“Comunicadores devem fazer parte dos Conselhos de Administração”, afirma Paulo Nassar em evento sobre governança
Em meio a um ambiente social e de negócios atribulado, exige-se cada vez mais das empresas uma conduta transparente e ética. É nesse contexto que o interesse pelo tema da governança corporativa tem crescido.
No dia 8 de maio, aconteceu o Encontro de Conselheiros 2017, organizado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Neste ano, o evento chegou a sua 5ª edição. Os especialistas convidados debateram sobre competências, vieses comportamentais, seleção dos conselheiros, processos dos conselhos e sua composição, buscando o entendimento de como estes fatores podem contribuir para a efetividade dos conselhos de administração.
Paulo Nassar, professor livre-docente da ECA-USP e diretor-presidente da Aberje, participou da mesa “Desvendando a dinâmica do conselho”. Discutiu-se como a comunicação efetiva, uma dinâmica eficiente e a consciência dos vieses comportamentais podem agregar ao processo decisório de seu conselho. Em sua palestra, Nassar defendeu que os conselhos precisam procurar consenso nas metanarrativas da instituição, no tripé legalidade, legitimidade e competência. Para isso, concluiu que “os comunicadores deveriam fazer parte dos Conselhos de Administração. São eles que profissionalmente fazem a gestão do simbólico das organizações”.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Em entrevista a CNN, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil fala sobre comunicação e sustentabilidade
- EMIS é nova associada da Aberje
- Lab de Comunicação para a Sustentabilidade discute oportunidades e desafios para ações sociais
- Seminário da USP debate opinião, política e democracia na atualidade
- Aberje recebe lançamento do livro “Diálogos com o futuro” da Rede Educare, com patrocínio da Bayer
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Fala na abertura do Seminário Opinião Pública, Política e DemocraciaRegina Macedo Narrativas femininas: amplitude e diversidade na comunicaçãoPatricia Santana de Oliveira Qual retorno do investimento em PR?Marcos Santos Esporte como Plataforma de MarcaCarlos Parente Na vida e no mundo corporativo, não há texto sem contexto