EVENTOS

Thumb-Lab-de-Sustentabilidade

A importância dos ratings, rankings e índices de ESG para a reputação das empresas

gratuitoterça, 17/09/202409:00 às 12:00Auditório Aberje R. Amália de Noronha, 151 - 6º andar - Pinheiros - São Paulo - São PauloINSCRIÇÕES ENCERRADAS

SOBRE

As agências de análise de dados ESG são fontes especializadas e independentes de informação para medir o desempenho de empresas e contribuem cada vez mais para a tomada de decisão e percepção sobre uma marca. Como uma comunicação assertiva, estratégica e proativa apoia empresas a se antecipar a demandas, criar oportunidades e mitigar riscos reputacionais associados ao desempenho nesses rankings. Neste Lab de Comunicação para Sustentabilidade, vamos debater como este trabalho é feito.

PROGRAMAÇÃO

  • 09h00
    Recepção
  • 09h30
    Abertura
  • 09h40
    A importância dos ratings, rankings e índices de ESG para a reputação das empresas
    • Mediadora: Maria Tereza Gomes

      Fundadora e CEO da Jabuticaba Conteúdo

    • Fernando Rodrigues da Silva

      Gerente de Estratégia ESG da Vivo

    • Carime Kanbour

      Gerente de Comunicação, Reputação e Relações Institucionais da Klabin

    • Sergio Gonçalves Freire

      Gerente Executivo de Relacionamento com a Imprensa, Comunicação Interna e Reputação da Marca do Banco do Brasil

  • 12h00
    Encerramento

PALESTRANTES

  • Fernando Rodrigues da Silva

    Gerente de Estratégia ESG da Vivo

    Engenheiro ambiental, com MBA em estratégia empresarial e experiência consolidada em Sustentabilidade/ESG e Governança, Riscos e Compliance (GRC). Possui mais 12 anos de atuação em projetos de gestão, consultoria, auditoria e asseguração nas indústrias de telecomunicações e tecnologia, infraestrutura , automotivo, papel e celulose, mineração, siderurgia, cimentos, energia,  life Science e health care. Atualmente é responsável pelas frentes de estratégia, governança e reportes de Sustentabilidade/ESG da Vivo (Telefônica Brasil) aos seus múltiplos stakeholders, alinhado ao propósito da Vivo de “Digitalizar para Aproximar” de forma cada mais sustentável.

  • CARIME KANBOUR

    GERENTE DE COMUNICAÇÃO, REPUTAÇÃO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS DA KLABIN

    É graduada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, com especialização em Sócio-Psicologia pela FESP-SP. Cursa Psicanálise na Sociedade Paulista de Psicanálise e é diretora-fundadora da ONG Ciranda para o Amanhã. Atua em Comunicação Corporativa há mais de 20 anos, com foco em posicionamento de marca, construção de cultura empresarial e desenvolvimento socioambiental em empresas de grande porte. Desde 2012 é Gerente de Comunicação, Reputação e Relações Institucionais da Klabin.

  • Maria Tereza Gomes

    Fundadora e CEO da Jabuticaba Conteúdo

    É jornalista, mestre em administração de empresas (FEA-USP), empreendedora, professora em cursos de MBAs e autora de dois livros: O Guia dos MBAs (Campus, 2000) e O Chamado – Você é o herói do próprio destino (Atlas, 2016). Este último é resultado de sua pesquisa de mestrado, sobre carreiras de presidentes de empresa. Maria Tereza exerceu cargos de liderança no Grupo Abril, onde trabalhou por 18 anos como repórter da revista Exame, diretora de redação da revista VOCÊ S/A e do Guia EXAME-VOCÊ S/A – As Melhores Empresas para Você Trabalhar. Na mesma empresa, foi diretora de produção e programação do canal por assinatura IdealTV. É professora das disciplinas de carreiras, motivação, narrativas e gestão de mudanças em cursos de MBA. É sócia-diretora da Jabuticaba Conteúdo, produtora de conteúdo para comunicação e treinamento corporativo.

  • Sergio Gonçalves Freire

    Gerente Executivo de Relacionamento com a Imprensa, Comunicação Interna e Reputação da Marca do Banco do Brasil

    Tem 23 anos de experiência em comunicação no conglomerado Banco do Brasil. Nesse período, exerceu cargos de gestão nas áreas de assessoria de imprensa, comunicação interna, risco de reputação e relações públicas. Ficou responsável por diversos temas que posicionaram a empresa com destaque na imprensa, na sociedade e perante os funcionários e clientes. Também exerceu atribuições de marketing no plano de saúde dos funcionários do Banco do Brasil (Cassi), onde geriu campanhas de publicidade e de orientação em saúde, pesquisas de satisfação e de posicionamento da marca. Como gestor da Assessoria de Imprensa do Banco do Brasil, as equipes que liderou conquistaram, por nove anos consecutivos (2015-2023), o prêmio “Empresas que melhor se comunicam com jornalistas”, um dos principais reconhecimentos do setor, em que são entrevistados mais de 25 mil jornalistas de todo o país.

  • COMPARTILHE:
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

OUTROS EVENTOS