PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
23 de fevereiro de 2017

O pedido de Warren Buffet a Bill e Melinda Gates

O que esse trio pode nos ensinar sobre H2H no Business, na Filantropia e na Comunicação Corporativa.
Aberje
 
  • COMPARTILHAR:
Buffet, Bill e Melinda Gates na Carta Anual divulgada pela Fundação do casal
Buffet, Bill e Melinda Gates na Carta Anual divulgada pela Fundação do casal

Dez anos após doar parte da sua fortuna à Fundação Bill & Melinda Gates, o bilionário Warren Buffet escreveu uma carta ao casal para convidá-los a refletir sobre o mundo atual e seu papel na sociedade.

A resposta foi dada no Relatório Anual da Fundação, que abandonou completamente a linguagem sisuda e o formato exaustivo que esses documentos geralmente têm. Ainda que extenso, o relato dos Gates manteve a essência de uma carta: simples, direta e informal.

Bill e Melinda mostraram alguns pontos:

• A comunicação deve explorar os mais diversos recursos narrativos para tornar uma mensagem mais atraente. O Relatório Anual nada mais é que uma prestação de contas aos stakeholders e pode tornar-se muito mais leve, por exemplo, em forma de diálogo.

• Os números também saem ganhando quando a criatividade entra em cena. Os dados foram contextualizados pelo casal como se estivéssemos todos sentados ao redor de uma mesa. O formato e a linguagem deram alma ao balanço da organização.

• Como em qualquer conversa entre amigos, o passado pode ser resgatado. Ao mesmo tempo em que acentua a informalidade, cria também uma cumplicidade com o leitor. Bill e Melinda optaram por salpicar histórias curiosas, como um almoço no Mc Donald’s de Hong Kong que Buffet pagou com cupons.

• Imagens, infográficos e vídeos podem ser utilizados para aumentar a leitura e torná-la mais prazerosa. Um Relatório Anual ou de Sustentabilidade exige geralmente um bom investimento de recursos por parte de uma empresa. A importância desse relato é infelizmente desproporcional ao índice de leitura e aproveitamento das informações expostas no documento. A virada desse jogo pode estar na utilização da tecnologia e do design.

• É possível narrar experiências e sentimentos vividos sem soar piegas. O criador de IBM revelou até ter chorado ao conversar com um grupo de mulheres na Índia.

O Relatório Anual da Fundação Bill & Melinda Gates, ou a Carta Anual como eles denominam o documento, não reinventa a comunicação com investidores e com o público em geral, mas a torna mais significativa e difusa. Insere o propósito e os valores na narrativa e, principalmente, transforma em realidade o mantra das redes sociais: não há mais B2B ou B2C; há H2H. E isso vale para o business, para a filantropia e para a Comunicação.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
  • Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
  • Fatores externos e transformação estrutural afetam orçamento da comunicação
  • Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social

ARTIGOS E COLUNAS

  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade