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05 de novembro de 2024

Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados

Agnaldo Brito
Imagem: Adobe Stock
 
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A construção de relacionamentos sólidos entre grandes organizações de infraestrutura e a indústria de base, ancorada na gestão estratégica de públicos e no fortalecimento de um diálogo social transparente, é uma jornada complexa.

Esse processo exige muito mais do que a adesão a diretrizes de governança, compliance ou gestão de riscos. Ele requer a construção de reputação e de uma comunicação que vá além da imagem, investindo no estabelecimento de um diálogo social sincero e de longo prazo, fundamental para a legitimidade e sustentabilidade dos projetos.

Dados e Diálogo Social

Os grandes projetos de infraestrutura causam impactos profundos nas comunidades e nos territórios onde se inserem. Diante dessas intervenções, é comum a mobilização de diversas equipes para coleta de dados sobre as regiões afetadas, reunindo relatórios sobre aspectos socioeconômicos, geográficos e culturais, além de identificar agentes locais favoráveis ou contrários ao projeto.

Porém, a mera coleta de informações não gera conhecimento se não houver a integração estratégica e coordenada entre os dados e a comunicação. E, invariavelmente, aí está um enorme desafio. A coleta de informações precisa ser acompanhada de uma interpretação cuidadosa e de uma articulação com a comunicação corporativa para se traduzir em conhecimento útil e relevante. Tal conhecimento norteará o planejamento da comunicação a partir de então e definirá as estratégias que serão adotados para que sejam alcançados os objetivos de aproximação e relacionamento.

O sucesso de qualquer intervenção depende de um planejamento comunicacional que vá além da simples divulgação do empreendimento. É fundamental que, antes da execução das ações, sejam definidas estratégias de abordagem, mapeamentos dos personagens relevantes do território e a delimitação dos limites de atuação. Incorporar-se à vida local não é um processo simples ou rápido, pelo contrário.

Sob uma aura de suspeições, a estruturação da comunicação para um efetivo diálogo social requer o estabelecimento de pontes, de relacionamento constante e de informações confiáveis e aferíveis. Qualquer mal-entendido significa retrocessos e um novo processo para restabelecer o diálogo.

A comunicação deve, portanto, ser estruturada em várias etapas para assegurar uma interlocução legítima e efetiva com a comunidade, transformando os dados em uma base para o diálogo social.

Esse trabalho conjunto entre equipes de Diálogo Social e Comunicação Corporativa possibilita uma leitura mais apurada das complexidades locais, oferecendo às organizações uma base sólida para a construção de valor, baseada em relações mais transparentes com as comunidades. Em se tratando de projetos que envolvem a observação de entes públicos de fiscalização e controle, tal diálogo se torna ainda mais fundamental.

As principais agências de comunicação no Brasil já possuem departamentos dedicados à coleta, análise e interpretação de dados. Essas informações são obtidas tanto por meio de tecnologias avançadas quanto através de diagnósticos realizados em campo, etapa crucial para capturar a realidade social do território. Para isso, é fundamental haver a integração desses dados. A integração irá permitir maior compreensão das dinâmicas locais, capacitando as organizações para a construção de um diálogo genuíno e uma gestão mais eficaz do relacionamento com a comunidades.

A construção desse conhecimento demanda, portanto, um trabalho multidisciplinar, envolvendo comunicação, consultorias especializadas e equipes de campo, em uma estrutura complexa e que deve estar coordenada. Quando bem executado, esse esforço integrado se torna um diferencial para as empresas, que conseguem avançar em direção a um diálogo social robusto e consistente, capaz de superar a desconfiança e fortalecer sua licença social para operar.

Nessa perspectiva, o desafio de criar um diálogo social sólido e de longo prazo exige mais do que dados – requer a capacidade de traduzir informações em insights e estratégias que promovam um entendimento genuíno das regiões impactadas. É nessa coordenação entre dados e comunicação que reside o verdadeiro valor para as organizações. O trabalho conjunto entre Comunicação Corporativa e Diálogo Social não apenas enriquece o conhecimento sobre o território, mas também fortalece o relacionamento com a sociedade, essencial para o desenvolvimento sustentável e para a perenidade dos projetos.

Pensar o diálogo social à parte da comunicação é um erro. Assim como pensar comunicação sem os insights dos times de diálogo social. A junção de ambos os times, a partir de uma gestão de dados, é o caminho para projetos estruturantes.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Agnaldo Brito

Agnaldo Brito é Líder da Prática de Infraestrutura e Indústria da AND,ALL, especialista em diversos segmentos da infraestrutura, como rodovias, portos, aeroportos, mobilidade urbana, energia e saneamento. Na comunicação corporativa tem atuado há mais de dez anos como especialista na comunicação estratégica para o setor de Infraestrutura e da Indústria de Base. Além da gestão de equipes de atendimento, tem larga experiência em gestão de crise e reputação de companhias do setor de infraestrutura. Ele atuou por mais de 20 anos nas principais redações da imprensa brasileira, entre as quais Gazeta Mercantil, O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo. É formado em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo – pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) e com especialização em Energia pelo Laboratório de Jornalismo da Universidade Estadual de Campinas (Labjor/Unicamp).

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