PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
26 de agosto de 2016

Preparo, prazer e propósito

Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

Estar preparado para o que vem pela frente faz com que o sucesso aconteça naturalmente. Mas o que vem pela frente exatamente? Nem tudo que vem pela frente está obscuro em uma bola de cristal; algumas coisas estão claras.

Você é um profissional, e a comunicação tem e terá um papel fundamental durante toda sua carreira. Um segundo ou até um terceiro idioma para que seja capaz de se comunicar com diferentes países e culturas, dificilmente deixará de fazer parte de seu futuro à medida que você for crescendo em sua carreira corporativa.

A lista pode continuar, mas vamos nos ater à comunicação no segundo idioma mais falado no planeta e o mais importante corporativamente: o Inglês. Por que uns aprendem e outros não?

A aprendizagem ou o desenvolvimento de uma habilidade de qualquer pessoa depende de alguns fatores primordiais. Aprendemos algo, principalmente adultos, por prazer, necessidade, conveniência ou propósito. Muitas pessoas com quem caminhei no processo de orientação, logo no início da primeira sessão me disseram que odiavam o Inglês, e minha pergunta sempre foi: O que ele fez de tão ruim para levar você ao ponto de despertar um sentimento tão negativo? Normalmente recebo um olhar de interrogação ao invés de uma resposta.

Dizer que você odeia, ou ama um idioma, na minha cabeça faz tanto sentido quanto dizer que odeia uma chave de fenda ou um martelo. O idioma é uma ferramenta e como tal ele é útil ou não, fora disto, ele é totalmente inócuo. Pensando assim, o seu relacionamento com seu aprendizado deve sempre manter isto em mente: idioma não é um fim em si, mas sim, um meio para atingir seus objetivos. Como qualquer outra ferramenta, seja uma chave de fenda ou Excel, você não aprende para usar, você usa para aprender. A aprendizagem é muito prática e pouco teórica.

O primeiro passo para aprender algo novo é responder à pergunta: Para quê? Na questão idioma pode ser:

Necessidade – Fazer apresentações, escrever e-mails, participar/liderar reuniões, defender a empresa perante os acionistas, vender, comprar.

Prazer – compreender letras de música, assistir filmes no original, leitura, viagens.

Conveniência – Não precisar de tradutores ou intérpretes.

Respondendo à pergunta: Por que alguns aprendem e outros não?

Aqueles que focam no propósito aprendem, aqueles que focam no idioma… nem tanto. Uma boa escola, com uma metodologia bem estruturada e adequada ao seu estilo de aprendizagem, sem dúvida vai ajudar você a praticar, orientar e acelerar seu desenvolvimento de forma direcionada a seus propósitos. Mas o seu envolvimento com o idioma fora da sala de aula é que vai fazer a grande diferença.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade