EVENTOS

Ações e expectativas das empresas em relação a COP30
SOBRE
O Núcleo de Pesquisas da Aberje realizou um estudo especial sobre as ações, planos e expectativas das empresas que pretendem se engajar ou já estão se preparando para participar da COP30. A pesquisa procura entender como as empresas estão estruturadas internamente, histórico de participações em outras edições de COPs, ações práticas e expectativas em relação aos resultados das negociações.
A cinco anos de completar a Agenda 2030, vemos que os desafios não arrefeceram. Por esse motivo, a Aberje elegeu para o biênio 2024-2025 o tema “Comunicação para a Transição” como norteador de suas atividades ao longo do período.
Com a realização da COP30 no Brasil, o mundo volta seus olhos para o protagonismo das nações e das empresas no enfrentamento da crise climática. Neste cenário, a comunicação corporativa se torna ainda mais crucial para mobilizar ações efetivas, conectar stakeholders e traduzir compromissos globais em iniciativas práticas e locais.
Em 2025, o tema do ano da Aberje incentiva as empresas a tratarem assuntos emergenciais de forma responsável, acessível e transparente.
PROGRAMAÇÃO
09h00 Recepção
09h30 Apresentação da Pesquisa: Comunicação e engajamento empresarial na COP30
10h00 Debate
11h30 Encerramento
PALESTRANTES
Carlos Ramello
Responsável pelo Núcleo de Pesquisas da Aberje
Administrador e Pós-Graduado em Gestão Empresarial pela Escola Superior de Engenharia e Gestão (ESEG), MBA em Gestão de Empresas (STC – Executivo) pela fundação Dom Cabral/Kellogg School. Atua no Núcleo e Pesquisas da Aberje, responsável pelo Painel Profissional, plataforma de gestão e desenvolvimento de carreiras.
Fabio Toreta
Chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, especialista em comunicação estratégica, sustentabilidade e ESG
Com 25 anos de experiência nos setores público, privado e terceiro setor – sendo 8 anos dedicados ao setor público –, é economista pela FAAP e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Já liderou projetos de impacto socioambiental como Senior Advisor do NatureHub Brasil (2024), Superintendente de Comunicação na Sabesp (2019-2023) e Diretor do Grupo O Povo (2016-2019). Também integrou conselhos da ABERJE, IAB Brasil, ABA e CENP.
Grazielle Parenti
Vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da Syngenta e Head Global de Alianças da Cadeia de Valor do Syngenta Group
Possui 30 anos de experiência e alta representatividade na Indústria de Alimentos e do Agronegócio, com passagens pela BRF, Diageo e Mondelez. Desde julho de 2022, atua como Vicepresidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da Syngenta. A executiva também ocupa atualmente a posição de Vice-presidente da ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio) e participa de
conselhos de administração de instituições privadas e do terceiro setor.
Na Syngenta, à frente da evolução da agenda ESG da empresa, é responsável pelas áreas de Relações Institucionais e Governamentais, Sustentabilidade e Comunicação Corporativa. Com sua vasta experiência em Sustentabilidade, Grazielle tem apostado no diálogo e no engajamento com diversos
atores do agronegócio para mover agendas que nos beneficie como uma sociedade próspera e consciente. Em outubro de 2024, foi apontada também como Head Global de Alianças da Cadeia de Valor do Syngenta Group.
Grazielle também foi Vice-presidente Global de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BRF e ocupava, ainda, a posição de Presidente do Conselho da ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), bem como de Presidente do Instituto BRF e Conselheira no Conselho Consultivo de Comércio
Exterior do Ministério da Economia. É formada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), possui MBA com ênfase em Marketing na FIA/USP e pós-graduação em Políticas Públicas, também pela FGV. Liderou o grupo do Agronegócio do Conselho Empresarial dos BRICS e foi a presidente do capítulo brasileiro do Women Business Alliance dos BRICS.Hamilton dos Santos
Diretor-Executivo da Aberje
Jornalista, mestre e doutorando em Filosofia pela USP, com atualização em Gestão de Negócios pela Stanford Global Business School. Atuou em redações de grandes veículos do país e no RH da Editora Abril, onde atuou por 20 anos. Hoje é Diretor-Executivo da Aberje, membro do board da Global Alliance for PR and Communication Management e Country Chair da Page para o Brasil. É membro do Conselho de Administração da Poiésis e um dos líderes do movimento Tem Mais Gente Lendo.
Isabela Morbach
Presidente do Instituto Bem da Amazônia, sócia da área de descarbonização em COSRO advogados e Diretora da CCS Brasil
É bacharel em Direito pela UFPA. É especialista em Direito Econômico pela FGV/SP, possui Mestrado em Direito Financeiro e Doutorado em Planejamento Energético, ambos pela Universidade de São Paulo. Em 2019, foi pesquisadora visitante no Centre for Environmental Policy do Imperial College London. É sócia do escritório de advocacia Costa Rodrigues Advogados, com foco em regulação e políticas para transição energética, descarbonização da economia, mercados de carbono e outros incentivos para descarbonização. Também é Diretora do CCS Brasil, uma organização que promove a implementação de projetos de captura e armazenamento geológico de carbono no Brasil.”
Mônica Alvarez
Gerente de Comunicação Corporativa na Alubar Global Management e diretora do capítulo Aberje Amazônia
Relações Públicas com ampla experiência em comunicação empresarial no setor industrial de alumínio, celulose e energia. É especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC) e em Comunicação Corporativa pela Universidade Estácio de Sá. Desenvolveu no período de 2008 a 2012 trabalho voluntário na Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seção Pará e participou do triênio 2016/2019 do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas. Atualmente é aluna do curso de pós-graduação ESG, Liderança e Inovação pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), mentora do Programa Elas na Indústria da FIESP e atua como Gerente de Comunicação Corporativa na Alubar Global Management, em São Paulo. Atua como voluntária no Grupo de Apoio a Adoção – AME.