Gestão da Comunicação além do que se vê
Fazer comunicação em uma empresa tão plural como a Triunfo Concebra é um desafio desde o início. É tudo muito. Muitos quilômetros de rodovias para administrar (são 1176,5 km de extensão). Mais de 40 postos de trabalho. Muitos profissionais espalhados por esse trecho. Diversas culturas e vivências de pessoas que estão no Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais, e que vêm do Brasil inteiro. Adicione algumas barreiras tecnológicas características do interior do país e temos uma amostra da empreitada que a área de Comunicação trabalha desde 2014.
Considerando esse cenário, acrescente toda a necessidade de comunicar e, principalmente, agir em tempos de Coronavírus. Por isso, gostaria de compartilhar alguns aprendizados e certezas em comunicação que vivemos desde março, quando iniciamos nosso plano de contingência na Triunfo Concebra.
- Levante diversos tipos de dados que podem interferir ou de alguma forma afetar as pessoas e o negócio antes de publicar o posicionamento da empresa.Edição especial do Trust Barometer da Edelman traz a informação que em oito dos dez países pesquisados, o empregador é visto como mais preparado sobre o vírus do que o país onde os indivíduos moram.
- Instrumentalize os líderes de frente para estarem preparados para falar e orientar as pessoas.Prepare material específico para eles com dados, orientações de como proceder em casos suspeitos e perguntas e respostas acerca do tema.
- Agilidade ao comunicar é fundamental.Use todos os canais disponíveis para que a informação chegue ao maior número de pessoas possível ao mesmo tempo.
- Seja claro, simples e direto nos comunicados.Compartilhe antes com as lideranças e lembre-se que existem pessoas com vivências diferentes e todos precisam estar alinhados com a mensagem.
- Alie orientação com prestação de contas do que a empresa está fazendo. Além de educar sobre o tema, fale e mostre o que a empresa está fazendo e quais serão os próximos passos.
- Seja constante, mas não caia na infoxication. O excesso de informações pode confundir e trazer ainda mais ansiedade. Mesmo que tenhamos muito para falar o melhor é eleger as informações chave e trabalhar com elas.
- Seja o ponto focal da alta gestão.Com a grande quantidade de ações a serem tomadas em diversas áreas da empresa, seja o profissional que vai manter a diretoria informada sobre o andamento dos trabalhos. Uma breve reunião diária ou até mesmo um informativo pode auxiliar no processo.
- Mostre que o trabalho continua.Dentro do possível, compartilhe as informações dos projetos e ações que já estavam acontecendo, celebre (mesmo que em outro formato) datas e marcos da empresa. Estamos vivendo um novo “novo” não é mesmo?
- Aproveite o momento para melhorar processos.Ouça, se coloque à disposição, alinhe expectativas. Perceba oportunidades de melhoria não só no processo de comunicação como da empresa como um todo.
- Documente todo o trabalho realizado.Faça uma linha do tempo com todas as ações e inciativas feitas por todas as áreas. Coloque datas, evidências, controles, fotos, listas e depois que tudo passar você terá um book completo de ações. Estamos vivendo um momento único que precisa ser documentado.
Não existe certo e errado. Existe o que funciona para o ambiente de comunicação da empresa onde você está. O importante é não deixar de ouvir as pessoas, mapear os cenários para os desdobramentos e agir preventivamente, sendo a fonte segura de informação para funcionários, familiares, clientes e comunidade.
Destaques
- Capítulo Aberje Minas Gerais realiza debate sobre Comunicação e emergência climática
- Terceira edição da revista Interfaces da Comunicação, da ECA-USP, já está disponível
- Em artigo no Poder 360, diretor-executivo da Aberje fala sobre impacto das mudanças climáticas no esporte
- Empresas apostam na humanização e autenticidade em ações com influenciadores
- Lab de Comunicação para Diversidade destaca papel do tema na estratégia das organizações
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