Hipocrisia do impeachment

As instituições disciplinares da nossa sociedade muito aquém de serem educativas, como definiu Foucault, “produziram uma maquinaria de controle que funciona como um microscópio do comportamento; as divisões tênues e analíticas por elas realizadas formaram, em torno dos homens, um aparelho de observação, de registro e de treinamento (doutrinação). Nessas máquinas de observar, subdividir olhares, estabelecer entre eles escalas, comunicações, fazer que de sua multiplicidade calculada, resulte um poder homogêneo e contínuo.”
Vejo nas redes, as discussões e os debates em torno da política governamental, impeachment, eleições. Na minha opinião, não passam de debates vazios e que nada ajudará nas resoluções das dificuldades da nossa nação. Os mandatários do poder sabem disso.
Sempre evito fazer comentários diretos a tais assuntos, pois não deixaria de ser hipocrisia e perda de tempo da minha parte, pois sei que nessa democracia de fachada, não chegaremos a lugar algum com tais discussões.
Concordo, com Richard Dawkins, quando diz que é fácil levantarmos julgamentos morais, sendo que em grande parte da vida, não julgamos nossos próprios comportamentos corruptíveis, antiéticos e imorais. Ele diz assim: “uma das razões para o grande apelo exercido pela teoria da seleção de grupo talvez seja o fato de ela se afinar completamente com os ideais morais e políticos partilhados pela maioria de nós. Como indivíduos ou organizações, não raro, nos comportamos de forma egoísta (identidade). Nos momentos idealistas reverenciamos e admiramos aqueles que colocam o bem-estardos outros em primeiro lugar (imagem).”
Destaques
- COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
- Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
- Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
- Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
- Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar COP30: Comunicação como herança, consciência e potência políticaCarlos Parente A comunicação que transcendePablo Assolini Nem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?Rizzo Miranda ESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezasLeila Gasparindo Construir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH