O poder da atração
Para conquistar tem que conhecer. É preciso se envolver, gastar um tempo para descobrir o que agrada. Você não conquista quem não conhece e conhecer demanda tempo e interesse. Quando conquistar vai ter que cativar, engajar.
Achou que era fácil? Napoleão Bonaparte já dizia que para conquistar qualquer um basta conhecer seus interesses e medos. E isso lá é coisa fácil?
O consumidor mudou e agora o poder está com ele. Quem trabalha com ele ou para ele tem que mudar também. Você terá que pensar diferente, rever velhos conceitos arraigados e quebrar todos os paradigmas que conhece e aplica. Mais do que aprender, precisa desaprender. E mais uma vez a palavra mágica: engajar!
Mas e aí, como engajar?
Quero lhe falar sobre o e-Consumidor, o consumidor da era digital. Diferente dos 4 Ps – que, se você é de marketing, já deve conhecer — vale aqui os 4Cs: conteúdo, contexto, continuidade e conectividade. Com isso é possível tornar a comunicação entre a sua empresa e seu público-alvo mais efetiva e direcionada.
Atraia com conteúdo relevante e que interessa; não avance o sinal e respeite o contexto da sociedade em que ele está inserido; seja presente da maneira mais fluida possível e fique atento e de olho no poder da conectividade dele com os outros (monitore).
Se nada disso der certo, ou se parte disso der errado, você não desvendou o enigma no seu target. Trazendo esse consumidor para mitologia grega, funciona como o enigma da Esfinge: Decifra-me ou Devoro-te!
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Page Spring Seminar de 2024 explorou desafios e oportunidades da Comunicação em um cenário globalizado e complexo
- A mudança em foco: transição de carreira da Comunicação para a Fotografia
- Reflexões sobre Comunicação Estratégica em palestra para a Polícia Militar do Estado de São Paulo
- Unimed Cerrado é nova associada da Aberje
- Museu da Língua Portuguesa é novo associado da Aberje
ARTIGOS E COLUNAS
Milena Siqueira A hora e a vez da escuta ativaDeborah Rodrigues Como a IA tem impactado a comunicação corporativaHamilton dos Santos Reflexões sobre o Page Spring Seminar 2024: desafios e oportunidades de uma comunicação globalElizeo Karkoski Velhos problemas, novo olhar para soluçõesPatricia Santana de Oliveira Usando o futuro para compensar decisões do passado