Direitos individuais em tempos de pandemia – Na ordem do dia

< Voltar
Thumbnail_Etica-01

Evento Online

  • Sobre
  • Programação
  • Palestrantes

Sobre

Renato Janine Ribeiro discute Direitos Individuais e Empatia no Aberje Digital.

O filósofo fala sobre ética em tempos de pandemia no programa Na Ordem do dia, da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

Embora o isolamento social seja o meio mais eficaz para o combate à disseminação do coronavirus, muitas pessoas, mesmo neste momento crítico da pandemia, ainda insistem em desrespeitar e desacreditar essa orientação médica e técnica.  Pior, muitos saem às ruas sem a máscara e se recusam a utilizá-la. Isso é falta de empatia? É exercício de um direito individual?

Para debater o assunto, a Aberje convidou o filósofo Renato Janine Ribeiro, professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e membro do Conselheiro Consultivo da Aberje, para apresentar o webinar “Direitos individuais em tempos de pandemia”, que será realizado no dia 01 de junho, das 18h30 às 19h30.

Para Janine, falta entendimento e exercício de empatia: “É preciso olhar com os olhos do outro, perceber como o outro sente determinadas coisas. Essa descoberta de valores diferentes, longe de ser repressiva, é enriquecedora”, adianta.

A Mediação será de Leonardo Müller, Economista e Doutor em Filosofia.

 

* O evento irá acontecer em nossa plataforma digital do Zoom, com inscrição prévia e sem taxa.

**As vagas são limitadas à capacidade da sala online. Programação sujeita à alteração.

Programação

18:30

Abertura

  • Hamilton dos Santos

    Diretor-geral da Aberje

18:40

Direitos individuais em tempos de pandemia - Na ordem do dia

  • Renato Janine Ribeiro

    Professor da faculdade de filosofia, letras e ciências humanas da USP e membro do Conselheiro Consultivo da Aberje

19:10

Bate Papo

  • Mediador: Leonardo Paes Müller

    Economista e doutor em filosofia

19:30

Encerramento

Palestrantes

  • Hamilton dos Santos

    Diretor-Geral da Aberje

    Jornalista, graduado e pós-graduado em Filosofia pela USP, com atualização em Gestão de Negócios pela Stanford Global Business School. Atuou nas redações dos principais veículos do país antes de migrar para a área de RH da Editora Abril, onde trabalhou por 20 anos. Atualmente, é diretor geral da Aberje, membro do Conselho de Administração da Poiésis e um dos líderes do Tem Mais Gente Lendo, projeto que incentiva e estimula a leitura em espaços públicos. É também consultor editorial, autor de Lucio Cardoso – Nem Leviano Nem Grave (Editora Brasiliense), O Perigo da Hora (organizador e tradutor- Editora Scritta) e Enfim, Grávidos (Editora Best Seller).

  • Leonardo Paes Müller

    Economista e doutor em filosofia

    Economista e doutor em filosofia. É pós-doutorando da USP e atua no setor de pesquisas da Aberje.

  • Renato Janine Ribeiro

    Professor da faculdade de filosofia, letras e ciências humanas da USP e membro do Conselheiro Consultivo da Aberje

    Professor de filosofia, cientista político, escritor e colunista brasileiro. Foi ministro da Educação do Brasil, entre abril e setembro de 2015. É Professor-titular da cadeira de Ética e Filosofia política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.