PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
25 de abril de 2025

Reputação – valor essencial no ambiente esportivo

Elisa Prado
Daniela Castro
 
  • COMPARTILHAR:

“Suas atitudes falam tão alto que não consigo te ouvir”
Ralph Waldo Emerson

Vivenciamos diariamente situações críticas no ambiente esportivo no Brasil e no mundo. Atletas que sofrem com preconceitos raciais, patrocinadores sem segurança nos contratos, insegurança e violências para os torcedores e torcedoras, pessoas ditas “torcidas” que agridem e matam dentro e fora dos estádios. Problemas de gestão nas confederações, federações e clubes, crises financeiras, manipulação de apostas, corrupção e subornos. Algo que vemos especialmente e alarmantemente no futebol. Enfim, todo o ecossistema é constantemente afetado em uma verdadeira crise de reputação e exemplos não faltam para elucidar este contexto do esporte globalmente.

Construir, manter e proteger a reputação no ambiente esportivo é condição sine qua non para a construção de um ambiente profícuo para atletas, equipes e patrocinadores. E toda sociedade se beneficia de um esporte pujante.

A questão é que, neste mundo complexo e polarizado em que vivemos, a reputação está constantemente sob risco, pois está nas mãos das pessoas. E hoje pessoas estão conectadas. Atletas, torcedores, dirigentes, equipes com total acesso à informação (e à desinformação também, podemos dizer). As pessoas hoje têm muito poder seja via denúncia ou escrutínio público. Comportamentos e atitudes estão mais às claras. Tudo é visível, discutido; tudo é avaliado aos olhos da sociedade.

Diante disto, a governança, a ética, a confiança estão sob Júdice e já não basta parecer. Tem que ser. E como construir a reputação neste contexto?

A reputação se constrói ao longo do tempo e baseia-se na experiência que temos com as organizações. O que elas dizem em suas comunicações e o que realmente entregam. Suas genuínas atitudes apresentadas no dia a dia. Ou seja, uma jornada de experiências, baseada na confiança entre as partes e que se consolida quando as promessas são cumpridas. Em suma, a reputação se constrói com coerência no que se faz e no que se fala. O famigerado Walk the talk.

Enfim, a reputação é algo que não se compra, não se vende, não se empresta. É, na verdade, vantagem competitiva e tem muito valor de mercado, na medida que atrai investidores, patrocinadores, retem talentos e mantem a torcida engajada.

Mas como construir a reputação do esporte?

Reputação se constrói no longo prazo. É um caminho. E o que vale é a persistência e a consistência, já que a boa reputação é difícil de construir e fácil de destruir.

Há alguns exemplos de pessoas e organizações que trabalham para que esse caminho seja mais rápido. Atletas que se uniram em 2007 – Atletas pelo Brasil – pela melhoria da governança e integridade no Esporte e aprovaram uma importante lei de integridade que hoje é o artigo 36 da Lei Geral do Esporte. E que depois, em 2014, articulou em 2014 o Pacto pelo esporte, com apoio de 20 empresas. Um acordo privado inédito no mundo entre empresas patrocinadoras do esporte brasileiro que busca contribuir para que entidades esportivas pratiquem uma gestão profissional, com integridade, transparência e governança. E em continuidade a este trabalho, em 2018, criou o Rating Integra, que avalia a governança, integridade e transparência das entidades patrocinadas.

Além do que, é preciso mencionar os avanços, em especial do mundo olímpico com melhoria de governança, métricas, voto dos atletas, limite de mandato de dirigentes entre outros. E que contou com o esforço não só dos atletas , mas de dirigentes que apoiaram mudanças, equipes e patrocinadores.

Esse movimento não pode parar no esporte. É um setor imbuído de paixão e de valores. É um setor que movimenta bilhões e dá retorno a marcas e investidores. Além disso, é um patrimônio brasileiro que precisa manter sua reputação e ser gerido com responsabilidade pública.

Por isso, reputação é forte e frágil. E é somente a parte visível. Por detrás, há um caminho que precisa de consistência, verdade, persistência e não dá espaços para grandes retrocessos.

Reputação se constrói com atitudes e iniciativas éticas e cujo fruto é, simplesmente, uma sociedade mais próspera e justa.

Aí é que, por estas e por outras, há de se concordar com o filósofo americano Ralph Waldo Emerson. “Suas atitudes falam tão alto que não consigo te ouvir”

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Elisa Prado

Profissional de comunicação há mais de 30 anos, atuou até o início deste ano de 2023 como Diretora de Comunicação Corporativa da Telefônica Brasil, dona da marca Vivo. Graduou-se em Comunicação Social pela PUC de Campinas e é pós-graduada em Marketing na ESPM com especialização em comunicação com stakeholders na Syracuse Universtiy. Foi diretora de comunicação no Deutsche Bank e Tetra Pak, além de ter atuado em agências de publicidade e relações públicas como AAB, Ogilvy & Mather e Grupo TV1. Em 2014, lançou seu primeiro livro – Imagem e Reputação na era da Transparência. Em 2017, lançou o segundo, sobre o tema Gestão de Reputação - Riscos, Crise e Imagem Corporativa. Em 2022, lançou seu terceiro título - Reputação e Valor Compartilhado – Conversas com CEOs das empresas líderes em ESG no Brasil. É membro do Conselho Consultivo da ABERJE, que organiza e regula a comunicação corporativa no Brasil e é professora da ESPM no Master de Comunicação Transmídia, na cadeira de Prevenção e Gerenciamento de Crises. Atua hoje como professora na ESPM, StartSe University e Escola Aberje.

Daniela Castro

Advogada e mestre em Economia. É fundadora da Impacta Advocacy e diretora executiva do Pacto pelo Esporte. É membro independente do Comitê Olímpico do Brasil e membro do Conselho da Fundação Gol de Letra, do Conselho de Advocacy do Grupo Mulheres do Brasil e da organização Fiquem Sabendo. Foi advogada associada no Felsberg & Associados, trabalhou na área de políticas públicas da Fundação Abrinq, Câmara Municipal de São Paulo e diretora da Escola de Governo. Além disso, foi por 10 anos diretora executiva da ONG de advocacy Atletas pelo Brasil e trabalhou como secretária adjunta de esportes e lazer da Prefeitura de São Paulo. Ganhou o título de Emerging Leader do Global Sports Mentoring Program 2013 do US State Department, programa criado pela ex-secretaria Hillary Clinton. É autora do livro "Advocacy: como a sociedade pode influenciar os rumos do Brasil" e co-autora convidada do livro "48 visões sobre a Corrupção", entre outras publicações.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Museu da Pessoa destaca relação entre memória e clima para programação de 2025, em evento com presença da Aberje
  • Ana Pais assume vaga no Conselho Consultivo da Aberje
  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade