PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
30 de junho de 2015

Identidade e Imagem: dá “pano pra manga”!

Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

Falar de identidade e imagem é um assunto que rende boas reflexões e discussões, isto é, dá “pano pra manga”! Vou me arriscar a costurar esse assunto em tão pouco espaço, pois o tema é de muita relevância para indivíduos, organizações e debate acadêmico.

Pontos de vista sobre essa questão, na literatura e no meio empresarial, são bem amplos, seja na perspectiva conceitual, seja na prática organizacional.

Proponho, aqui, um teste, em forma de “múltipla escolha”, para você refletir sobre o assunto.

Marque abaixo a(s) opção(ões) que melhor reflete(m) a sua resposta para a questão:

“Uma organização pode ter mais de uma identidade? E mais de uma imagem?”.

 

Com relação à Identidade, uma organização:
(   ) pode ter identidade fraca.
(   ) pode ter uma identidade única, tangibilizada por todos da organização.
(   ) pode mudar sua identidade ao longo do tempo.
(   ) pode ter uma identidade multifacetada.
(   ) pode ter mais de uma identidade, em determinada época ou contexto.

 

Com relação à Imagem, uma organização:
(   ) pode ter sua imagem fraca percebida por seus públicos de relacionamento.
(   ) pode ter uma imagem forte perante seus públicos.
(   ) pode mudar sua imagem ao longo do tempo.
(   ) pode ter mais de uma imagem perante seus públicos.
 

Se a quantidade de alternativas o deixou incomodado e o fez refletir ou mudar de opinião, parabéns! Acredito que é nessa direção que aprendemos e amadurecemos.

Na minha (modesta) opinião, profissionais e organizações tendem a mitificar o assunto e tratam o conceito de identidade e imagem organizacional como uma espécie de “busca da perfeição”, ou seja, uma organização deve ter sua identidade e imagem fortes; mais além: únicas. Será uma realidade palpável ou uma utopia? Ou simplesmente tudo isso faz parte de um contexto dinâmico e complexo do qual fazemos parte?

Convido-o a pesquisar sobre o tema, analisar o contexto da sua organização, debater com colegas ou postar seu depoimento nesse espaço.

No próximo artigo continuarei a tecer sobre esse assunto e a costurar o restante da “manga”. Apresentarei uma síntese envolvendo a percepção de alguns profissionais somada ao que diz a literatura e à minha experiência.

Até lá.

 

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
  • Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social
  • Fernanda Bolzan assume diretoria do Capítulo Aberje Rio
  • Empresas ainda avaliam participação na COP30, aponta pesquisa Comunicação e Engajamento Empresarial na COP30
  • Cíntia Liberato assume diretoria do Capítulo Aberje Bahia

ARTIGOS E COLUNAS

  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia
  • Hamilton dos SantosA comunicação precisa ser parte do legado da COP30

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade