PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
14 de setembro de 2021

Estudo aponta alta confiança do colaborador na empresa; um reforço para Comunicação Interna

Gabriel Kessler
 
  • COMPARTILHAR:

A pandemia certamente causou um dos momentos mais delicados já vividos até hoje. Nesse cenário tão incerto e acentuado pelas fake news, a busca pelo conhecido e confiável se intensifica. Prova disso é o resultado da edição 2021 da Trust Barometer, realizada pela Edelman: as empresas são consideradas a única instituição confiável, competente e ética para 61% dos brasileiros. Essa avaliação abre um espaço importante para o fortalecimento da Comunicação Interna e do papel do líder comunicador.

Isso mostra que os colaboradores assimilam o que é comunicado pelas empresas como verdade, na maior parte dos casos, e também reforça a importância de uma cultura organizacional que tenha a confiança como um de seus pilares de sustentação.

A pesquisa também avaliou o nível de confiança em outras três instituições: ONGs (56%), imprensa (48%) e governo (39%). Para a agência, o resultado positivo das corporações pode ser relacionado às falhas dos governos para atender demandas das pessoas, tarefa que foi assumida pelas empresas.

 

Comunicação Interna dá bases para a confiança

A confiança não vem do nada: assim como um consumidor, o colaborador espera que as “marcas se posicionem sobre as questões sociais enquanto resolvem seus próprios desafios”. É nessa hora que a Comunicação Interna ampara a empresa (e, consequentemente, a estratégia de crescimento).

De acordo com o conteúdo “O futuro da comunicação no ambiente de trabalho”, da Deloitte: “ser capaz de fornecer informações relevantes sobre bem-estar ao colaborador no momento certo tornou-se uma obrigação.”

“Lembre-se de que os funcionários esperam encontrar as informações nas quais estão interessados na ponta dos dedos, assim como fazem em suas redes sociais favoritas, e o mesmo acontece com as comunicações no local de trabalho. Eles querem que as informações os encontrem onde estão – e não o contrário”, reforça o material. 

Ao trabalhar com uma estratégia de CI baseada na transparência, a confiança dos colaboradores na informação passada vem de forma natural, assim como a construção do viés comunicador da companhia.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Gabriel Kessler

Gabriel Kessler é CGO do Dialog.ci, startup responsável por desenvolver uma plataforma online de comunicação interna e RH, que funciona como um hub para o colaborador e melhorar o engajamento dentro das empresas.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade