PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
04 de agosto de 2017

Qual é o seu limite?

Leny Kyrillos
 
  • COMPARTILHAR:

Fui ao cinema ver o Tom Hanks e a Emma Watson no filme “O Círculo”. Uau, saí de lá refletindo muito!

O filme é uma adaptação do livro de Dave Eggers, e foi dirigido por James Ponsoldt.  Nesta ficção/suspense, O Círculo é uma das empresas mais poderosas do planeta. Ela atua no ramo da internet, e conecta os e-mails dos usuários com suas atividades diárias, suas compras e muitos outros dados de suas vidas particulares. Uma verdadeira quebra de privacidade, uma exposição total de seus atos, palavras, quase que pensamentos! No decorrer do filme, são colocados vários dilemas morais, várias situações de exposição que geram resultados, bons e ruins.  A máxima “não mentimos quando estamos sendo observados” traz à tona muitas reflexões e a percepção de um eventual lado bom, já que as atitudes serão sempre politicamente corretas… Mas a que preço! A sensação de estarmos constantemente sendo observados, expostos, vigiados, gera sentimentos confusos, conflitantes. Até que ponto vale a pena? Afinal, qual é o seu limite?

A realidade que vivemos não parece muito distante dessa ficção. Bancos de dados, câmeras que vigiam, rastreamento de informações. Nos tornamos previsíveis, vulneráveis a influências estudadas e pensadas para nos levar a atitudes que interessam a quem possui tanto conhecimento sobre nós.

Esta realidade modifica a cada dia as nossas relações. E assim, passamos a nos comunicar de maneira diferente. Nosso contato com o outro perde parte da espontaneidade. Ações corriqueiras passam a gerar desconfiança! Afinal, o que é natural, o que é proposital?

Uma das competências mais valorizadas em nosso meio, no nosso tempo, é a empatia. Talvez porque nosso modo de vida tenda a nos afastar dela! Há pesquisas que mostram a grande dificuldade das crianças em lidarem com as emoções dos outros. O vilão? A quantidade de tempo que essas crianças dedicam aos smartphones, aos computadores, em detrimento do contato interpessoal, do olho no olho! Há propostas de se ensinar empatia nas escolas!

Empatia é a ação de compreender a perspectiva de outra pessoa, suas emoções e sua realidade. É uma característica essencial para que a nossa comunicação seja efetiva. Sem ela, perde-se a expressão clara do que pensamos ou sentimos, e a compreensão plena do que o outro necessita ou quer demonstrar.

Assim, vale o cuidado de nos dedicarmos a melhorar essa super competência.

Em primeiro lugar, observe efetivamente o outro. Cultive a curiosidade sobre quem ele é, o que parece expressar, como demonstra se sentir.

Desenvolva a escuta ativa. Ouça com o desejo genuíno de identificar as razões e pressupostos do seu interlocutor. Demonstre boa vontade, atenção, envolvimento.

Mantenha sua mente aberta. Se abra para novos aprendizados, sem preconceitos! Leve em consideração o que o outro diz, como parece pensar, no que ele acredita. Pondere. Reflita. Permita-se questionar suas grandes verdades e as submeta a novos e diferentes crivos.

Essas ações exigem de nós certo esforço, dá um pouco de trabalho… Mas a boa comunicação compensa todo o nosso investimento! Afinal de contas, é esse cuidado que confere humanidade e qualidade às nossas relações. Vamos ousar? Vamos alargar os nossos limites? Pode ter certeza, vale a pena!

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Leny Kyrillos

Fonoaudióloga pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) – Escola Paulista de Medicina, especialista em Voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia – CFFa, mestre e doutora em Ciências dos Distúrbios da Comunicação pela Unifesp. Profª. Drª. dos cursos de Fonoaudiologia, Jornalismo e Especialização em Voz da PUC-SP, de 2000 a 2015. Comentarista da coluna semanal “Comunicação e Liderança” na Rádio CBN. Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching. Professora convidada do curso de especialização em Distúrbios da Comunicação Humana da Unifesp – Escola Paulista de Medicina. Pesquisadora do Instituto da Laringe – INLAR-SP. Co-autora dos livros: “Voz e Corpo na TV – a fonoaudiologia a serviço da comunicação” (editora Globo – 2003) e “Comunicar para Liderar” (editora Contexto – 2015). Organizadora dos livros: “Fonoaudiologia e Telejornalismo” (editora Revinter – 2002, 2003 e 2004) e “Expressividade” (editora Revinter – 2004). Consultoria e assessoria de comunicação a diversas empresas, instituições financeiras e políticos. Responsável pelo atendimento a profissionais de rádio e televisão. Autora de várias publicações científicas, nacionais e internacionais.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
  • Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social
  • Fernanda Bolzan assume diretoria do Capítulo Aberje Rio
  • Empresas ainda avaliam participação na COP30, aponta pesquisa Comunicação e Engajamento Empresarial na COP30
  • Cíntia Liberato assume diretoria do Capítulo Aberje Bahia

ARTIGOS E COLUNAS

  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia
  • Hamilton dos SantosA comunicação precisa ser parte do legado da COP30

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade