PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
18 de agosto de 2021

O impacto da transformação digital na gestão de pessoas

Camila Padua
Thammy Marcato
 
  • COMPARTILHAR:

A transformação tecnológica traz inúmeros impactos que estão ligados diretamente à gestão de pessoas. Com isso, as estratégias que envolvem esse processo digital, inovação e cultura precisam estar alinhadas para seguirem na mesma direção. No âmbito organizacional, é necessário traçar métricas que sejam relevantes para cada empresa e entender como elas geram valor para os negócios.

O perfil cultural é um propulsor dentro desse processo de inovação digital e um dos pilares da inovação é a criatividade. O Brasil, em comparação com os demais países, se destaca nesse meio evolutivo, já que o perfil do brasileiro está altamente ligado à imaginação e às estratégias inovadoras. Outras regiões estão mais acostumadas com modelos processuais e técnicos, gerando um saldo mais lento no desempenho dentro desse cenário.

Apesar de toda evolução da tecnologia, automação dos processos e integração de sistemas, as pessoas que estão por trás das empresas precisam progredir junto com a transformação digital. É fundamental sair de uma lógica linear e fragmentada para um fundamento mais complexo e orgânico. Também é preciso atribuir um novo papel às pessoas diante desse processo, já que, a partir do momento em que o trabalho está conectado com um ecossistema específico, existe a maior flexibilidade para entender os grupos.

Nesse sentido, companhias que descartam a transformação digital podem perder tempo e não perceber a evolução do mercado. As curvas tecnológicas têm ritmos exponenciais e isso provoca uma pequena percepção do impacto para os negócios. Essa mudança pode parecer lenta no primeiro momento, mas se for comparada com os demais concorrentes que optaram pelo progresso, a diferença fica evidente. Na gestão de processos de negócios, o tripé que consiste em tecnologias, pessoas e processos deve estar alinhado às transições e precisa ser revisto sempre que houver uma nova adaptação dentro dessas atividades.

A tecnologia não é a solução, ela é apenas o meio. Portanto, as indústrias que continuarem na inércia e ignorarem a evolução dos grupos de interesse e do mundo corporativo poderão sofrer danos irreversíveis. Vale lembrar que as organizações precisam seguir essa linha evolutiva que o mercado impõe, mas devem também buscar desenvolver um trabalho focado na lógica de pessoas e não de máquinas.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Camila Padua

Camilla Padua é sócia-diretora líder de consultoria de pessoas da KPMG

Thammy Marcato

Thammy Marcato é sócia-diretora de inovação e transformação digital da KPMG

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
  • Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade