PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
19 de outubro de 2010

Proteste, você está sendo gravado

Paulo Nassar
 
  • COMPARTILHAR:

Em nossa sociedade, a produção intensiva por meio de meios amadores e industriais, e em tempo real, de informação em todas as suas formas, reduziu o indivíduo a uma figura de retórica. Na rua e em casa, pensadas aqui como metáforas do que é público e privado, a pessoa simples, aquela identificada por um número de Registro Geral (RG) ou pelo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) – independentemente da sua vontade de ter a sua imagem e dados registrados e divulgados em um horizonte global – perdeu o seu direito de passar a vida delicadamente, silenciosamente, deixando apenas os pingos de suor originados do trabalho honesto e como recompensas expressas em prazeres.

Ter o corpo violado em imagens e narrativas não autorizadas é um risco que está à frente de cada um de nós, como são os riscos macroeconômicos, ambientais, sociais, tecnológicos, legais, financeiros, políticos e físicos. O que é chamado de governança corporativa gerencia, avalia e até previne uma gama extensa de riscos e para isso coloca instituições, áreas e profissionais para defender a imagem das empresas. O pobre indivíduo tem a sua proteção enquadrada em grandes abstrações como os direitos humanos, os ministérios públicos e as constituições nacionais. No cotidiano, os fatos mostram um indivíduo desprotegido legalmente da máquina fotográfica invasiva do celular, das formas digitais de bullying, da calúnia, injúria e difamação digitais, dos materiais não autorizados e disponibilizados na internet especializada em audiovisuais e nas chamadas redes sociais.

Avatares envelhecidos e desconectados do tempo

A Constituição Federal brasileira de 1988 destaca claramente a inviolabilidade da honra e da imagem das pessoas, o direito à privacidade, à intimidade. No entanto, de lá para cá apareceu, alavancada pelas tecnologias digitais, toda a sorte de Big Brothers governamentais e os ligados às grandes corporações mediáticas tradicionais e às novas, como o Google, Microsoft e as teias digitais do Orkut, Facebook e Twitter. Articulados com essas megaredes digitais estão os Little Brothers, versões atualizadas dos paparazzi, indivíduos que esquadrinham as vidas dos simples mortais, das figuras públicas e das celebridades, arrebentando com identidades, imagens e reputações. E a defesa cotidiana atualizada do princípio constitucional ligado ao direito à privacidade no ambiente dos tribunais não acontece com a velocidade e a eficácia de um mundo que se locomove à velocidade da luz.

A proteção à privacidade nesse novo ambiente de informação e comunicação intensiva é um tema que não chegou com força ao Legislativo e, também, aos debates travados pelos candidatos das eleições presidenciais deste ano. Dilma e Serra discutem ainda um mundo sem internet, sem redes sociais e sem a parafernália tecnológica que explodiu os muros que separavam a casa do ambiente das ruas. Talvez por isso estejam com as suas imagens parecidas com avatares envelhecidos e desconectados do nosso tempo.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Paulo Nassar

Diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje); professor titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); doutor e mestre pela ECA-USP. É coordenador do Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN), da ECA-USP; pesquisador orientador de mestrado e doutorado (PPGCOM ECA-USP); pesquisador da British Academy (University of Liverpool) – 2016-2017. Entre outras premiações, recebeu o Atlas Award, concedido pela Public Relations Society of America (PRSA, Estados Unidos), por contribuições às práticas de relações públicas, e o prêmio Comunicador do Ano (Trajetória de Vida), concedido pela FundaCom (Espanha). É coautor dos livros: Communicating Causes: Strategic Public Relations for the Non-profit Sector (Routledge, Reino Unido, 2018); The Handbook of Financial Communication and Investor Relation (Wiley-Blackwell, Nova Jersey, 2018); O que É Comunicação Empresarial (Brasiliense, 1995); e Narrativas Mediáticas e Comunicação – Construção da Memória como Processo de Identidade Organizacional (Coimbra University Press, Portugal, 2018).

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
  • Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social
  • Fernanda Bolzan assume diretoria do Capítulo Aberje Rio
  • Empresas ainda avaliam participação na COP30, aponta pesquisa Comunicação e Engajamento Empresarial na COP30
  • Cíntia Liberato assume diretoria do Capítulo Aberje Bahia

ARTIGOS E COLUNAS

  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia
  • Hamilton dos SantosA comunicação precisa ser parte do legado da COP30

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade