PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
07 de fevereiro de 2011

Quem alarga os passos não caminha

Paul Edman
 
  • COMPARTILHAR:

Vivemos e desfrutamos de um mundo cada vez mais compacto em termos das distâncias virtuais. Nada nos parece longe. Equalizamos a velocidade da “rede mundial de computadores” e dos nossos “celulares” com a nossa velocidade do pensar e do agir. A convergência dos meios de comunicação parece não ter fim. É a era da conveniência total.

Se por um lado pode parecer uma evolução, por outro lado esse contexto pode ser aterrorizador, visto que caminhos mais curtos também podem encurtar nosso senso crítico e, em última análise, a nossa inteligência.

Como exemplo, o mundo virtual confirmou algumas das teorias do marketing na medida em que conseguiu prover variedade e disponibilidade para serviços e produtos em uma perspectiva vertiginosa, e com economia de escala. Nesse aspecto, porém, a abundância pode nos ter tornado perdulários e consumidores compulsivos, e o que realmente poderia fazer diferença pode se perder em meio ao cansaço da busca. O fato é que a conectividade democratiza o consumo, mas, sem que se perceba, o consumidor pode estar submetido a uma ditadura invisível.

Uma vez estabelecidas e disponibilizadas as últimas novidades da tecnologia para nos comunicarmos e mantermos o estado de interatividade total na mais alta frequência, com gigas e teras de memória e velocidade total na banda; uma vez possuidores de muito mais de um milhão de amigos e podermos cantar bem mais forte como desejava o Rei Roberto Carlos; uma vez que já não preciso ser eu mesmo para atuar no palco virtual da vida e então sou mais corajoso, Pergunta-se: por que não fazer algo realmente diferente, mas, diferente no sentido de inteligente? Resposta: porque “quem alarga os passos não caminha”, não aprende com a caminhada, queima etapas de aprendizado, se perde numa encruzilhada de múltiplas escolhas. Vive-se uma eterna sensação de insatisfação e crise de sentido.

O que Adam Smith (1723-1790) teorizou e conseguiu aplicar com a “divisão do trabalho”, em termos de produtividade em escala industrial, fez com que os trabalhadores deixassem de conhecer todo o processo de produção, perdessem a relação com o resultado final do seu trabalho, implicando em fonte de alienação, estresse e insatisfação. Os fragmentos de informação soltos no ciberespaço podem levar a uma divisão do processo de comunicação que implica nas mesmas consequências da divisão do trabalho, ou seja, alienação, estresse e insatisfação.

O ser humano sempre procurou reservar um tempo na história para desfrutar da tecnologia consolidada com o prazer de quem sai para gozar férias. O fato é que a “utilidade” e a “conveniência” nos tem feito reféns das “ferramentas” e escravos de um tempo que não temos mais.  Invertemos a nossa lógica comunicacional. Mas, e de concreto? Muito pouco (com o perdão da má expressão). O “triunfo do indivíduo” (Megatrends 2000 – John Naisbitt, 1990) nos tornou competitivos em demasia. Criados para brilhar. Porém, “quem vê por si não se ilumina” (Lao Tsé – Tão Te King). A abundância de meios de comunicação e os respectivos conteúdos não têm conseguido nem seletividade e nem profundidade. O resultado da opinião formada tende a uma superficialidade alienante.

Não tomem esta reflexão de forma pessimista e contra o mercado. Precisamos vislumbrar outras oportunidades a partir de outros pontos de vista sobre a comunicação e suas ferramentas. É somente uma reflexão. A pergunta que fica não é aonde queremos chegar, mas, se vamos chegar a algum lugar (?)

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade