CONFIRMADO! – Programa Avançado em Comunicação para a Sustentabilidade 2021 – ONLINE

Programa ONLINE de longa duração (80 horas), destinado a profissionais que trabalham com a sustentabilidade em suas organizações e sua comunicação. As aulas, ministradas por especialistas no tema, trazem reflexões, exemplos práticos do mercado e técnicas de comunicação para a sustentabilidade, incluindo a produção de relatórios. Clicando em cada módulo, você encontrará o conteúdo e o professor de cada aula. Você também poderá adquirir o programa completo ou somente o módulo específico.

 

 

 

 

Programação 2021:

Módulo 1 – Integrando sustentabilidade à estratégia empresarial (16 horas) – Datas: 28 e 30 de abril, 5, 12, 14, 19, 26 e 28 de maio de 2021 – 8h30 às 10h30 – ONLINE

Módulo 2 – Ampliando diálogos sobre a sustentabilidade e como acelerar negócios de impacto social (16 horas) – Datas: 9, 16, 18, 23, 30 de junho e 2, 7 e 14 de julho de 2021 – 8h30 às 10h30 – ONLINE

Módulo 3 – Sustentabilidade aplicada aos negócios: mapeando riscos e oportunidades (16 horas) – Datas: 16, 21, 23, 28, 30 de julho e 4, 6 e 11 de agosto – 8h30 às 10h30 – ONLINE

Módulo 4 – Governança e finanças sustentáveis (16 horas) – Datas: 13, 18, 20, 25, 27 de agosto e 1, 3 e 8 de setembro de 2021 – 8h30 às 10h30 – ONLINE

Módulo 5 – Indicadores e índices de sustentabilidade (16 horas) – Datas: 10, 15, 17, 22, 24, 29 de setembro e 1 e 8 de outubro de 2021 – 8h30 às 10h30 – ONLINE

Todos os módulos

  • Horário e local
  • Investimentos
  • Instrutores
  • Giovana Barbosa de Souza

    Mestre em Direitos Humanos e Democratização pelo Centro de Direitos Humanos da Universidade de Padova, na Itália. Especialista em Educação Infantil, Relações Públicas de graduação, Coordena projetos voltados à infância, arte e natureza. Coordenadora de projetos e docente na UMAPAZ – Universidade Aberta de Cultura de Paz e Meio Ambiente, consultora de projetos voltados à Infância, Sustentabilidade e Direitos Humanos.

  • Mariana Spignardi

    Formada em Liderança para a Sustentabilidade na Universidade de Harvard, Gestão Responsável para a Sustentabilidade na Fundação Dom Cabral e especialista em Conforto Ambiental e Conservação de Energia pela USP, é Mestre pela Architectural Association School of Architecture e Urbanista pela PUC Campinas. Com foco em Cidades Sustentáveis, atua implementando estratégias de sustentabilidade em projetos de grande escala, bairros e empreendimentos olímpicos. Com vivência e atuação internacional, atua também na implementação de inovação e estratégias de sustentabilidade em comunidades, empresas e organizações.

  • Natália de Campos Tamura

    Doutora em Ciências da Comunicação pela USP, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, Especialista em Gestão da Comunicação e Bacharel em Relações Públicas. Atuou em Comunicação Corporativa na Indústria Farmacêutica Schering Plough / Mantecorp e Sustentabilidade com foco em projetos de desenvolvimento do entorno nas empresas Unimed e Porto Seguro. Leciona Responsabilidade Social Corporativa no MBA da Aberje e é docente do curso de Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero. Também representa a Aberje na Comissão de Comunicação e Engajamento do Pacto Global, da ONU.

  • Danilo Gurdos

    Formado em Gestão Ambiental na USP, com MBA em Administração de Empresas pela FGV e especialização em empreendedorismo social pela Artemisia. Cursa a segunda graduação em Marketing na USP. Trabalhou por 5 anos na Porto Seguro nas áreas de Sustentabilidade e Inovação, com design de serviços. Empreendedor na área de Storytelling sendo o sócio fundador da Presentes em Palavras, empresa em processo de aceleração pela Startup Farm. É consultor em Sustentabilidade aplicada aos negócios, sendo o sócio fundador da Horizonte B.

  • Patricia Galante de Sá

    Comunicóloga/RP, especialista em Sustentabilidade, Reputação Corporativa e Branding, atuou como Diretora de Marketing/Comunicação da TAM, Caesar Park e Sheraton, Gerente de Marca na Thymus Branding trabalhando com Natura e Disney, e treinamentos para HSBC, Henkel, WTC, AmCham e CDI. Mediou por cinco anos o movimento multi-stakeholder “Barra Sustentável” (RJ), reunindo mais de 42 associações comunitárias e empresariais com poder público, mídia e ONGs. Professora-convidada dos MBAs da FGV, Ibmec e UFRJ desde 1996, nas áreas de Comunicação Corporativa, Sustentabilidade, Ética e Marketing. Formada em Gestão de Crises pela Tavlin International (França), Metodologias Colaborativas pelo Instituto Filantropia e Economia para Transição pelo Schumacher College (Inglaterra). Graduada pela Faculdade de Comunicação Hélio Alonso e Mestre em Administração pela FGV/EBAPE. Autora dos livros ‘Comunicação Integrada de Marketing’ e ‘Gestão de Serviços e Marketing Interno’ (FGV Editora).

  • Fábio Risério

    Sócio-fundador da Além das Palavras desde 2016, atende organizações como a ONU, Instituto Ethos, Câmara Brasileira da Indústria da Construção/CBIC, Instituto Alphaville. Formado em Relações Públicas pela UNESP com especialização em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA/USP e Inteligência de Mercado pela FIA/USP, além de MBA em Gestão Estratégica de Sustentabilidade em Infraestrutura pela ABDIB/FIA. Na vida acadêmica, leciona as disciplinas de Negócios e Organizações Sustentáveis I e II pelo Programa de Especialização de Gestão de Negócios, pelo Programa de Especialização em Gestão de Negócios SEST SENAT e pelo Programa de Especialização em Gestão de Negócios Imobiliários todos pela Fundação Dom Cabral. Também leciona a disciplina de Corrupção e Integridade pela FIA e Compliance Empresarial pela PUC Campinas. Fui um dos finalistas da 1ª edição do Prêmio Ethos-Valor, em 2001, parceria do Instituto Ethos e Jornal Valor Econômico com o objetivo de promover o tema da responsabilidade social na universidade. É Co-autor do livro Responsabilidade Social das Empresas: a Contribuição das Universidades, Editora Pirenópolis e do livro Manual de Compliance, Editora ARC.

  • Juliana Polloni

    Doutora, Mestre e Especialista. Advogada colaborativa . Mediadora privada atuante desde 2005, certificada pelo ICFML em nível avançado. Co-Coordenadora Executiva do FONAME [Fórum Nacional de Mediação]. Facilitadora de diálogos para prevenção e solução de conflitos em corporações, organizações sociais e famílias. Docente experiente para cursos de capacitação de mediadores, de formação continuada e treinadora de comunicação para equipes. Instrutora, Supervisora e Formadora de novos instrutores pelo CNJ. Especialista em Comunicação Não-Violenta. Participou da Certificação Internacional de Práticas Colaborativas e Dialógicas Taos, Houston Galveston Inst. e Interfaci.

  • Sonia Consiglio Favaretto

    Jornalista e radialista, Sonia Favaretto atua com Sustentabilidade, Investimento Social e Comunicação há mais de vinte anos, com passagens por Solvay, BankBoston, Febraban, Itaú Unibanco e B3. Foi reconhecida em 2016 pelo Pacto Global da ONU como “SDG Pioneer”, uma das dez pessoas do mundo que trabalham pelo avanço dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. É Presidente do Conselho Consultivo da GRI Brasil, Vice-presidente do Conselho Técnico Consultivo do CDP LA, membro do Conselho Técnico do Instituto Ekos Brasil e Conselheira de Administração. Palestrante, painelista e mediadora em eventos nacionais e internacionais. Articulista do Valor Investe. Foi Presidente do Conselho Deliberativo do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial por dez anos (2009 a 2019), membro e Presidente do Board da Rede Brasil do Pacto Global (2017 a 2019) e membro do Stakeholder Council da GRI – Global Reporting Initiative (2013 a 2015).

  • Fabio Alperowitch

    Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), com cursos de extensão na Universidade da Califórnia (Berkeley) e na Harvard Kennedy School. Iniciou sua carreira na Procter & Gamble e fundou a FAMA Investimentos em 1993, onde é responsável pela gestão do fundo de ações de empresas brasileiras, focado em companhias com responsabilidade social e aderentes às boas práticas de ESG. Desde o início, o fundo gerido pela FAMA Investimentos acumula um retorno de 21% ao ano. No terceiro setor, é diretor do Instituto FAMA, do Instituto Brasil Israel, do Instituto Totós da Teté, conselheiro da WWF Brasil, da GRI Brasil do Capitalismo Consciente Brasil e do Museu Judaico. É também membro do grupo de trabalho do TNFD. Foi membro do Conselho de Administração de diversas companhias de capital aberto. Possui a certificação CFA – Chartered Financial Analyst.

  • Vanessa Adachi

    Cofundadora e editora-chefe do Reset. Tem 25 anos de experiência na cobertura de negócios e finanças. Foi editora-executiva do Valor Econômico, além de editora de finanças e repórter especial. Antes disso, teve passagem por Folha de S. Paulo, Gazeta Mercantil e Editora Abril. É jornalista formada pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com MBA em Finanças, Comunicação e Relações com Investidores.

  • José Augusto Lobato

    Pós-doutor (UAM), doutor (ECA-USP) e mestre (FCL) em Comunicação. Graduado em Jornalismo pela Universidade da Amazônia. Coordenador e professor dos cursos de Comunicação e Artes na Universidade São Judas. Consultor de conteúdo e editor na rpt.sustentabilidade, do grupo Report, com experiência em coordenação de conteúdo e edição de publicações corporativas de clientes como BRF, JBS, Dow, Toyota, Samarco, EcoRodovias, Minerva, Raia Drogasil, MRV, Movida, Heineken, Citrosuco, Unilever, Nestlé e São Martinho. Atuou, também, como professor de pós-graduação lato sensu e em redação de jornais impressos (Folha de S. Paulo e O Liberal), televisão e assessoria de imprensa.

  • Juliane Duarte

    Relações Públicas e Mestre em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), atua na interface entre sustentabilidade, comunicação, ciência e gestão de assuntos públicos. Consultora ESG com certificados pela Global Reporting Initiative (GRI), também soma experiência em correlações SASB, DJSI, ISE, SBTi e ODS/Agenda 2030.  Em seu portfólio, reúne projetos de relato de organizações como Natura, BTG Pactual, Rede D’or-São Luiz, A.C.Camargo e Fundação Grupo Volkswagen. É professora convidada do curso de Relações Públicas e pesquisadora do Observatório de Comunicação e Sustentabilidade da ECA-USP. Ao longo de sua trajetória, já recebeu prêmios e distinções pela Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP) e pela USP por projetos aplicados e pesquisas na área de comunicação, sustentabilidade, governança e advocacy.

  • Ricardo Scacchetti

    Ricardo é fundador da Impact Track, uma startup francesa que tem como objetivo de facilitar a mensuração, a gestão e a comunicação de impacto. Ricardo é mestre em economia ambiental e tem mais de 10 anos de experiência em finanças, investimentos sociais e mudanças climáticas. Ele ocupou diferentes posições em sua carreira, incluindo a direção do Instituto Ekos Brasil, gerente de project finance na Suíça e consultor em estratégia de gestão e Fusão e Aquisição. 

  • Karla de Melo

    Relações públicas com especialização em Gestão para Sustentabilidade – Dom Cabral (MG), Gestão da Comunicação Corporativa, Transformação Digital e MBA em Gestão de Negócios e Marketing, vivenciou recentemente uma imersão de negócios e inovação no Vale do Silício pela StartSe University
    Com 27 anos no mercado, liderou projetos em diversos estados brasileiros e países em Gestão da Reputação e Stakeholders; Marca; Comunicação Interna; Gerenciamento de Crises; Planejamento Estratégico e Mensuração, Marketing e Transformação Digital. Atuou em grandes empresas nos setores de telefonia, tecnologia, mineração e financeiro, entre elas Vale e Casa da Moeda. Também foi líder da Câmara Técnica de Comunicação do CEBDS (Conselho Empresarial de Desenvolvimento Sustentável).
    Atualmente é palestrante, instrutora de cursos in company e consultura de gestão da reputação, comunicação e sustentabilidade (ESG). Sócia da empresa Diversa Comunicação. Em 2020, foi considerada TOP 10 entre os profissionais de Comunicação Corporativa no Serviço Público pela Mega Brasil.

  • Gilberto Ribeiro

    Com 10 anos de experiência em investimentos de impacto e venture capital, Giba é uma das referências do campo. Responsável pela gestão de fundos com mais de R$220 milhões de patrimônio, participou de diversas transações de investimento em mais de 30 empresas de tecnologia no Brasil, nos setores de saúde, educação e inclusão financeira. Antes da Vox desenvolveu sua carreira nas áreas de finanças, consultoria e gestão de projetos no Brasil e em Moçambique, em empresas como Caixa, pwc e Vale. Giba é formado em Administração pela FEA-USP e mestre em Economia pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Ele também leciona investimentos de impacto em programas executivos de grandes escolas de negócios como FEA-USP, Insper, FGV, Saint Paul e Saïd Business School da Oxford University.

Valores para o programa completo:

Associados: R$ 6.000,00

Não associados: R$ 8.500,00

Valores por módulo:

Valor por módulo (16 horas cada)
Associados: R$ 1.550,00
Não associados: R$ 2.350,00

Horário e local

Aberje Digital (online)

Os encontros serão online, através do ZOOM. Pedimos, por favor, que baixem o aplicativo gratuito ZOOM em seus computadores, tablets ou celulares – https://zoom.us/download

Atendimento

Coordenação Administrativa da Escola Aberje: Alessandro Marinelli

(links de acesso, certificados, dúvidas com inscrições e outros assuntos)
(11) 5627-9090 Ramal 844 – cursos@aberje.com.br

Coordenação Marketing: Lidiane Minhoto

(inscrições; negociação de valores; envio de documentos)

(11) 5627-9090 Ramal 845 – lidiane@aberje.com.br

Gerente Executiva da Escola Aberje: Emiliana Pomarico
(11) 5627-9090 Ramal 837
emiliana@aberje.com.br

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