PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
23 de setembro de 2021

Não tem desculpas: Comunicação Interna é para pequenas e médias empresas também!

Gabriel Kessler
 
  • COMPARTILHAR:

Publicado originalmente no LinkedIn em setembro de 2021.

A Comunicação Interna tem a mesma missão, seja em uma empresa com 10 ou 10.000 colaboradores: informar e engajar o funcionário. Entretanto, ainda há quem acredite que a CI é algo feito apenas nas grandes organizações. Um grande engano!

Quando falamos de comunicação e pequenas e médias empresas, é comum ver o direcionamento de esforços para o público externo, para a captação de clientes. Isso é válido, mas é preciso olhar para dentro de casa para sustentar o crescimento do negócio. Afinal, colaboradores pouco engajados tendem a: produzir menos, com menos qualidade ou entrar para a lista de turnover.

Não adianta olhar apenas para fora e não cuidar de quem cuida/oferece seu serviço ou produto.

E digo mais! A Comunicação Interna existe dentro de qualquer empresa, quer queira, quer não. Normalmente está personificada em um líder, que age como canal informativo. Acredito que essa estratégia é bem arriscada, afinal você depende das habilidades de comunicação desse profissional e de sua disponibilidade para falar com os funcionários.

Sendo assim, as PMEs que ainda não apostam no potencial da CI devem ficar alertas em como essa decisão afeta negativamente a organização como um todo. Lembrando que profissionais desengajados ou alimentados com informações desencontradas impactam na qualidade do atendimento, na criação de soluções, na rotatividade… ou seja: no caixa da empresa.

A estratégia de uma empresa grande talvez não seja completamente aplicável para as pequenas, principalmente por se tratar de realidades e vivências distintas. Mas os princípios norteadores são. Os objetivos finais são os mesmos. 

Se você ainda não está convencido da importância de investir na área de Comunicação Interna, cito alguns dos benefícios:

  • Redução de ruídos (depender apenas do fator humano pode ocasionar desentendimentos);
  • Colaboradores bem-informados são mais engajados (e produtivos!);
  • A marca empregadora é trabalhada, melhorando assim sua imagem e credibilidade perante os colaboradores e para o público externo.

E como começar? O Dialog criou um infográfico, junto a parceiros, com boas práticas e dicas para bolar uma estratégia de Comunicação Interna eficiente para pequenas empresas (o material é ótimo para médias também!).

Se ficou interessado, você pode fazer o download aqui.

E quais são os desafios de CI enfrentados por você, que faz parte de uma PME? Me conta aqui nos comentários!

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Gabriel Kessler

Gabriel Kessler é CGO do Dialog.ci, startup responsável por desenvolver uma plataforma online de comunicação interna e RH, que funciona como um hub para o colaborador e melhorar o engajamento dentro das empresas.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
  • Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
  • Fatores externos e transformação estrutural afetam orçamento da comunicação
  • Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social

ARTIGOS E COLUNAS

  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade