PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
04 de março de 2020

Sobre imagem e coerência

Emerson Couto
 
  • COMPARTILHAR:

O pai pede para o filho largar o celular. Esqueça esses joguinhos digitais e curta uma brincadeira de verdade, como andar de bicicleta. Esqueça esses canais chatos do Youtube e sente-se à mesa para um jantar em família. Mas o pai vive concentrado em e-mails de trabalho, curtidas em redes sociais e seus próprios canais chatos do Youtube.

Quando o filho perdeu o jogo de futebol na escola, o pai, com a mais nobre das intenções, explicou ao menino que falhar faz parte da vida, que a gente é bom em algumas coisas e não tão bom em outras. Mas a lógica, mais uma vez, não se aplica ao pai, sempre se culpando por uma perfeição nunca alcançada. Autoflagelo aos olhos do filho.

Onde está a coerência? O discurso não condiz com a prática. A imagem que este pai quer passar para seu filho será bastante distorcida ou distinta da imagem construída a partir da percepção da criança.

A coerência é base firme para a confiabilidade. Se o que falo e o que pratico estão em sintonia, o outro vai confiar em mim. A dissonância gera dúvida e insegurança. A imagem – uma percepção do outro em relação a nós – se sustenta por meio desta confiança depositada pelo outro.

Subvertendo o imperador romano Júlio César, “a um político não basta parecer honesto, é preciso ser honesto“ a uma empresa não basta parecer preocupada com os impactos de seu negócio no meio ambiente, é urgente ela cuidar do meio ambiente.

O livro “A imagem revelada – do que é feito e como construir o nosso patrimônio mais valioso” (e-galáxia, 2016), da jornalista e consultora Olga Curado, ensina que valores, entregas e comportamentos precisam estar alinhados. A partir da consciência do que se é. Algumas empresas fazem hoje profunda reflexão acerca de seus propósitos antes de definir suas frases motivacionais para os colaboradores ou um discurso comercial para o mercado.

Se o objetivo de uma distribuidora de energia elétrica é ser reconhecida com uma empresa que tem a segurança como seu valor primordial, de vidas humanas à confiabilidade do fornecimento desta energia, os públicos – clientes, regulador, entre outros – terão uma natural expectativa quanto ao cumprimento deste objetivo. Se o número de acidentes na rede elétrica está aumentando ou se a entrega da energia é falha, faltam elementos que atendam às expectativas criadas.

Cabe à distribuidora de energia fazer uma reflexão e um alinhamento entre o que foi prometido e o que está, de fato, sendo entregue. Quais processos precisam ser revistos? Quais ações precisam ser tomadas? Se a empresa quer ser percebida como zeladora da segurança, deve sustentar esta imagem com coerência. Quando comunicamos a partir de valores e somos coerentes com a prática destes valores, a conexão com o outro é mais consistente.

O pai decidiu, então, também deixar de lado o seu celular nos momentos familiares. Resolveu ainda dar menos importância a suas próprias falhas. Coerente, recuperou a confiança de seu filho.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Emerson Couto

Emerson Couto é jornalista, escritor e consultor da Curado & Associados, empresa responsável pelo índice Valor, Gestão e Relacionamento (iVGR), ferramenta de mensuração de imagem e reputação que combina tecnologia e inteligência humana.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Museu da Pessoa destaca relação entre memória e clima para programação de 2025, em evento com presença da Aberje
  • Ana Pais assume vaga no Conselho Consultivo da Aberje
  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade