Diversidade & Inclusão: por que a área de Comunicação precisa estar envolvida
Diversidade é o tema da vez nas grandes empresas – que bom – e entender que Diversidade é diferente de Inclusão – uma não vive sem a outra – é o novo foco de 2020. Uma empresa diversa, mas que não dá voz (inclui) as pessoas não funciona. A inclusão é o que mantém a diversidade e traz a tão sonhada inovação e pensamentos diferentes. Mas existe um terceiro elemento que precisa estar alinhado sempre: Comunicação – sim, com C maiúsculo.
O departamento de Comunicação é peça-chave para, junto com RH e direção da empresa, fazer da Diversidade uma realidade nas empresas. Existem muitos estudos sobre como a comunicação será e é a habilidade mais importante da década. Além de fundamental para gestores e funcionários, o papel da Comunicação nas organizações tem que ser visto como parte do negócio e fazer parte da estratégia.
A Comunicação facilita a integração entre os profissionais, faz com que a informação sobre a empresa circule entre áreas, que a liderança desça a estratégia para todos os funcionários e também é uma aliada na mudança cultural.
Quando falamos de políticas de Diversidade e Inclusão (D&I) eficientes e verdadeiras, a Comunicação vem para exercer uma função importante de disseminar a mensagem e ajudar na implementação dessa nova cultura.
Na Intel, costumamos falar que D&I é nosso pilar mais importante e permeia tudo que fazemos. Primeiro, porque é o correto; e segundo, porque acreditamos que empresas que não implementarem nos próximos anos políticas internas não vão sobreviver. D&I gera novas ideias, atrai e retém talentos e aumenta a receita. Inúmeros benefícios e ainda fazendo o correto – sensacional, não? Segundo estudo da McKinsey, empresas diversas tendem a lucrar 25% mais.
Muitas empresas têm investido nos últimos anos em departamentos de D&I ou em pessoas dedicadas ao tema – a Intel é uma delas – e acredito que isso é fundamental para vermos mudanças. Mas de novo: esses departamentos precisam estar alinhados com a alta direção. Diversidade e Comunicação não podem ser áreas suportes e sim parte do negócio.
E onde entra a Comunicação? Na promoção dos valores de D&I, sejam nas ativações internas, externas, materiais visuais e disseminação de conteúdo sobre o tema. Na Intel, andamos de mãos dadas: RH, Direção e Comunicação, e posso dizer que o resultado é incrível! Atingimos nossa meta de 2020 em 2018 já estamos traçando novos objetivos no Brasil e no mundo.
Destaques
- Conselho Regional da América Latina da Global Alliance promove troca de experiências entre membros
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados