PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
03 de maio de 2016

Pra quê usar cartões de visita na era digital?

Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

Você tem cartões de visita? Não? Está na hora de repensar seus conceitos inovadores. Ok. Você deve estar dizendo: “mas o mundo agora é virtual e eu sou sustentável, não gosto de papel“. Ou ainda: “eu  me perco em papel, prefiro salvar os contatos direto no meu celular”.

Suas ponderações não estão erradas. Mas cabe aqui uma reflexão sobre o novo mundo em que vivemos. Estamos na era digital onde o virtual colabora imensamente para que possamos nos conectar. Mas para as conexões terem validade e perpetuarem-se, é necessário saber o limiar entre o real e o virtual. O mundo virtual nos ajuda a conectar sim, mas ele não pode ser mais importante que o mundo real, o off-line, aquele de carne e osso. Ou seja: nem tanto ao céu nem tanto a terra. E esse é o exato ponto de que tratamos aqui: a essência de relacionar está em tangibilizar os encontros, marcar, reverberar conexões. Tudo a ver com comunicação assertiva e palpável.

No exemplo do cartão de visita, estamos falando em ritualizar encontros e da essência do relacionamento. E os rituais na nossa vida servem para perpetuar e marcar momentos. Encontrou alguém? Deixe sua marca de forma tangível. Entregue seu cartão que, mais do que um papel com seu nome e telefone (porque isso podemos escrever até num guardanapo, não é?), é um objeto que revela sua identidade em cores, forma, textura e cheiro. Um cartão pode revelar muito sobre a pessoa que você encontra e a empresa que ela representa; além de ser, é claro, um jeito de reverberar uma marca.

Numa recente matéria, o The Economist mostrou porque o cartão de visita  tem prosperado na era eletrônica. O artigo chama a atenção para as formas dos cartões e os profissionais que o usam. Encabeçando o time, o top executivo da mídia digital e do mundo da inovação, Mark Zuckerberg, fundador do Facebook. Sim! Ele usa cartões de visita tradicionais.

Em um trecho, o artigo do The Economist resume: “O mundo dos negócios está obcecado com a noção de inovação, mas algumas coisas não precisam ser inovadas e a troca de cartões de visita ainda parece ser uma excelente maneira de iniciar um relacionamento duradouro. A troca ritual de retângulos de papel pode ser antiga, mas ainda muito utilizada”.

O autor ainda adjetiva o cartão de visita como um instrumento que contribui para a construção de laços sociais. Leia o artigo original aqui e o artigo traduzido pela Printi aqui.

Vamos trocar cartões?

 

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
  • Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
  • Fatores externos e transformação estrutural afetam orçamento da comunicação
  • Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social

ARTIGOS E COLUNAS

  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade