EVENTOS

A COP30 e o desafio de posicionamento legítimo das marcas
SOBRE
No contexto da COP30, as marcas do Agronegócio, e todas as outras correlacionadas a este importantíssimo segmento da economia brasileira, enfrentam o desafio de se comunicar de forma autêntica, demonstrando seu real compromisso com a sustentabilidade. No entanto, como atividades de impacto, a desconfiança da opinião pública sempre paira sobre a veracidade das ações ligadas a ESG. Mas como as marcas estão lidando para combater o greenwashing? Como as áreas de comunicação dessas empresas auxiliam nesses processos? Para promover esse debate, a Aberje, a BHP e a Yara convidam comunicadores interessados em ESG e reputação para um encontro que discutirá este e outros temas relacionados às atividades do Agro. O evento marca também a abertura do calendário de ações rumo à COP30, criando um espaço para alinhar discursos, compartilhar boas práticas e construir uma narrativa transparente que fortaleça a credibilidade do agro no cenário global de mudanças climáticas.
PROGRAMAÇÃO
09h00 Recepção
09h30 Abertura
09h40 A COP30 e o desafio de posicionamento legítimo das marcas
-
Mediação: NÊMORA RECHE
Diretora de Comunicação Corporativa da Syngenta
-
DEISE DALLANORA
Diretora de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Yara Brasil
-
DANIELLE DE PAULA
Principal Assuntos Institucionais e Comunicação da BHP no Brasil
-
GIULIANO RAMOS ALVES
Gerente de Sustentabilidade e Projetos na ABAG
-
12h00 Encerramento
PALESTRANTES
Deise DallaNora
Diretora de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Yara Brasil
Tem formação em Agronomia e Agroecologia, com MBA em Gestão de Negócios pela USP e especializações em Economia Circular pela United Nations System Staff College (UNSSC), e em liderança organizacional pela Harvard Business School. Está na Yara desde 2018, atuando incialmente como diretora de Food Solution Innovation e, a partir de 2024, como diretora de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade. Também é diretora da Associação Brasileira do Agronegócio, a ABAG.”
Danielle de Paula
Principal Assuntos Institucionais e Comunicação da BHP no Brasil
É jornalista e ocupa atualmente a posição de Principal Assuntos Institucionais e Comunicação Brasil na BHP, líder global em mineração, onde atua desde 2022. É especialista em Marketing pela Fundação Dom Cabral e em Comunicação Interna para Relacionamento Estratégico pelo IEC PUC Minas. Possui vasta experiência em gestão reputacional nos segmentos de tecnologia, mineração, siderurgia e florestal, atuando para grandes multinacionais como Gerdau, Suzano e a própria BHP, em processos de fusão e aquisição, gestão de crises organizacionais e reposicionamento de marca.
Giuliano Ramos Alves
Gerente de Sustentabilidade e Projetos na ABAG
Graduado em Direito e em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Giuliano Ramos Alves possui ampla experiência nas áreas de direito, relações governamentais e políticas públicas, com passagens por empresas multinacionais como Monsanto, Bayer e Mondelez, e em escritórios de advocacia, como Koury Lopes e Freitas Leite. Possui cursos de especialização em Relações Institucionais e Governamentais pela Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG), Consult Master e Faculdade Cásper Líbero. Atualmente atua como Gerente de Sustentabilidade na Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG).
Nêmora Reche
Diretora de Comunicação Corporativa da Syngenta
Tem mais de 20 anos de experiência em gestão de reputação, construção de marca e posicionamento corporativo, engajamento de profissionais e gestão da mudança. Atua como Diretora de Comunicação Corporativa da Syngenta para os negócios de Proteção de Cultivos e Sementes no Brasil – maior mercado da empresa no mundo. Juntou-se à Syngenta em 2008 e já ocupou diversas posições no Brasil e na América Latina e na matriz, sediada na Suíça. Formada em Jornalismo e pós-graduada em Planejamento e Gerenciamento Estratégico, iniciou sua carreira corporativa na Philip Morris.