade.

E este estudo, que teve patrocínio da Bayer, FCA e Natura, é a base das discussões de um debate que vai ser promovido pela Aberje Digital, com debatedores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com apoio dos Capítulos de cada localidade.

 

* O evento irá acontecer em nossa plataforma digital do Zoom, com inscrição prévia e acesso preferencial para associados da Aberje.

**As vagas são limitadas à capacidade da sala on line. Programação sujeita à alteração.

  • Carlos Almiro de Magalhães Melo

    Head de Sustentabilidade da BRK Ambiental

    Com mais de 10 anos de experiência com sólida atuação na área de Sustentabilidade em empresas do setor de infraestrutura. Atuou por 7 anos na Europa como Project Manager no CSR Chair, centro spin-off criado por 4 multinacionais (Santander, Mapfre, Telefonica e 3M). É formado em Administração pela Universidade Federal da Bahia, com MBA pela Universidad de Alcalá (Madri, Espanha), Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela Universidad de Alcalá, Pós-Graduação em Capacitação de Formadores em Responsabilidade Social pela UNDP (United Nations Development Programme) – Universidad de Buenos Aires, Pós-Graduação em Gestão e Política Ambiental pela Universidad San Pablo- CEU (Madri, Espanha) É fluente em 3 idiomas (inglês, francês e espanhol).

  • Fernão Silveira

    Diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da FCA para a América Latina e Presidente da Casa Fiat de Cultura

    Graduado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, com pós-graduação em Comunicação Corporativa e Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em Assuntos Corporativos pela Fundação Getúlio Vargas. Iniciou sua carreira na redação do Diário do Grande ABC, atuando nas versões impressa e online do jornal, e também foi editor do portal Terra. Antes de migrar para o setor automotivo, onde iniciou como diretor de Comunicação da Ford para a América do Sul, Silveira foi gestor de Comunicação Corporativa nas consultorias Case Consulting e Thomas Case & Associados, no portal de serviços de RH Catho Online e na multinacional americana Dow Química, empresa na qual desenvolveu e gerenciou projetos regionais e globais, ficando baseado por quatro anos e meio na sede global da empresa, em Michigan (EUA).

  • Hamilton dos Santos

    Diretor Geral da Aberje

    Jornalista, graduado e pós-graduado em Filosofia pela USP, com atualização em Gestão de Negócios pela Stanford Global Business School. Atuou nas redações dos principais veículos do país antes de migrar para a área de RH da Editora Abril, onde trabalhou por 20 anos. Atualmente, é diretor geral da Aberje, membro do Conselho de Administração da Poiésis e um dos líderes do Tem Mais Gente Lendo, projeto que incentiva e estimula a leitura em espaços públicos. É também consultor editorial, autor de Lucio Cardoso – Nem Leviano Nem Grave (Editora Brasiliense), O Perigo da Hora (organizador e tradutor- Editora Scritta) e Enfim, Grávidos (Editora Best Seller).

  • Lílian Nogueira

    Líder de Cidadania Corporativa dos Negócios Agro da Bayer na América Latina

    Jornalista pela Universidade Federal de Viçosa, sua cidade natal em Minas Gerais. Especialista em Comunicação Empresarial pela Universidade Federal de Juiz de Fora e MBA em Gestão de Negócios pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais- IBMEC, atua na Cidadania Corporativa dos Negócios Agro da Bayer na América Latina. Com 15 anos de experiência na área de Comunicação e Sustentabilidade, atuou por 10 anos nos segmentos de Mineração e Metalurgia. Atualmente é Membro do Comitê de Diálogo com Comunidades da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) e Membro do Grupo de profissionais de Comunicação e Sustentabilidade da Indústria do Vale da Paraíba- SP (GCOMS).

  • Marcela Porto

    Gerente Executiva de Comunicação e Marca da Suzano

    Gerente Executiva de Comunicação e Marca da Suzano, conselheira do Instituto Ecofuturo e membro do Conselho da ABERJE. Em sua trajetória, Marcela atuou por quatro anos na Patri Políticas Públicas, tendo acumulado experiência na gestão de relacionamentos institucionais e de parcerias entre os setores público, privado e terceiro setor. Com mais de dez anos de Suzano, teve sob sua responsabilidade as áreas de Relações Institucionais, Comunicação e Governança Familiar na Suzano Holding, além da superintendência do Instituto Ecofuturo, antes de ingressar na Suzano Papel e Celulose em dezembro de 2016 como Gerente Executiva de Comunicação. Em janeiro de 2019, após a fusão da Suzano Papel e Celulose com a Fibria e consequente criação da Suzano, Marcela tornou-se Gerente Executiva de Comunicação e Marca. Formada em Relações Internacionais pela PUC-SP, Marcela estudou Ciências Sociais na USP e é especialista em Gestão de Sustentabilidade pela FGV-SP e em Comunicação Corporativa pela Aberje-Syracuse University. Participou de programas executivos de finanças e estratégia em Duke, Wharton e Harvard, e é certificada em Family Business Advising pelo Family Firm Institute’s Global Education Network.

  • COMPARTILHE:
INSCREVA-SE

OUTROS EVENTOS