30 de novembro de 2020

Conheça os Comunicadores do Ano 2020; vote e participe do Prêmio Aberje!

Os 10 Comunicadores do Ano já estão laureados com o troféu, agora eles concorrem à votação popular, que irá escolher, entre os dez, o Comunicador do Ano pela Audiência Aberje

Todo ano, o Prêmio Aberje, em paralelo ao seu módulo competitivo, elege os Comunicadores do Ano, uma homenagem concedida a dez profissionais que mais se destacaram no exercício de suas funções dentro e fora das organizações a que pertencem.

Os nomes são selecionados a partir de recomendações e indicações dos membros do Conselho Deliberativo e Consultivo da entidade e de sua gerência de Desenvolvimento Associativo. Em seguida, as indicações são analisadas, sintetizadas e validadas pela Direção da Aberje, que se baseia ainda em um rigoroso levantamento de dados profissionais feito pelo seu Centro de Memória e Referência.

Os dez eleitos já estão laureados com o troféu. Agora eles concorrem à votação popular, que irá escolher, entre os dez, o Comunicador do Ano pela Audiência Aberje. O nome do comunicador mais votado será revelado durante a cerimônia virtual, que acontece no dia 14 de dezembro, das 17h às 19h, e será aberta, transmitida no canal do Youtube da Aberje.

No mesmo dia, também serão conhecidos os seguintes destaques: Trajetórias do Ano, Educador do Ano, Mídias do Ano e Prêmios Especiais. Além, é claro, dos vencedores nacionais de cada uma das 16 categorias que compõem o módulo competitivo do 46º Prêmio Aberje.

Atenção: só é possível computar um voto por IP. Caso o IP do roteador de internet já tenha sido utilizado, outros dispositivos não poderão realizar o voto utilizando a mesma conexão. Neste caso, sugerimos acessar a enquete por outra rede de internet (por exemplo, usar o 4G do celular).

Perfil dos Comunicadores do Ano 2020

Carime Kanbour – Gerente de Comunicação, Marca e Relações Institucionais da Klabin

Carime Kanbour é graduada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, com especialização em Sócio-Psicologia pela FESP-SP. Cursa Psicanálise no Centro de Estudos Psicanalíticos e é diretora-fundadora da ONG Ciranda para o Amanhã. Atua em Comunicação Corporativa há 18 anos, com foco em posicionamento de marca, construção de cultura empresarial e desenvolvimento socioambiental em empresas de grande porte. Desde 2012 é Gerente de Comunicação, Marca e Relações Institucionais na Klabin.

Cristiane Santos – Diretora de Comunicação e Assuntos Corporativos da Pfizer

Possui mais de 25 anos de experiência profissional. Em 2001, ingressou na Pharmacia, empresa adquirida pela Pfizer em 2003. Em 2006, foi promovida a posição de Gerente de Comunicação, liderando a Comunicação Interna, Externa e Institucional, além de Responsabilidade Social. Em 2009, foi promovida a Gerente Sênior da área, passando a liderar as iniciativas dá Área Digital e de Patient Advocacy. Em 2018, Cristiane foi promovida a Diretora de Comunicação e Assuntos Corporativos da Pfizer, responsável pelas iniciativas da companhia em Relações Públicas, Relações Governamentais, Relações com a Mídia, Comunicação Interna, Responsabilidade Corporativa, Imagem Corporativa, Comunicação Digital e Relações com Pacientes. Ao longo de sua trajetória, Cristiane liderou inúmeras campanhas de awaneress que ajudaram a melhorar o conhecimento de doenças que impactam a vida de milhões de brasileiros. Cristiane também tem ampla experiência em fusões e aquisições, gestão de crise, relacionamento governamental e gestão de cultura organizacional. Também lidera uma das frentes de Diversidade & Inclusão da Pfizer para o Brasil e América Latina e atua como professora convidada do Curso de Corporate Affairs da Fundação Getúlio Vargas. Segunda colocada no prêmio Troféu Mulher Imprensa de 2020, na categoria Comunicação Corporativa, e finalista do prêmio Mega Top Executivos de Comunicação, Cristiane recebeu inúmeros reconhecimentos pelas iniciativas conduzidas na Pfizer – Prêmio Aberje, PR Week, entre outros. Formada em jornalismo pela Universidade FIAM, pós-graduada em Gestão Estratégica em Relações Públicas e Comunicação na Universidade de São Paulo (USP) e com especialização em Comunicação pela Syracuse University School of Public Relations NY e Aberje.

Daniel Ramos – Diretor de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da CMPC

Daniel Ramos é um inquieto por natureza. Legítimo millennial, nos últimos dez anos acumulou experiência como relações institucionais, comunicação e sustentabilidade, atuando com os mais diferentes stakeholders, como comunidades, poder público, imprensa, ONGs, instituições representativas e lideranças. Ao longo da sua trajetória, já trabalhou nos segmentos de petróleo e gás, siderurgia e mineração – oportunidade em que liderou equipes em quatro estados brasileiros e em Moçambique, na África. Atualmente é Diretor de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da CMPC, empresa da nova bioeconomia, uma das maiores produtoras de celulose do mundo. Dentre seus desafios, lidera iniciativas de comunicação e cria oportunidades de geração de valor compartilhado, um verdadeiro intraempreendedor. Com propósito forte, e sempre orientado por estratégias que tragam resultados para a reputação da companhia e estreitem laços com seus públicos, vem atuando como um ativista corporativo na representação da CMPC no país. Comunicador e inovador, Daniel acredita que os resultados de brand equity somente são obtidos quando o propósito da organização se torna também o propósito das pessoas.

Fernão Silveira – Diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Fiat Chrysler Automóveis (FCA) para a América Latina

O jornalista Fernão Silveira é diretor de Comunicação e Sustentabilidade da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina, reportando diretamente ao presidente Antonio Filosa. Com 20 anos de atuação na área de Comunicação, respondia pela Diretoria de Comunicação da Ford para a América do Sul antes de se juntar ao time da FCA, em setembro de 2018. Antes de atuar no setor automotivo, Fernão Silveira foi gestor de Comunicação Corporativa nas consultorias de RH CASE Consulting e Thomas Case & Associados, na Catho Online e na Dow Química, empresa na qual desenvolveu e gerenciou projetos regionais e globais, estando baseado por quatro anos e meio na sede global da companhia, em Michigan (EUA). Lá atuou como gerente global de Comunicação da Dow Olympic & Sports Solutions, sendo responsável pelas estratégias globais de Comunicação da empresa durante três edições dos Jogos Olímpicos (2012, 2014 e 2016), além de dirigir a comunicação global da plataforma de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento e das iniciativas de educação STEM (voltada às Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Gustavo Ramos – Head de Cultura, Comunicação Interna e Employer Branding do iFood

Luiz Gustavo Ramos – Head de People Experience no iFood, é responsável pela Comunicação Interna, Cultura, Diversidade e Employer Branding na empresa. Gustavo é formado em Comunicação pela UFF, com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC e Marketing pela ESPM. Tem mais de 15 anos de experiência na área, em empresas de diferentes setores.

Juliana Lopes – Diretora de Sustentabilidade, Comunicação e Compliance da Amaggi

Natural do Rio de Janeiro (RJ), Juliana de Lavor Lopes atualmente responde pela Diretoria de Sustentabilidade, Comunicação e Compliance da AMAGGI. Também é a executiva da Fundação André e Lucia Maggi, instituição responsável pelo Investimento Social Privado da companhia. Juliana ingressou na AMAGGI em janeiro de 2006, no cargo de Coordenadora de Desenvolvimento Social. Em 2009, foi promovida para o cargo de Gerência. Em 2013, assumiu a recém-criada Diretoria de Sustentabilidade da AMAGGI, uma prova do compromisso da companhia com o desenvolvimento sustentável e também da confiança no trabalho realizado por Juliana. Em 2016 passou a responder também pela área de Comunicação Corporativa da AMAGGI. No final de 2017, assumiu também a recém-criada Diretoria de Compliance. Juliana Lopes possui formação em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá, MBE (Master Business Economics) em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela UFRJ, MBA em Comunicação Corporativa pela UNESA/RJ, extensão em Liderança da Sustentabilidade pela Universidade de Berkeley, na Califórnia, e extensão em Liderança e Aprendizagem para Sustentabilidade, pela Society for Organizational Learning, fundada por Peter Senge. Sua equipe foi responsável por algumas das mais importantes conquistas da companhia, como a certificação da Round Table on Responsible Soy (RTRS), organização da qual hoje é Vice-presidente, e o reconhecimento do Forest Footprint Disclosure (FFD). Juliana também representou a AMAGGI em todo o processo de elaboração dos Princípios Empresariais para Alimentos e Agricultura no Pacto Global da ONU e atualmente é coordenadora do Grupo de Trabalho de Alimentos e Agricultura na Rede Brasileira do Pacto Global.

Juliana Calsa – Diretora de Comunicação Corporativa da BRK Ambiental

Juliana Calsa é jornalista, tem especialização em Comunicação com o mercado pela ESPM e cursou o MBA em Comunicação Corporativa da Aberje. Atuou como repórter e migrou para a comunicação empresarial há quase 15 anos, com larga experiência em gestão de crise e transformação cultural.  Nos últimos anos tem trabalhado com temas relacionados a sustentabilidade, água e saneamento. É Diretora de Comunicação da BRK Ambiental, maior empresa privada de saneamento do Brasil.

Michel Blanco – Head de comunicação corporativa da Natura

Michel Blanco é graduado e mestre em Relações Internacionais pela PUC-SP. Iniciou a carreira em jornalismo na redação do Último Segundo (iG), passando por Folha S.Paulo e Reuters, onde cobriu negócios e macroeconomia. Atuou na agência Máquina da Notícia (hoje BCW), foi chefe de comunicação da Funai (2005-2007) e gerente editorial do Yahoo! Brasil, antes de ingressar na Natura, em 2014, como gerente de Relações com a Mídia. Desde agosto de 2020, é head de Reputação e Comunicação Corporativa da Natura &Co América Latina.

Pedro Torres – Head global de comunicação corporativa e marca institucional da Gerdau

Pedro Torres ocupa a posição de Líder Global de Comunicação e Marca Corporativa da Gerdau, responsável pelos processos de comunicação da empresa nos 10 países de atuação da maior empresa produtora de aço do Brasil. Com ampla experiência na área de comunicação corporativa de empresas de grande porte, Pedro iniciou a carreira em agências de comunicação, passando depois por Sadia (atual BRF) e pelas áreas de comunicação e relações institucionais de Fibria Celulose e Suzano. Na Fibria, liderou a implementação de projetos como o Nossa casa tem Fibria, A Floresta sob um Novo Prisma e Histórias de valor Fibria, que foram premiados nacionalmente pelo Prêmio Aberje e chegaram à final do Prêmio Fundacom, iniciativa que promove a comunicação no mundo que fala português e espanhol. Jornalista por formação, tem especialização em Gestão Sustentável pela Fundação Dom Cabral, em Relações Governamentais pelo Insper e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas.

Rafael Oliveira – Gerente de Comunicação e Marketing da Unimed-Rio

Rafael Oliveira é jornalista formado pela FACHA, mestre em Gestão da Economia Criativa pela ESPM-Rio, com MBA em Comunicação Corporativa pela ESPM-Rio e pós-graduação em Gestão de Saúde pela Universidade Gama Filho. Com 18 anos de experiência, é gerente de Comunicação e Marketing da Unimed-Rio e professor de cursos de pós-graduação em disciplinas de comunicação, marketing, design e inovação.

Vote aqui:

  • COMPARTILHAR:

COMENTÁRIOS:

66 comentários em “Conheça os Comunicadores do Ano 2020; vote e participe do Prêmio Aberje!”

  1. Juliana Lopes voce representa o agronegócios Sustentavel do Brasil, sua inteligência seu trabalho dignificam as mulheres do Basil….

  2. Conheço o Pedro Torres a vários anos e tive o privilégio de trabalhar com ele. Um excelente profissional da comunicação e um ser humano incrível

  3. Meu voto é de Fernão Silveira pelo excelente trabalho a frende da Fiat elevando a marca entre as campeãs de venda do setor automobilístico!

  4. meu voto é de Fernão Silveira pelo excelente trabalho junto a Fiat Chrysler automóveis elevando a marca entre as campeãs de venda do ramo automobilístico!

  5. Com o cenário corporativo mudando diariamente , é reconfortante saber que trabalho em uma empresa onde, existem pessoas preparadas para tomar decisões assertivas.

  6. A Cristiane Santos é profissional de destaque neste ano em que a saúde e seus agentes tiveram muito trabalho e empenho. Ela merece o prêmio de Comunicadora do Ano!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *