PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
17 de agosto de 2021

Diversidade multigeracional

Marcos Santos
 
  • COMPARTILHAR:

As Olimpíadas de Tóquio mostraram que idade não é uma barreira quando o assunto é superar desafios para vencer. Da skatista Rayssa Leal, a mais jovem brasileira a conquistar uma medalha olímpica aos 13 anos, até o velejador Robert Scheidt, 48, maior medalhista brasileiro em Olimpíadas de todos os tempos, que completou sua sétima participação nos jogos do Japão. Outros veteranos estrearam e brilharam, como Carol Gattaz no vôlei. Depois de quase desistir da carreira por não ter participado das três edições anteriores da competição que todo atleta de alto rendimento sonha em fazer parte, a jogadora de 40 anos não apenas ajudou a seleção brasileira a levar a medalha de prata, mas também foi uma das protagonistas do time.

Em esportes coletivos como vôlei, basquete e futebol, é comum que grandes equipes sejam montadas mesclando a juventude e o vigor físico de alguns atletas com a maturidade e a liderança de outros, formando um conjunto harmonioso cujo equilíbrio é uma das chaves para o sucesso. Essa tendência também se aplica ao mundo corporativo, onde cada vez mais observamos três ou mais gerações atuando em uma mesma organização: baby boomers, geração X, Millenials e geração Z ou nativos digitais. Quanto mais harmônica e integrada for essa equipe multigeracional, melhor será o desempenho da empresa.

De acordo com dados divulgados pelo IBGE, a população brasileira com 50 anos ou mais superou 54 milhões de pessoas em 2020, o que representa cerca de 25% do total. E até 2050, 30% dos brasileiros terão mais de 60 anos, colocando o país na 6ª posição mundial entre aqueles com a população mais velha. Esse envelhecimento da população economicamente ativa no país traz desafios importantes não apenas do ponto de vista de recrutamento das pessoas, mas principalmente em como promover a inclusão e a integração das múltiplas gerações no ambiente corporativo.

Assim como no esporte, a longevidade no mundo do trabalho é uma realidade inconteste. As empresas são organismos vivos que dependem de um grupo de pessoas com diferentes habilidades e trabalhando em consonância por um objetivo comum. Quanto mais perspectivas e visões de mundo forem contempladas, maiores serão as chances de sucesso de um produto ou serviço. Cada geração agrega seu conhecimento, suas capacidades e experiências, e é dessa diversidade multigeracional que se extrai as mais inovadoras soluções e os melhores resultados para o negócio.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Marcos Santos

Marcos Santos é Diretor de Marketing e Demand-Generation da Unisys para América Latina, responsável pelo planejamento e execução das iniciativas de brand awareness e geração de demanda na região. Antes de ingressar na Unisys em 2012, Marcos desempenhou funções seniores em agências de Relações Públicas, como Sing Comunicação, Fundamento Grupo de Comunicação e Andreoli MSL. Graduado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, Marcos possui MBA em Gestão da Comunicação Corporativa pela Aberje, curso de extensão (pós-graduação) em Análise de ROI em Programas de Marketing e Comunicação pela USP e completou o Programa MicroMaster em Digital Leadership pela Universidade de Boston.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
  • Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade