PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
21 de dezembro de 2021

Inspiração e transpiração: inovação colaborativa garante histórias de sucesso

Ornella Nitardi
 
  • COMPARTILHAR:

Mais um ano acabando – e como voou este ano! Creio que esta opinião é uma unanimidade. Talvez tenha passado tão rápido porque nos adaptamos ao trabalho remoto, educação à distância, às inúmeras conversas e reuniões transmitidas pelas plataformas digitais. Até feiras, eventos e confraternizações migraram para o novo formato, mais seguro para a saúde de todos.

E não foi diferente para nós do Centro de Experiências Científicas e Digitais da BASF, o onono, que criamos um espaço físico dedicado à inovação colaborativa, mas que já contava com toda a infraestrutura digital e felizmente estava preparado fazer essa migração das atividades.

Este ano o trabalho foi intenso, com muita inspiração – e transpiração, para nos consolidarmos como ponto focal para os esforços de inovação colaborativa com clientes e parceiros, indo além da oferta de soluções químicas. Procuramos entender qual é a “dor”, o problema que nosso parceiro busca resolver e nos inserimos num ecossistema para solucionar. Estamos unindo elos, abrindo cada vez mais a BASF, que tradicionalmente já é muito inovadora em suas soluções, mas permitindo a troca com outros atores e criando em conjunto, oferecendo novas oportunidades e possibilidades para os nossos clientes.

Entre os desafios que trabalhamos, houve o desenvolvimento de produto para cosmética com economia de água, mas que também é mais sustentável do ponto de vista de embalagem e da isenção de poluentes. Nós não temos necessariamente todas as soluções para o novo produto, mas, inserindo a questão no ecossistema de inovação, atraímos empresas que oferecem possibilidades diversas, desde ferramentas digitais a ingredientes naturais. Assim, estamos colaborando para a criação de produtos melhores para o nosso cliente e para o consumidor. Foram desenvolvidas outras propostas em conjunto com parceiros das indústrias do papel, automotiva, bem como dos negócios BASF. Está sendo gratificante receber o retorno extremamente positivo de todos os participantes desse desafio.

Essa cultura colaborativa tem mudado a mentalidade das diversas áreas de negócios da empresa, que já estão se abrindo para novas oportunidades e estão crescendo junto com os clientes nessa jornada. Temos um ótimo exemplo com a Suvinil, marca de tintas decorativas da BASF, que lançou uma oficina de ideação para as suas embalagens junto com a Braskem orientada a estudantes de design para repensar as embalagens e que gerem uma melhor experiência para o consumidor, do momento da compra até a aplicação, com o menor impacto ambiental possível.

Este ano realizamos dez desafios com a  nossa Central de Startups e comemoramos o fato de a empresa ser novamente considerada a empresa a TOP 1 da Indústria Química e, este ano, a 4ª colocada no ranking das TOP 100 Open Corps 2021, como reconhecimento às nossas diversas incursões em inovação aberta com foco em startups.

Nesse balanço positivo de um ano onde predominou o digital, foram realizadas mais de 23 mil conexões on e off line. Realizamos mais de 95 live webinars, alcançando mais de 33 mil participantes e abordando desde temas técnicos, elaborados por nossas áreas de negócios, passando por ESG, diversidade e inclusão, sempre com a proposta de inspirar e colaborar para a construção de uma jornada positiva. Cerca de 50 estudantes participaram do Programa Universidades com um desafio de tecnologias voltadas para a gestão logística. No canal [e]motion levantamos temas de negócios e carreira voltado a profissionais e pequenas e médias empresas e contamos com cerca de 1600 participantes, que assistiram a 13 webinars, inclusive realizados com outras empresas e organizações. Aliás, todo esse rico conteúdo segue disponível gratuitamente na plataforma onono+. O público interno também teve o seu exclusivo BASF Channel+ que trouxe assuntos relevantes e estratégicos, voltados ao letramento em sustentabilidade e inovação.

Buscando captar o lado humano e os desafios que ainda estão por vir, promovemos a série Diálogos para o Futuro, reunindo personalidades do mercado que debateram sobre o futuro da sustentabilidade, da inovação e das pessoas. Essas realizações têm sido transformadoras para todos nós e têm sido um trabalho a muitas mãos que transcende as fronteiras do onono.

Neste último trimestre testamos a retomada gradual das atividades presenciais, sempre colocando a saúde das pessoas em primeiro lugar. Já temos várias novidades para incrementar as experiências transformadoras, que funcionarão em uma fusão entre o mundo físico e digital, conceito que vem sendo chamado de “phigital”. Teremos a Estação de Economia Circular, para ativar toda a cadeia de valor do plástico e seus influenciadores, um media lab que inclui estúdio com infraestrutura técnica para preparação de podcasts, vodcasts, vídeos para as mais diversas finalidades. Também estamos inaugurando nosso canal no YouTube e o podcast “Deu Química!” ampliando ainda mais o alcance das nossas mensagens.

Como um espaço de mudança cultural, procuramos nos antecipar com inovações que atendam às necessidades da sociedade e que contribuam genuinamente para o nosso propósito de criar química para um futuro sustentável. Com todas essas iniciativas, queremos reforçar o quanto nós somos um agente de “future readyness”: agregando valor de forma significativa ao negócio dos nossos clientes como apaixonados por desafios e como caçadores de soluções. E você, também está preparado para o presente e de olho no futuro? Então venha para o onono e vamos cocriar.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Ornella Nitardi

Ornella Nitardi é gerente de Inovação Aberta e Ecossistemas Digitais para América do Sul da BASF.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Lançamento do “Manual do Patrocinador” reúne especialistas em roda de conversa na Aberje
  • Em entrevista para Anuário da Comunicação Corporativa 2025, Paulo Nassar discute papel integrador da Comunicação no cenário institucional brasileiro
  • Vivian Rio Stella é a convidada do episódio 147 do podcast FalAção
  • Museu da Pessoa destaca relação entre memória e clima para programação de 2025, em evento com presença da Aberje
  • Ana Pais assume vaga no Conselho Consultivo da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Vinícius GhiseMataram as agências…de novo
  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade