PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
08 de dezembro de 2023

Inteligência Artificial Generativa: inimiga ou aliada?

Patricia Santana de Oliveira
 
  • COMPARTILHAR:

A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais inserida no nosso dia a dia, interagindo com o mundo ao nosso redor e facilitando a vida de pessoas e empresas. Trata-se de uma área da Ciência da Computação cujo objetivo é criar sistemas que sejam capazes de realizar tarefas por meio de machine learning (ou aprendizado de máquina) para nos liberar de atividades consideradas mecânicas. É ela que está por trás daquela recomendação certeira no seu streaming preferido, do anúncio que surge no seu feed ‘do nada’ e da classificação de fotos nas suas redes sociais, com direito a vídeos divertidos das suas melhores lembranças.

Mas e a IA generativa? Um dos assuntos mais comentados desde o final de 2022 com a popularização do ChatGPT, essa tecnologia é capaz de criar algo totalmente novo a partir de uma análise intrincada dos padrões de dados existentes. No mundo dos negócios, é possível vislumbrar aplicações da IA generativa em diferentes setores. Na área jurídica, por exemplo, ela pode realizar pesquisas e analisar jurisprudências. Na indústria, consegue desenvolver novos produtos com base nas preferências e comportamentos do cliente. Já no setor de finanças, serve para avaliação do risco de crédito e recomendar investimentos sob medida. Na medicina, tem avançado bastante na precisão e agilidade de diagnósticos. A lista de possibilidades é longa e muito real. Tanto é que dados de um estudo recente conduzido pela Bloomberg Intelligence (BI) apontam que as IAs generativas terão um mercado de US$ 1,3 trilhão até 2032.

Agora, olhando para os setores considerados mais criativos, como o marketing e a publicidade, de que maneira essa nova tecnologia vem transformando o jeito como as marcas se comunicam com seus públicos? Será esse o temido momento em que a criatividade e engenhosidade humanas serão definitivamente substituídas pelas máquinas? A verdade é que materiais produzidos pela IA sem a supervisão de profissionais qualificados não costumam alcançar o impacto esperado e nem mobilizar o interesse genuíno dos consumidores. Se usada de forma inteligente e responsável, a IA generativa pode trazer uma série de benefícios, como aumento da eficiência em termos de tempo e custos, escalabilidade, personalização e criatividade. O segredo é encará-la como uma ferramenta de suporte, não como adversária. Ela trouxe uma explosão de criatividade, democratizando a criação. Uma campanha pode ser criada em segundos.

Assim como vem acontecendo em outras partes do mundo, a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) elaborou um guia sobre os impactos da IA Generativa na Publicidade. Dentre as recomendações, a Associação incentiva a capacitação e qualificação das equipes para que o uso da tecnologia seja feito de modo adequado e seguro, além do desenvolvimento de políticas de governança internas e a incorporação de preceitos éticos e normas morais nos comandos presentes nos sistemas de IA Generativa, dentre outros. São medidas que visam desmistificar essa nova tecnologia e incentivar seu uso de forma ética e responsável. Afinal, ela criou um mundo de ilusões. Imagens e músicas “falsas”. Recentemente, campanhas com inteligência artificial envolvendo pessoas que não estão vivas. A IA tem um fator que pode potencializar a fake News. Por isso, é importante discutir regulamentação e evoluir as camadas delas para os novos cenários. Se a inteligência artificial pode ser treinada e receber informações capazes resolver problemas como conselhos para um dilema, cada vez mais as pessoas ficarão conectadas e usarão estes recursos. O que vai ser essencial é usar essa tecnologia para fortalecer as nossas raízes humanas.

Historicamente, a cada vez que surge uma inovação, ela vem acompanhada de temores e discussões sobre a sua adequação. Já vimos isso acontecer com o surgimento do rádio, da televisão e da internet. Já que o progresso é inevitável, precisamos ir além das discussões filosóficas e incentivar a criação de regras capazes de abranger tópicos como governança de dados pessoais e privacidade, documentação e manutenção de registros, transparência e prestação de contas, supervisão humana, precisão e segurança. É preciso criar padrões que orientem a geração responsável de conteúdos por esses novos sistemas, criar diretrizes e auditorias contínuas de processos e incentivar empresas e lideranças a refletirem sobre os seus papeis nessa nova realidade. Até porque nossa realidade atual é extremamente desigual e não queremos que modelos ultrapassados do “mundo real” se perpetuem no digital com a IA. Inclusive porque o que está posto ainda hoje, infelizmente, continua envolto em muito racismo, machismo, sexismo, gordofobia, LGBTfobia etc. Então, precisamos muito do olhar humano para promover a diversidade e inclusão nestes conteúdos que vão ser produzidos pela IA. Afinal, neste novo modelo de sociedade, onde a tecnologia evolui de forma cada vez mais rápida e as relações humanas são constantemente alteradas, é fundamental encontrar caminhos para lidar com estes impactos, observando com muita atenção sempre questões éticas e de segurança.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Patricia Santana de Oliveira

Formada em Jornalismo, com pós-graduação em Marketing e MBA em Comunicação Corporativa, soma mais de dez anos de experiência em comunicação corporativa. Tem passagem por agências de PR e Publicidade e está há mais de 2 anos à frente da área de Comunicação Corporativa da TecBan, no qual é responsável por construir uma reputação positiva de longo prazo para a empresa e seus negócios, por meio de ações de comunicação 360º.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Lançamento do “Manual do Patrocinador” reúne especialistas em roda de conversa na Aberje
  • Em entrevista para Anuário da Comunicação Corporativa 2025, Paulo Nassar discute papel integrador da Comunicação no cenário institucional brasileiro
  • Vivian Rio Stella é a convidada do episódio 147 do podcast FalAção
  • Museu da Pessoa destaca relação entre memória e clima para programação de 2025, em evento com presença da Aberje
  • Ana Pais assume vaga no Conselho Consultivo da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Vinícius GhiseMataram as agências…de novo
  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade