CONFIRMADO! – Programa Avançado em Comunicação para a Sustentabilidade 2021 – ONLINE

Programa ONLINE de longa duração (80 horas), destinado a profissionais que trabalham com a sustentabilidade em suas organizações e sua comunicação. As aulas, ministradas por especialistas no tema, trazem reflexões, exemplos práticos do mercado e técnicas de comunicação para a sustentabilidade, incluindo a produção de relatórios. Clicando em cada módulo, você encontrará o conteúdo e o professor de cada aula. Você também poderá adquirir o programa completo ou somente o módulo específico.

 

 

 

 

Programação 2021:

Módulo 1 – Integrando sustentabilidade à estratégia empresarial (16 horas) – Datas: 28 e 30 de abril, 5, 12, 14, 19, 26 e 28 de maio de 2021 – 8h30 às 10h30 – ONLINE

Módulo 2 – Ampliando diálogos sobre a sustentabilidade e como acelerar negócios de impacto social (16 horas) – Datas: 9, 16, 18, 23, 30 de junho e 2, 7 e 14 de julho de 2021 – 8h30 às 10h30 – ONLINE

Módulo 3 – Sustentabilidade aplicada aos negócios: mapeando riscos e oportunidades (16 horas) – Datas: 16, 21, 23, 28, 30 de julho e 4, 6 e 11 de agosto – 8h30 às 10h30 – ONLINE

Módulo 4 – Governança e finanças sustentáveis (16 horas) – Datas: 13, 18, 20, 25, 27 de agosto e 1, 3 e 8 de setembro de 2021 – 8h30 às 10h30 – ONLINE

Módulo 5 – Indicadores e índices de sustentabilidade (16 horas) – Datas: 10, 15, 17, 22, 24, 29 de setembro e 1 e 8 de outubro de 2021 – 8h30 às 10h30 – ONLINE

Todos os módulos

  • Horário e local
  • Investimentos
  • Instrutores
  • Giovana Barbosa de Souza

    Mestre em Direitos Humanos e Democratização pelo Centro de Direitos Humanos da Universidade de Padova, na Itália. Especialista em Educação Infantil, Relações Públicas de graduação, Coordena projetos voltados à infância, arte e natureza. Coordenadora de projetos e docente na UMAPAZ – Universidade Aberta de Cultura de Paz e Meio Ambiente, consultora de projetos voltados à Infância, Sustentabilidade e Direitos Humanos.

  • Mariana Spignardi

    Formada em Liderança para a Sustentabilidade na Universidade de Harvard, Gestão Responsável para a Sustentabilidade na Fundação Dom Cabral e especialista em Conforto Ambiental e Conservação de Energia pela USP, é Mestre pela Architectural Association School of Architecture e Urbanista pela PUC Campinas. Com foco em Cidades Sustentáveis, atua implementando estratégias de sustentabilidade em projetos de grande escala, bairros e empreendimentos olímpicos. Com vivência e atuação internacional, atua também na implementação de inovação e estratégias de sustentabilidade em comunidades, empresas e organizações.

  • Natália de Campos Tamura

    Doutora em Ciências da Comunicação pela USP, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, Especialista em Gestão da Comunicação e Bacharel em Relações Públicas. Atuou em Comunicação Corporativa na Indústria Farmacêutica Schering Plough / Mantecorp e Sustentabilidade com foco em projetos de desenvolvimento do entorno nas empresas Unimed e Porto Seguro. Leciona Responsabilidade Social Corporativa no MBA da Aberje e é docente do curso de Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero. Também representa a Aberje na Comissão de Comunicação e Engajamento do Pacto Global, da ONU.

  • Danilo Gurdos

    Formado em Gestão Ambiental na USP, com MBA em Administração de Empresas pela FGV e especialização em empreendedorismo social pela Artemisia. Cursa a segunda graduação em Marketing na USP. Trabalhou por 5 anos na Porto Seguro nas áreas de Sustentabilidade e Inovação, com design de serviços. Empreendedor na área de Storytelling sendo o sócio fundador da Presentes em Palavras, empresa em processo de aceleração pela Startup Farm. É consultor em Sustentabilidade aplicada aos negócios, sendo o sócio fundador da Horizonte B.

  • Patricia Galante de Sá

    Comunicóloga/RP, especialista em Sustentabilidade, Reputação Corporativa e Branding, atuou como Diretora de Marketing/Comunicação da TAM, Caesar Park e Sheraton, Gerente de Marca na Thymus Branding trabalhando com Natura e Disney, e treinamentos para HSBC, Henkel, WTC, AmCham e CDI. Mediou por cinco anos o movimento multi-stakeholder “Barra Sustentável” (RJ), reunindo mais de 42 associações comunitárias e empresariais com poder público, mídia e ONGs. Professora-convidada dos MBAs da FGV, Ibmec e UFRJ desde 1996, nas áreas de Comunicação Corporativa, Sustentabilidade, Ética e Marketing. Formada em Gestão de Crises pela Tavlin International (França), Metodologias Colaborativas pelo Instituto Filantropia e Economia para Transição pelo Schumacher College (Inglaterra). Graduada pela Faculdade de Comunicação Hélio Alonso e Mestre em Administração pela FGV/EBAPE. Autora dos livros ‘Comunicação Integrada de Marketing’ e ‘Gestão de Serviços e Marketing Interno’ (FGV Editora).

  • Fábio Risério

    Sócio-fundador da Além das Palavras desde 2016, atende organizações como a ONU, Instituto Ethos, Câmara Brasileira da Indústria da Construção/CBIC, Instituto Alphaville. Formado em Relações Públicas pela UNESP com especialização em Gestão de Processos Comunicacionais pela ECA/USP e Inteligência de Mercado pela FIA/USP, além de MBA em Gestão Estratégica de Sustentabilidade em Infraestrutura pela ABDIB/FIA. Na vida acadêmica, leciona as disciplinas de Negócios e Organizações Sustentáveis I e II pelo Programa de Especialização de Gestão de Negócios, pelo Programa de Especialização em Gestão de Negócios SEST SENAT e pelo Programa de Especialização em Gestão de Negócios Imobiliários todos pela Fundação Dom Cabral. Também leciona a disciplina de Corrupção e Integridade pela FIA e Compliance Empresarial pela PUC Campinas. Fui um dos finalistas da 1ª edição do Prêmio Ethos-Valor, em 2001, parceria do Instituto Ethos e Jornal Valor Econômico com o objetivo de promover o tema da responsabilidade social na universidade. É Co-autor do livro Responsabilidade Social das Empresas: a Contribuição das Universidades, Editora Pirenópolis e do livro Manual de Compliance, Editora ARC.

  • Juliana Polloni

    Doutora, Mestre e Especialista. Advogada colaborativa . Mediadora privada atuante desde 2005, certificada pelo ICFML em nível avançado. Co-Coordenadora Executiva do FONAME [Fórum Nacional de Mediação]. Facilitadora de diálogos para prevenção e solução de conflitos em corporações, organizações sociais e famílias. Docente experiente para cursos de capacitação de mediadores, de formação continuada e treinadora de comunicação para equipes. Instrutora, Supervisora e Formadora de novos instrutores pelo CNJ. Especialista em Comunicação Não-Violenta. Participou da Certificação Internacional de Práticas Colaborativas e Dialógicas Taos, Houston Galveston Inst. e Interfaci.

  • Sonia Consiglio Favaretto

    Jornalista e radialista, Sonia Favaretto atua com Sustentabilidade, Investimento Social e Comunicação há mais de vinte anos, com passagens por Solvay, BankBoston, Febraban, Itaú Unibanco e B3. Foi reconhecida em 2016 pelo Pacto Global da ONU como “SDG Pioneer”, uma das dez pessoas do mundo que trabalham pelo avanço dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. É Presidente do Conselho Consultivo da GRI Brasil, Vice-presidente do Conselho Técnico Consultivo do CDP LA, membro do Conselho Técnico do Instituto Ekos Brasil e Conselheira de Administração. Palestrante, painelista e mediadora em eventos nacionais e internacionais. Articulista do Valor Investe. Foi Presidente do Conselho Deliberativo do ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial por dez anos (2009 a 2019), membro e Presidente do Board da Rede Brasil do Pacto Global (2017 a 2019) e membro do Stakeholder Council da GRI – Global Reporting Initiative (2013 a 2015).

  • Fabio Alperowitch

    Formado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), com cursos de extensão na Universidade da Califórnia (Berkeley) e na Harvard Kennedy School. Iniciou sua carreira na Procter & Gamble e fundou a FAMA Investimentos em 1993, onde é responsável pela gestão do fundo de ações de empresas brasileiras, focado em companhias com responsabilidade social e aderentes às boas práticas de ESG. Desde o início, o fundo gerido pela FAMA Investimentos acumula um retorno de 21% ao ano. No terceiro setor, é diretor do Instituto FAMA, do Instituto Brasil Israel, do Instituto Totós da Teté, conselheiro da WWF Brasil, da GRI Brasil do Capitalismo Consciente Brasil e do Museu Judaico. É também membro do grupo de trabalho do TNFD. Foi membro do Conselho de Administração de diversas companhias de capital aberto. Possui a certificação CFA – Chartered Financial Analyst.

  • Vanessa Adachi

    Cofundadora e editora-chefe do Reset. Tem 25 anos de experiência na cobertura de negócios e finanças. Foi editora-executiva do Valor Econômico, além de editora de finanças e repórter especial. Antes disso, teve passagem por Folha de S. Paulo, Gazeta Mercantil e Editora Abril. É jornalista formada pela Escola de Comunicações e Artes da USP, com MBA em Finanças, Comunicação e Relações com Investidores.

  • José Augusto Lobato

    Pós-doutor (UAM), doutor (ECA-USP) e mestre (FCL) em Comunicação. Graduado em Jornalismo pela Universidade da Amazônia. Coordenador e professor dos cursos de Comunicação e Artes na Universidade São Judas. Consultor de conteúdo e editor na rpt.sustentabilidade, do grupo Report, com experiência em coordenação de conteúdo e edição de publicações corporativas de clientes como BRF, JBS, Dow, Toyota, Samarco, EcoRodovias, Minerva, Raia Drogasil, MRV, Movida, Heineken, Citrosuco, Unilever, Nestlé e São Martinho. Atuou, também, como professor de pós-graduação lato sensu e em redação de jornais impressos (Folha de S. Paulo e O Liberal), televisão e assessoria de imprensa.

  • Camila Limberg

    Mestre em sustentabilidade e consultoria pela University of Leeds (Leeds, UK) e bacharel em gestão ambiental pela Universidade de São Paulo (USP). Consultora na rpt.sustentabilidade, com experiência em projetos de relatórios de sustentabilidade de empresas como Movida, JSL, Samarco, Grupo Fleury, CBMM, entre outros. Atuo na coleta e análise de indicadores GRI e também presto apoio técnico a outros consultores da equipe.

  • Ricardo Scacchetti

    Ricardo é fundador da Impact Track, uma startup francesa que tem como objetivo de facilitar a mensuração, a gestão e a comunicação de impacto. Ricardo é mestre em economia ambiental e tem mais de 10 anos de experiência em finanças, investimentos sociais e mudanças climáticas. Ele ocupou diferentes posições em sua carreira, incluindo a direção do Instituto Ekos Brasil, gerente de project finance na Suíça e consultor em estratégia de gestão e Fusão e Aquisição. 

  • Karla de Melo

    Relações públicas com especialização em Gestão para Sustentabilidade – Dom Cabral (MG), Gestão da Comunicação Corporativa, Transformação Digital e MBA em Gestão de Negócios e Marketing, vivenciou recentemente uma imersão de negócios e inovação no Vale do Silício pela StartSe University
    Com 27 anos no mercado, liderou projetos em diversos estados brasileiros e países em Gestão da Reputação e Stakeholders; Marca; Comunicação Interna; Gerenciamento de Crises; Planejamento Estratégico e Mensuração, Marketing e Transformação Digital. Atuou em grandes empresas nos setores de telefonia, tecnologia, mineração e financeiro, entre elas Vale e Casa da Moeda. Também foi líder da Câmara Técnica de Comunicação do CEBDS (Conselho Empresarial de Desenvolvimento Sustentável).
    Atualmente é palestrante, instrutora de cursos in company e consultura de gestão da reputação, comunicação e sustentabilidade (ESG). Sócia da empresa Diversa Comunicação. Em 2020, foi considerada TOP 10 entre os profissionais de Comunicação Corporativa no Serviço Público pela Mega Brasil.

  • Gilberto Ribeiro

    Com 10 anos de experiência em investimentos de impacto e venture capital, Giba é uma das referências do campo. Responsável pela gestão de fundos com mais de R$220 milhões de patrimônio, participou de diversas transações de investimento em mais de 30 empresas de tecnologia no Brasil, nos setores de saúde, educação e inclusão financeira. Antes da Vox desenvolveu sua carreira nas áreas de finanças, consultoria e gestão de projetos no Brasil e em Moçambique, em empresas como Caixa, pwc e Vale. Giba é formado em Administração pela FEA-USP e mestre em Economia pelo Insper Instituto de Ensino e Pesquisa. Ele também leciona investimentos de impacto em programas executivos de grandes escolas de negócios como FEA-USP, Insper, FGV, Saint Paul e Saïd Business School da Oxford University.

Valores para o programa completo:

Associados: R$ 6.000,00

Não associados: R$ 8.500,00

Valores por módulo:

Valor por módulo (16 horas cada)
Associados: R$ 1.550,00
Não associados: R$ 2.350,00

Horário e local

Aberje Digital (online)

Os encontros serão online, através do ZOOM. Pedimos, por favor, que baixem o aplicativo gratuito ZOOM em seus computadores, tablets ou celulares – https://zoom.us/download

Atendimento

Coordenação Administrativa da Escola Aberje: Alessandro Marinelli

(links de acesso, certificados, dúvidas com inscrições e outros assuntos)
(11) 5627-9090 Ramal 844 – cursos@aberje.com.br

Coordenação Marketing: Lidiane Minhoto

(inscrições; negociação de valores; envio de documentos)

(11) 5627-9090 Ramal 845 – lidiane@aberje.com.br

Gerente Executiva da Escola Aberje: Emiliana Pomarico
(11) 5627-9090 Ramal 837
emiliana@aberje.com.br

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