PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
30 de agosto de 2016

Digital Influencers: antes de apostar nesse plano tático, conheça-os muito bem!

Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

O mapeamento e investimento de marketing em personagens influenciadores para ampliar a divulgação e alcance das marcas é um dos recursos mais utilizados atualmente nos planos de comunicação de agências e empresas. A escolha dos influenciadores certos, de acordo com o perfil da marca, pode impulsionar as vendas por meio de uma campanha ou até melhorar a reputação corporativa.

Porém, a escolha de uma personalidade para representar marcas e projetos, não pode ser tomada de maneira aleatória. Existem motivos palpáveis que justificam as escolhas realizadas pelas agências e empresas. O primeiro deles é a relevância de um famoso youtuber, instagrammer ou blogueiro. Esse fator varia em cada segmento, e na maioria das vezes, essas figuras influenciam diversos públicos significativamente mais do que celebridades em geral.

Dependendo do segmento de mercado em que a empresa está inclusa ou do produto que se quer divulgar, uma celebridade pode não ser tão interessante quanto um analista ou um acadêmico, por exemplo. Podemos dizer que o segundo motivo de escolha é a  paixão e a autenticidade com que eles produzem conteúdo. Esse fator foi exatamente o que os fizeram ter sucesso e dificilmente um influencer abraça a sua causa sem identificar-se com ela.

A probabilidade de conseguir o empenho de um influencer para divulgar a sua marca sem a devida recompensa financeira ou sem contratar uma agência para mapear os influenciadores que de fato se interessam pela sua empresa, é mínima. Até porque, o trato com eles acaba sendo relacional.

Segundo um estudo realizado pela companhia The Shelf, mais de 65% das empresas e marcas já utilizam estratégias de Marketing de Influência e 52% das empresas têm uma verba exclusiva para ações em mídias sociais. Entre as empresas que responderam a pesquisa e que investem em influencer marketing, todas reconhecem o considerável aumento de conversão para vendas, uma melhora na exposição da marca e de produtos e, ainda, significativo aumento da credibilidade e lealdade do consumidor.  Além de tudo, essa é uma excelente alternativa à publicidade online tradicional em banners e posts patrocinados (que, aliás, têm sido ignorados pelos usuários).

 

Algumas dicas para mapear influencers

– De modo simplista, podemos categorizar ao menos dez perfis de influenciadores: jornalistas, celebridades, autoridades, conectores, analistas, ativistas, experts, insiders, acadêmicos e disruptivos.

– É preciso identificar quem são os indivíduos que, de fato, alcançarão o seu público-alvo; qual é o relacionamento pretendido com este canal e com esta pessoa; e identificar os motivos pelos quais ela é a escolha certa para a sua marca.

 

Esse mapeamento precisa ser feito estabelecendo-se uma ordem de importância e, paralelamente, tendo em mente qual é o objeto da ação – se relacionamento, aumento de vendas, melhora da imagem corporativa, aumento da presença digital etc.

Durante a definição de quem serão os influenciadores, fique atento, pois nem sempre o número de likes ou a quantidade de seguidores são as métricas ideais para se contatar esses parceiros.

Quando falamos de digital influencers, precisamos estar atentos ao engajamento dos seguidores no canal, à qualidade de suas publicações e à repercussão social que eles provocam, o que deve ser condizente ao propósito e valores da sua empresa.

Outro ponto a se considerar é o mercado de atuação da empresa, afinal, não adianta fazer um excelente mapeamento de influenciadores e saber o que se quer divulgar, se o seu segmento tiver pouca representatividade nas redes sociais. Pensando nisso, deixo aqui o percentual de  representatividade de influenciadores em cada indústria.

Alimentação, beleza, faça você mesmo, família, saúde e mídias sociais são os mercados ideais para realizar a contratação de influenciadores. (Fonte: The Shelf)
Alimentação, beleza, faça você mesmo, família, saúde e mídias sociais são os mercados ideais para realizar a contratação de influenciadores. (Fonte: The Shelf)
  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Lançamento do “Manual do Patrocinador” reúne especialistas em roda de conversa na Aberje
  • Em entrevista para Anuário da Comunicação Corporativa 2025, Paulo Nassar discute papel integrador da Comunicação no cenário institucional brasileiro
  • Vivian Rio Stella é a convidada do episódio 147 do podcast FalAção
  • Museu da Pessoa destaca relação entre memória e clima para programação de 2025, em evento com presença da Aberje
  • Ana Pais assume vaga no Conselho Consultivo da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Vinícius GhiseMataram as agências…de novo
  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade