PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
06 de março de 2025

Diálogo e narrativa: o poder do relacionamento duradouro com jornalistas

Giovanni Nobile Dias
 
  • COMPARTILHAR:

O futuro é a forma como reagimos ao que acontece no momento presente. A reflexão é de Foucault, citado, por sua vez, nas reflexões do filósofo contemporâneo Byung-Chil Han. Empresto, aqui, esta base para poder discorrer, neste curto artigo, sobre a importância do relacionamento duradouro com jornalistas em um ambiente de comunicação cada vez mais fragmentado pelas redes sociais. Parto dessa ideia de que o futuro de uma sociedade depende de como reagimos aos acontecimentos presentes, e que a comunicação é uma arena crucial para essas reações.

A transformação estrutural dos meios de comunicação, de uma estrutura de anfiteatro para uma sem palco definido, resulta em uma percepção fragmentada da realidade. Se antes as TVs falavam para um amplo público passivo, agora temos uma comunicação desordenada e sem centro definido, com notícias embaralhadas com anúncios, memes e o que mais aparecer. Isso aumenta o desafio das assessorias de comunicação, que precisam lidar com a falta de estabilidade temporal e a “vertigem permanente de atualidade”.

A comunicação se torna uma ação fragmentada que exige repetição constante. Ou seja, um relacionamento constante e consistente com a imprensa é saudável, necessário e, por vezes, vital. Apesar da proliferação de informações nas redes sociais, as notícias produzidas por redações profissionais ainda são fundamentais para a democracia. O relacionamento constante e o diálogo com a imprensa são essenciais para transformar a fragmentação de “agoras” em narrativas consistentes, gerando continuidade temporal e racionalidade.

A sociedade, ao se deixar levar por uma comunicação onde não prevalecem os melhores argumentos, torna-se mais suscetível a fake news. A comunicação acelerada e a falta de escuta atenta levam à “desaparição do outro” e ao fim das ações comunicativas em esferas públicas.

Portanto, relacionar-se com a imprensa não é uma opção, mas uma necessidade vital para corporações, instituições públicas e atores políticos. Esse relacionamento constante e diálogo são fundamentais para moldar futuros, transformando a fragmentação das redes sociais em narrativas consistentes e ordenadas. Comunicar é ser constante, consistente, com fala ativa e escuta atenta, zelando pelo presente e moldando conscientemente o futuro.
Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Giovanni Nobile Dias

Jornalista especializado em comunicação em crises em organizações públicas e privadas e em comunicação popular e comunitária. Atua como gerente de gestão de risco de reputação no Banco do Brasil, onde também já gerenciou a assessoria de imprensa. Foi repórter na revista Piauí e em outros jornais. Palestrou sobre produção de conteúdos e sobre gestão de crises em eventos da Aberje, Campus Party, Embrapa, Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) e Fundação BB. É Top voice Linkedin em comunicações empresariais (2024) e já recebeu prêmios Aberje, além de prêmios de comunicação de outras entidades nos últimos 15 anos. É diretor do Capítulo Aberje Brasília.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade