PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
21 de julho de 2020

Imagem: o despertar para as boas atitudes

Emerson Couto
 
  • COMPARTILHAR:

Falar de imagem e reputação é falar de atitudes coerentes e sintonizadas com valores estabelecidos como primordiais em uma sociedade civilizada, como responsabilidade e respeito a pessoas e a todo o ecossistema. É compreender como estamos sendo percebidos pelo outro e, com base nesta consciência que criamos de nós a partir do outro, fortalecer nossos bons comportamentos e abandonar os nocivos aos que nos rodeiam.

É um despertar mais do que necessário e urgente, para empresas, governos e todo tipo de liderança. Uma boa imagem não se constrói ou sustenta por promessas ao vento. A confiança do outro depende de um perfeito alinhamento entre a minha comunicação e as minhas atitudes responsáveis. Falar de imagem e reputação é falar de maturidade.

A Curado & associados, consultoria especializada em mensuração e gestão da imagem e da reputação, divulgou estudo sobre a imagem internacional do Brasil no segundo trimestre de 2020, a partir da análise de conteúdo publicado por sete veículos de imprensa de grande relevância mundial e pluralidade editorial, e utilizando a metodologia iVGR – índice de Valor, Gestão e Relacionamento. Foram três os temas que ganharam mais destaque – a pandemia da Covid-19, a demissão do ministro Sergio Moro e a devastação da Amazônia. O Brasil tem imagem bastante desgastada no exterior, com a projeção de um governo em crise ética e com falência de sua gestão. O estudo sobre a imagem internacional do Brasil pode ser acessado em https://www.ivgr.com.br/estudo-brasil-internacional.

A imagem negativa do Brasil no exterior no segundo trimestre não foi muito diferente da projetada nos primeiros três meses do ano. Aumentou essencialmente a visibilidade desta imagem já ruim. No caso específico da gestão da Covid-19, tema que mais apareceu, as matérias negativas avançaram 152% no comparativo trimestral. Em 2019, por ocasião das queimadas na Amazônia, estudo semelhante já indicava que o Brasil tinha avaliação desfavorável nas dimensões ética (valor) e de entrega de resultados (gestão). Políticas erráticas e falas carregadas de conflito eram o início da cristalização de uma má reputação.

O prejuízo à confiabilidade do país é consequência natural, uma tendência antiga que agora se confirma: investidores estrangeiros ameaçam adiar grandes projetos no Brasil, sobretudo pelas políticas do governo nocivas ao meio ambiente.

Para mudar o quadro, não basta ajustar a comunicação. É preciso repensar atitudes.

A mesma lógica aplicada a governos vale para as empresas. Para atrair a confiança de investidores e de talentos para seu time de colaboradores, para atrair o respeito das comunidades e dos clientes, é o olhar do outro que vai indicar se estas empresas são ou não merecedoras desta confiança e deste respeito. É a qualidade de valores, entregas e relações das empresas que vai determinar um final feliz ou não. Ninguém mais passa impune à percepção pública.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Emerson Couto

Emerson Couto é jornalista, escritor e consultor da Curado & Associados, empresa responsável pelo índice Valor, Gestão e Relacionamento (iVGR), ferramenta de mensuração de imagem e reputação que combina tecnologia e inteligência humana.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
  • Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
  • Fatores externos e transformação estrutural afetam orçamento da comunicação
  • Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social

ARTIGOS E COLUNAS

  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade