Dossiê Saúde Mental

Em tempos de burnout, empresas investem na informação para promover o bem-estar dos funcionários e como nova estratégia de negócios

Revista CE Comunicação Empresarial 109 - 2022 - Ano 31

Para todos os detalhes da CE 109 clique aqui.

Em tempos de burnout, empresas investem na informação para promover o bem-estar dos funcionários e como nova estratégia de negócios.

A tradicional publicação da Aberje, que em 2021 completou 30 anos, traz um dossiê sobre a comunicação corporativa e saúde mental.

matéria de capa da edição aborda o papel da Comunicação das organizações na promoção da saúde mental. O dossiê desta edição da revista CE lança um olhar meticuloso a respeito do assunto ao ouvir especialistas e associados sobre o que tem sido feito no campo da comunicação empresarial e quais serão os próximos passos rumo a uma rotina de trabalho mais proveitosa para todos os envolvidos.

O que antes era visto apenas como um sintoma particular de exaustão emocional e baixo senso de realização passou a ser também responsabilidade direta das empresas. A matéria Bem-Estar é Governança aborda bem esse assunto. Já a matéria Comunicação Consciente ressalta que o diálogo entre colaboradores e empresa, escuta ativa e autoconhecimento são fatores essenciais para a manutenção da saúde e o bom desempenho dos profissionais.

A revista também traz seu tradicional especial do Prêmio Aberje, mostrando em detalhes os cases vencedores e um ensaio fotográfico com os comunicadores laureados na 47ª edição da premiação.

Uma novidade da revista é a estreia da seção Think Tank no formato podcast. A seção de artigos deu lugar a uma conversa entre profissionais de diferentes setores do mercado, abordando assuntos como ESG, conteúdo proprietário, slow content, liderança, reputação, ética e comunicação interna. A apresentação do programa é de Edward Pimenta, curador da Revista CE e diretor de Branded Content na Editora Globo. Os episódios – sete ao todo – estão disponíveis no site da revista CE, no Spotify e nos principais tocadores.

CARTA AO LEITOR

No último ano e meio, a pandemia tornou ainda mais urgente o debate sobre saúde mental nas empresas. O burnout ganhou especial evidência diante do aumento no número de casos no país e no mundo. A partir de 1º de janeiro de 2022, a Síndrome de Burnout entrou na nova classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS) como CID 11 e tornou-se uma doença ocupacional, caracterizada oficialmente como “estresse crônico de trabalho que não foi administrado com sucesso”.

Além do burnout, outros debates ganham corpo já há algum tempo nas corporações: pauta ESG; denúncias de assédio moral e sexual no trabalho; questões de diversidade, inclusão e acolhimento de novos colaboradores; propósito corporativo e felicidade no trabalho; marca empregadora; e, mais recentemente, o debate sobre trabalho virtual e trabalho presencial. Todos esses temas conversam diretamente com o tema da saúde mental nas empresas.

Nesse contexto, qual é o papel da Comunicação das organizações na promoção da saúde mental? É hora de pensar sobre o tema não apenas como medida paliativa, mas como estratégia de negócio. A Comunicação precisa assumir a dianteira da causa, com posicionamento, ações sólidas e relacionamento com os funcionários, principalmente, mas também com outros públicos.

Este é um caminho fundamental para que as empresas se mantenham socialmente relevantes e que também causa impacto na lucratividade e na sustentabilidade das organizações. O dossiê desta edição da revista CE lança um olhar meticuloso a respeito do assunto ao ouvir especialistas e associados sobre o que tem sido feito no campo da comunicação empresarial e quais serão os próximos passos rumo a uma rotina de trabalho mais proveitosa para todos os envolvidos.

A revista também traz seu tradicional especial do Prêmio Aberje, mostrando em detalhes os 18 cases vencedores. Além disso, há um esmerado ensaio fotográfico com os comunicadores laureados na 47ª edição da premiação. Outra novidade, esta para os ouvidos, é a estreia da seção Think Tank no formato podcast. Os programas – sete ao todo – começaram a ser disponibilizados desde a última semana de abril no site da revista CE e nos principais tocadores. O resultado foram prazerosas conversas com muita informação e reflexão. Boa escuta e boa leitura!

 

SUMÁRIO

Think Tank

  • ESG precisa ser levado a sério (Priscilla Cortezze e Gil Maranhão Neto)
  • Conteúdo proprietário feito sob medida (Betina Roxo e Lucas Reis)
  • O tempo do slow content (Adolfo Corujo e Luciana Coen)
  • O líder e o novo mundo do trabalho (Renata Petrocelli Bezerra Paes e Mariana Scalzo)
  • Relação de Confiança (Patrícia Marins e Raul Santahelena)
  • Para além do capital ético (Ágatha Camargo Paraventi e Malu Weber)
  • Contatos mais humanos (Gabriel Kessler e Regina Maia)

Dossiê Comunicação e saúde mental

  • O poder da palavra
  • Bem-estar é governança
  • Comunicação Consciente

Mais

  • Estante
  • Especial Prêmio Aberje
Publicado em: Revista CE Comunicação Empresarial 109 - 2022 - Ano 31
Twitter e-Mail Facebook Whatsapp Linkedin