PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
17 de junho de 2016

Muito discurso; poucas ideias

Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

A divisão política da sociedade não é exclusividade do Brasil. Trata-se de um fenômeno global.  E na maior parte dos países, embora as ideologias e os conceitos dos diversos grupos apresentem diferenças marcantes, a prática muitas vezes se assemelha de tal forma que se torna difícil distinguir uns dos outros.

O penhasco entre os diferentes grupos surge menos pela diferença de ideias e conceitos e mais pela ausência delas, vitaminada pela falta de capacidade de processar as informações. Sem conteúdo, preenchem o tempo e o espaço com lugares-comuns e obviedades.

Isso mesmo. Num mundo extremamente conectado, políticos são a extensão da sociedade, que reproduz informação muito mais do que gera, replicando temas e opiniões que a maioria deseja ouvir. A polarização é fruto mais da postura do que das ideias.

Os resultados de eleições ao redor do mundo confirmam a divisão. No Brasil, Dilma Roussef obteve 51,64% dos votos e Aécio Neves, 48,36%, diferença de apenas 3,4 milhões de votos. Na Argentina, Mauricio Macri e Daniel Scioli (candidato de Cristina Kirchner) também disputaram a presidência da República voto a voto. No Peru, o economista Pedro Pablo Kuczynski (conhecido como PPK) venceu com 50,12% dos votos, ganhando de Keiko Fujimori, que obteve 49,88%. Ambos, porém, têm perfil conservador. Na Espanha, eleitores voltarão às urnas no dia 26 de junho, a segunda vez num período de cinco meses, já que os quatro principais partidos políticos não chegaram a um consenso para a formação de um novo governo, o que levou à convocação de novas eleições.

Os Estados Unidos seguem um caminho semelhante. Para nós, que não estamos envolvidos diretamente nas acaloradas discussões americanas – já bastam as disputas aqui no Brasil –, fica mais fácil ver que muitas vezes, apesar dos políticos serem de partidos tão diferentes, muitas propostas e muitas mensagens são as mesmas. Para confirmar, vá ao Youtube e clique em Hillary Clinton e em Donald Trump. Tirando uma ou outra frase, parece que usaram o mesmo texto de base e que contratam o mesmo ghostwriter para preparar os discursos.

Dois candidatos, dois partidos, dois eventos, mas muita sobreposição de temas. Agora em junho, em seus discursos para comemorarem a vitória em mais uma etapa da campanha (7/06) apoiaram-se em clichês semelhantes. Com frases parecidas e uma oratória muito similar, os abismos ideológicos entre os dois candidatos desapareceram devido ao uso de palavras e frases praticamente iguais:

TRUMP: Hoje à noite nós vamos fechar um capítulo na história e começarmos outro.
HILLARY: Agora que vocês estão escrevendo um novo capítulo dessa história.

TRUMP: Esta não é uma prova para mim, mas um testemunho a todas as pessoas que acreditavam em  uma mudança real …
HILLARY: A vitória desta noite não é sobre uma pessoa … Então, todos nós devemos tanto para aqueles que vieram antes e, hoje, a vitória é para vocês que acreditaram.

TRUMP: E nosso País nunca, nunca volta para baixo.
HILLARY: Nossa história se moveu nessa direção, graças às gerações de norte-americanos que não desistem.

TRUMP: Tenho viajado para muitos dos nossos Estados e vejo o sofrimento nos olhos das pessoas.
HILLARY: E eu aprendi sobre esses problemas e a promessa inacabada da América que vocês estão vivendo.

TRUMP: Nossa campanha recebeu mais votos do que qualquer disputa de primárias da história.
HILLARY: A primeira vez na história da nossa nação que uma mulher será nomeada por um grande partido.

TRUMP: Para aqueles que votaram em outra pessoa ou na outra parte, eu vou trabalhar duro para ganhar seu apoio.
HILLARY: Se você me apoiou, ou apoiou o Senator Sanders ou uma outra frente… todos nós precisamos continuar trabalhando na direção de um País melhor, de uma América mais forte.

TRUMP: Eu vou lutar por vocês, o povo americano. Eu vou ser o seu campeão. Estou indo para ser campeão da América.
HILLARY: Eu ouço você. Vejo você. Vou estar ao seu lado.  E, como presidente, estarei sempre a sua volta.

TRUMP: A beleza dos Estados Unidos é que permite a todos estarem juntos.
HILLARY: Porque nós somos mais fortes juntos.

Donald Trump disse nesse mesmo discurso que “não importa o partido. A disputa não é entre republicanos ou democratas”. O entendimento, com isso, é que vale tudo na disputa pelo poder, independentemente de qualquer coisa, inclusive de princípios. Tomara que haja uma reviravolta na comunicação global e que ideias e mensagens sejam expostas publicamente e o conteúdo se sobreponha ao discurso fácil e pré-fabricado. Caso contrário, as futuras gerações não terão motivos para se orgulhar.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Lançamento do “Manual do Patrocinador” reúne especialistas em roda de conversa na Aberje
  • Em entrevista para Anuário da Comunicação Corporativa 2025, Paulo Nassar discute papel integrador da Comunicação no cenário institucional brasileiro
  • Vivian Rio Stella é a convidada do episódio 147 do podcast FalAção
  • Museu da Pessoa destaca relação entre memória e clima para programação de 2025, em evento com presença da Aberje
  • Ana Pais assume vaga no Conselho Consultivo da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade