PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
27 de outubro de 2017

Preparo e fracasso

Rolf Helmuth Goldberg
 
  • COMPARTILHAR:

Fracasso

Henry Ford, Thomas Edison, Walt Disney, dificilmente são associados à palavra fracasso, mas na verdade eles passaram por grandes dificuldades antes de se tornarem ícones de sucesso.

Henry Ford faliu duas vezes até abrir o que hoje é conhecida como Ford Motor Company e uma das suas frases mais conhecidas é: “o fracasso nada mais é do que uma oportunidade de começar de novo, desta vez de forma inteligente”.

Walt Disney também foi à falência por dificuldades em administrar as finanças de sua primeira empresa.

Thomas Edison, entretanto, leva o troféu: dizem que ele falhou 10.000 vezes antes de conseguir criar a primeira lâmpada elétrica viável comercialmente. Quando um jornalista lhe perguntou se ele se sentia um fracasso após 9.000 tentativas frustradas e se ele não deveria desistir, ele respondeu, “Por que deveria me sentir um fracassado? Por que eu deveria desistir? Agora, tenho certeza de 9.000 maneiras que uma lâmpada elétrica não funciona. O sucesso está muito próximo do meu alcance”.

Haja disciplina, haja persistência! Mas, é isso! Quantas vezes nos sentimos cansados e prontos para jogar a toalha? Por outro lado, também é sabido que existe uma linha muito tênue entre a persistência e a estupidez, saber quando parar é sabedoria. Começar de novo é disciplina. Mesmo porque, se não tentarmos de novo, vamos fazer o quê?

Quantas pessoas conheci que simplesmente desistiram de aprender um novo idioma e quantas vezes ouvi muitas delas dizendo: “eu já tentei de tudo, eu desisto”.

O mais interessante é que, depois de conversar com elas, a maioria que disse ter tentado de tudo, na verdade foram para diferentes escolas e seguiram fazendo as mesmas coisas em lugares diferentes. Sem querer, estavam seguindo a definição de loucura, fazer a mesma coisa esperando resultados diferentes.

Nós não aprendemos coisas iguais da mesma forma. Devemos ouvir um pouco mais a nossa intuição e, às vezes, até nossa preguiça pode ser utilizada de forma inteligente, pois ela provavelmente vai mostrar para você a forma mais fácil e confortável de fazer alguma coisa. Lembre-se que as grandes invenções sempre tiveram como objetivo de nos ajudar a fazer algo com menos esforço.

Um simples teste de estilo de aprendizagem pode facilitar consideravelmente a escolha do caminho a ser seguido, que tipo de metodologia, que tipo de aula, quais ferramentas de autodesenvolvimento devem ser utilizadas para facilitar e acelerar o aprendizado.

Vamos continuar focando no propósito do objetivo a ser atingido, seja ele perder peso, aprender um novo idioma ou criar o aplicativo que vai revolucionar o mundo.

Sem desistência. Não existe fracasso.

Vamos tentar de novo, mas de uma forma inteligente, como disse Henry Ford.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Rolf Helmuth Goldberg

Sócio e Chief Operations officer Paradigm Language Support. Sua empresa já orientou executivos em mais de 500 empresas com necessidades multiculturais. Iniciou seus estudos sobre andragogia em 1986 quando ainda estava na Faculdade de Psicologia na Universidade Gama filho. Desde 1994 trabalhando na área de educação executiva, como palestrante e consultor responsável pelo desenho da política e gestão de programas de treinamento, assessment e orientação de executivos.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Lançamento do “Manual do Patrocinador” reúne especialistas em roda de conversa na Aberje
  • Em entrevista para Anuário da Comunicação Corporativa 2025, Paulo Nassar discute papel integrador da Comunicação no cenário institucional brasileiro
  • Vivian Rio Stella é a convidada do episódio 147 do podcast FalAção
  • Museu da Pessoa destaca relação entre memória e clima para programação de 2025, em evento com presença da Aberje
  • Ana Pais assume vaga no Conselho Consultivo da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade