PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
26 de abril de 2021

Conheça as 6 tecnologias mais usadas em comunicação no Brasil

Luciana Coen
 
  • COMPARTILHAR:

Publicado originalmente no LinkedIn em 14 de abril de 2021.

Meu olhar sobre a segunda edição da pesquisa “O Que Esperar da Comunicação Organizacional em 2021”, criada e coordenada pela Aberje.

Foram 204 empresas, das quais a maioria (57%) está no estado de São Paulo. 44% são companhias privadas e multinacionais, na sua maioria brasileiras e dos mais variado setores.

A primeira característica é que os times são pequenos. A média é de 8 profissionais por companhia, sendo que 49% das áreas têm até 5 profissionai! Tudo isso para cobrir Relações com Imprensa, Comunicação com Funcionários, Comunicação Executiva, Mídias Socias e Gestão de Crise. Não estou colocando nesta conta Responsabilidade Corporativa, Sustentabilidade (sim, um estudo sobre o qual vou falar aqui, mostra que profissionais de comunicação estão assumindo as áreas de Sustentabilidade das empresas na América Latina) e Relações Governamentais.

Te pergunto: ser um time pequeno é ruim? Minha opinião: não. Ruim é não ter recurso. O time interno pequeno nas empresas pode fazer da Comunicação uma área super ágil e resiliente. As áreas de comunicação trabalham com agências. De acordo com a pesquisa, 57% vão continuar trabalhando com agências e 34% vão aumentar seu trabalho com agências no futuro.

Isto é ouro. As agências nos dão perspectiva, oxigenam o time, trazem criatividade. Eu pessoalmente gosto de trabalhar com equipes de diferentes agências. Diversidade traz inovação. Não é à toa que a pesquisa traz as 6 tecnologias já incorporadas pelas áreas de comunicação nas empresas, por ordem de adoção:

  1. QR Code
  2. Apps (aplicaticos)
  3. Conteúdo 360
  4. Chatbot
  5. Realidade Virtual/Big Data
  6. Algoritmos/IA e Realidade Aumentada

Outra coisa que me chamou muito a atenção é um olhar para comunicação de questões sociais, que até bem pouco tempo atrás era “problema do governo”. Esta pandemia acelerou uma tendência, que é a do ativismo corporativo (você leu reportagem do Valor recente sobre isso?). Só 10% das empresas que responderam à pesquisa acharam pouco provável que vão começar a falar abertamente sobre questões sociais este ano. 58% começaram a fazer isso e 32% acham provável ou muito provável que devam começar este ano. Esta para mim é uma boa notícia também. Aumento de transparência no setor privado e todos olhando para uma só comunidade, #umsóplaneta.

E aproveito para trazer uma última questão, esta de gênero: 75% das pessoas que responderam à pesquisa são mulheres e 25% são homens. O ideal seria que fosse proporcional. Portanto, uma convocação aqui: venham homens trabalhar nesta área fantástica que é a comunicação!

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Luciana Coen

Profissional com mais de 20 anos de experiência em Comunicações Integradas, Jornalismo, Mídias Sociais, Relações Públicas e Sustentabilidade, Luciana Coen é jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com MBA em Comunicações Corporativas pela Syracuse International e Fundação Getúlio Vargas em Assuntos e Comunicações Corporativas. Trabalhou como repórter e editora de veículos especializados em tecnologia como Computer World e CIO Magazine. Desde maio de 2014 é Diretora de Comunicações Integrada e Responsabilidade Social Corporativa da SAP Brasil. É membro do Conselho da Associação Brasileira das Comunicações Corporativas (Aberje) e dos Comitês de Comunicação da AHK e de Sustentabilidade Amcham-SP.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Museu da Pessoa destaca relação entre memória e clima para programação de 2025, em evento com presença da Aberje
  • Ana Pais assume vaga no Conselho Consultivo da Aberje
  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade