PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
17 de maio de 2010

Não Alimente Ratos

DIEGO DOS SANTOS DAVID
 
  • COMPARTILHAR:

De onde vem o sorriso? Alguns dizem que dos lábios. Outros, do rosto. Estudos revelam que 42 músculos faciais são movimentados para que se expresse um simples sorriso. Talvez por isso tanta gente tenha resistência em sorrir para outras pessoas. Sedentarismo muscular, ou economia mesmo? Se exercitar a musculatura é gastar as forças, devem estar preocupadas em poupar sua energia, e não “desperdiçá-la” com algo tão “banal” quanto um sorriso. Precisam gastá-la para alimentar imagens de “dias ainda mais difíceis” que estariam por vir. De fato, quem pensa assim certamente não tem consciência de estar adotando uma linha impecavelmente auto-destrutiva.

Existe um outro caminho para quem deseja mudar esse cenário: cumprir seu papel na vida com alegria e dignidade e, por conseqüência, conquistar a tão almejada felicidade. Garanto que a rima não foi proposital, mas ilustra como nossas buscas mais preciosas podem ser encontradas na simplicidade de pensamentos e atos.

Observe que quando você tem um problema, tudo ao seu redor parece perder a cor, a beleza, o sentido. Você é capaz de olhar para um arco-íris e enxergá-lo em tons de cinza. Isso porque cedeu às suas piores emoções, ao seu sentimento de derrota, à desilusão e convidou tudo isso a penetrar em áreas vitais do seu ser. É como deixar os ratos que habitam os esgotos e galerias de sua cidade terem acesso livre a sua dispensa. Você certamente terá um grande prejuízo e colocará sua saúde e a de quem vive com você em risco, criando um foco de contaminação em sua própria casa. Assim fazem muitas pessoas quando não estão preparadas para as adversidades. Sem perceber, se rendem aos ratos.

Viver na escuridão do subsolo úmido, como fazem esse roedores, buscando estar protegido do “caos” exterior, é viver o próprio caos interno. Isso é da natureza deles, não da sua. Tenha pensamentos construtivos, elevados e sorria, sorria muito, sempre que tiver vontade. O sorriso tem dupla ação: é maravilhoso fortificante para a alma e um excelente “raticida”. Mas sorria de forma sincera, jamais burle essa lei, ou seu efeito poderá ser contrário. Faça com que seu sorriso se torne representante legítimo do amor pela vida que há dentro de você. Busque motivos para que ele aconteça, ainda que aparentemente não haja motivo algum.

Mais: transforme tudo o que conseguir em oportunidade para sorrir. Poupar essa energia não faz sentido, uma vez que a utilizando para fins nobres, fará com que ela se multiplique cada vez mais, trazendo-lhe os melhores dividendos.

Fuja das conversas de “botequim”, de grupinhos na empresa, ou no seu bairro que preconizam o final dos tempos. Essas pessoas ainda não aprenderam a direcionar sua energia para fins produtivos, tanto para si, quanto para os outros. Certamente, na percepção delas, os tempos de fato já acabaram, pois não conseguem enxergar outra perspectiva de vida, ou talvez não tenham pensado nisso até hoje. Ainda vão descobrir que têm todas as ferramentas para mudar a situação assim que desejarem, mas, por enquanto, querem angariar uma legião que se afine com suas idéias e assim transformar outras pessoas em iguais. Com isso ganham mais força para, em um curto espaço de tempo, poderem se justificar como vítimas de um processo coletivo de desmotivação. Na verdade, são vítimas mesmo, porém, delas próprias.
É isso que quer para sua vida?

Não são apenas os vampiros que transformam seres humanos em seus semelhantes ao aplicar sua mordida fatal. Os “ratos” também podem fazer isso se você lhes der oportunidade e poder.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
  • Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade