Sustentabilidade: discursos e práticas

O que as empresas brasileiras estão fazendo para adequar seus produtos e serviços a consumidores e investidores cada vez mais conscientes

Revista CE Comunicação Empresarial 104 - Ano 28 - 2019

A edição 104 da Revista CE Comunicação Empresarial traz o dossiê Sustentabilidade: práticas e discursos. Desta vez a revista aborda ações das empresas para adequar seus serviços a um mercado cada vez mais conscientizado.

A seção Think Thank traz artigos escritos por profissionais do mercado sobre a importância da sustentabilidade. Na sessão de ativismo corporativo é possível ler sobre nova sustentabilidade, além de uma entrevista com Alexis Wichowski sobre sustentabilidade em relação às fake news.  A revista apresenta também uma seção sobre a importância da inclusão de diversos grupos e uma seção que exalta a transparência. Além disso, traz um especial sobre o agronegócio brasileiro e sua história.

Carta ao leitor

Vivemos a era do engajamento. Se até pouco tempo atrás a função
de uma empresa era apenas gerar dividendos para seus acionistas,
esse cenário vem se transformando com rapidez nos últimos anos.
Em meio à efervescência das redes sociais e da vigilância sobre o
comportamento ético das companhias e seus executivos,
alcançar o sucesso no mundo dos negócios tem exigido mais do que
produtos e serviços inovadores. Nos dias de hoje, é imperativo
que as corporações invistam também em programas de ESG
(Environmental, Social, Governance), que se posicionem de forma
clara sobre os temas mais relevantes e, sobretudo, que tenham um
propósito bem definido e alinhado ao negócio.

Os compromissos relacionados à sustentabilidade parecem entrar
em uma fase inédita. Trata-se de um divisor de águas entre os
negócios do passado e o capitalismo do futuro – e quem não se
adequar à nova realidade fatalmente ficará para trás. Esta edição
da revista COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL vai fundo no tema, com
reportagens especiais e artigos que abordam a sustentabilidade
sob diferentes pontos de vista, mas embasadas por dados exclusivos
obtidos a partir da pesquisa “Sustentabilidade e Responsabilidade
Social no Brasil: Discursos e Práticas”, recém-lançada pela Aberje.

Outro destaque desta edição é o especial O agro (ainda) não é
pop, também apoiado em dados inéditos revelados pela pesquisa “A
comunicação do agronegócio no Brasil”, que mapeou a estrutura de
comunicação das principais empresas do setor no país e servirá de
base para as ações da Associação no sentido de apoiar o agronegócio
em uma comunicação mais efetiva.

As duas pesquisas, idealizadas e executadas internamente pela
Aberje, contribuem para o aprofundamento das discussões em
torno da comunicação corporativa e reforçam o crescimento
dessa área cada vez mais importante dentro da Aberje. Novas
pesquisas já estão em andamento e certamente ajudarão a embasar
as estratégias de comunicação das organizações de olho nos
consumidores do futuro, ainda mais engajados e preocupados com a
sustentabilidade dos negócios.
Paulo Nassar e Hamilton dos Santos

Sumário

THINK THANK

  • O papel das empresas na agenda 2030 (Carlo Pereira)
  • Sustentabilidade e o pensamento estratégico (Jorge Soto)
  • Imperativo de negócio (Fernão Silveira)   
  • McHistórias ou como inspirar pelo exemplo (Leonardo Lima e Rozália del Gáudio)
  • Quando diversidade é questão de sobrevivência (Luciana Coen)    
  • A comunicação da sustentabilidade empresarial (Rodrigo Tavares)
  • Bem-vindo à guerra do propósito (Björn Edlund)

 

 

ATIVISMO CORPORATIVO

A nova sustentabilidade: temas como propósito, diversidade, inclusão e responsabilidade social entram na pauta das empresas brasileiras

Sustentabilidade contra as fake news,entrevista com Alexis Wichowski

 

INCLUSÃO

A vez da diversidade: a inclusão de grupos diversos está se tornando um diferencial competitivo de empresas longevas

 

TRANSPARÊNCIA

P de propósito: cada vez mais crítico, o consumidor cobra publicamente uma postura transparente e genuína das marcas e de seus líderes

 

ESTANTE

Seis livros para um futuro sustentável. Especialistas indicam obras essenciais para refletir sobre o tema

 

ESPECIAL

O agro (ainda) não é pop: O agronegócio brasileiro se tornou uma potência global, mas se esqueceu de contar sua história

Publicado em: Revista CE Comunicação Empresarial 104 - Ano 28 - 2019
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