PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
31 de agosto de 2021

Você está perdendo dinheiro com sua Comunicação Interna tradicional. E isso não é um título sensacionalista, tenho provas!

Gabriel Kessler
 
  • COMPARTILHAR:

Publicado originalmente no LinkedIn em julho de 2021.

Ter um ROI (retorno sobre investimento) cada vez mais refinado tem sido um ponto de atenção das empresas em meio ao cenário econômico provocado pela pandemia. Das grandes às pequenas empresas, os gestores de negócio, Comunicação e RH com quem tenho conversado demonstram como os orçamentos estão sendo manejados de forma muito mais cuidadosa do que antes.

Tomar decisões a partir da análise do ROI é o caminho ideal para eliminar os vilões que ameaçam o caixa da empresa e escolher a melhor estratégia para vencê-los. E a identificação desses meios passa por abandonar ferramentas e modelos que fazem parte do dia a dia, mas não entregam resultados concretos.

Puxando para a área de Comunicação Interna e RH, tenho três exemplos.

O primeiro deles é o e-mail. Quantos comunicados chegaram na sua inbox só nesta semana? E quantos você abriu e deu atenção? Be honest…

A SnapComms mostrou que 70% dos colaboradores têm sua rotina interrompida por novos e-mails e que o funcionário demora 64 segundos para voltar ao trabalho depois dessa interrupção.

O prejuízo causado pela distração causada pelo excesso de e-mails chega a R$ 400 mil por ano, numa perspectiva de 1 mil colaboradores, segundo o estudo.

E o que dizer da comunicação offline? Murais pouco atraentes em uma parede do refeitório e jornais impressos empilhados na recepção da empresa pouco atraem a atenção dos funcionários. E ainda carregam o estigma da falta de atualização devido ao longo processo de produção (elaboração, diagramação, impressão, distribuição…).

Uma pesquisa da InfoTrends mostra que 29% dos gastos de comunicação são com materiais impressos. Uma porcentagem alta quando pensamos que canais digitais conseguem alcançar os colaboradores por meios em que eles estão ligados (pelo celular ou pelo computador), com atualização em tempo real e com métricas factíveis.

Não posso terminar esse papo sem falar sobre reuniões de alinhamento e seus custos invisíveis. Elas carregam custos que muitas vezes passam despercebidos, como aquele cafézinho e quitutes (no caso das presenciais, claro). E, nos casos em que a reunião poderia ter sido resumida em um post, em um comunicado, temos de considerar o próprio tempo dos colaboradores.

Apesar de buscarem aumentar o engajamento dos colaboradores, esses três exemplos acabam não cumprindo o objetivo e ainda deixam a torneira dos gastos aberta, sem a entrega de um ROI efetivo. Isso coloca em xeque estratégias e profissionais.

Para ajudar o mercado, o Dialog criou uma calculadora da Comunicação Interna que mostra o quanto é possível uma empresa economizar ao fazer algumas mudanças estratégicas, seguindo um caminho mais digital. Cruzamos dados de referência dos nossos clientes e do mercado.

Sem dúvida, “vencer os vilões” que ameaçam o caixa das empresas oferecendo soluções digitais para revolucionar a relação entre empresas e colaboradores é uma pauta desde o início da pandemia e continuará sendo daqui para frente. É preciso entender as necessidades e buscar soluções à altura.

Como tem sido a discussão sobre ROI na sua empresa? Vamos continuar essa conversa que muito me interessa.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Gabriel Kessler

Gabriel Kessler é CGO do Dialog.ci, startup responsável por desenvolver uma plataforma online de comunicação interna e RH, que funciona como um hub para o colaborador e melhorar o engajamento dentro das empresas.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Comunicação corporativa como caminho para jornalistas é tema de nova edição Jornada Galápagos realizado na Aberje
  • Estudo da Aberje analisa papel da Comunicação com Empregados diante de desastres climáticos
  • Aula-show de José Miguel Wisnik encerra Aberje Trends com reflexão sobre musicalidade e sensibilidade na comunicação
  • Na era da “verdade delivery”, empresas também enfrentam abismos comunicacionais
  • Inscrições para a 51ª edição do Prêmio Aberje são prorrogadas até 1º de agosto

ARTIGOS E COLUNAS

  • Luis AlcubierreComunicação na hora errada
  • Paulo NassarNova Desordem Mundial: Comunicar em Tempos de Tensão
  • Janaína LemeO poder da gentileza e o desafio de não se perder de si: reflexões com Denise Fraga
  • Malu WeberQuem venceu o torneio de Roland Garros?
  • Leonardo MüllerESG: auge e queda de uma sigla

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade