PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
26 de outubro de 2016

A Comunicação não pode ser um museu de grandes novidades

Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

 

O que faz uma agência de comunicação e de conteúdo se não desempenhar o papel de parceira relevante para o cliente e seus negócios? De tempos em tempos, me pergunto como surgem e desaparecem as chamadas buzzwords que definem estratégias e caminhos para as ações de comunicação.

Independentemente de quais ferramentas ou termos da moda, como o PR Digital e o mais recente, Inbound Marketing, há que se ter claro o que de fato é relevante para o cliente – assim como em um consultório do dentista, em que o paciente até pode optar por um tratamento ortodôntico com sistemas fixos ou de placas removíveis, mas a orientação e indicação do melhor tratamento quem faz é o ortodontista.

O cliente pode querer um projeto de Inbound Marketing, pode estar investindo em mídia, mas será que são essas as estratégias mais eficientes para o seu negócio?  Por isso que a relação clara de representatividade e de consultoria compõe uma série de entregas que se transformam a cada dia.

Por exemplo, o SEO – search engine optimization – foi por muito tempo um serviço diferenciado das agências especializadas em marketing digital e um dos caminhos para que sites e marcas se destacassem na internet. Não demorou muito tempo para que esse tipo de serviço se tornasse parte de um todo e uma obrigação de entrega de toda agência que se preze. Por isso vejo com grande perigo negócios serem reinventados apenas a partir de buzzwords. Até porque todo o core business (e aqui mais uma buzzword!) tem que estar voltado para o que, de fato, é preciso entregar.

A bola da vez é o Inbound Marketing. E o que define o termo nada mais é o que já praticamos tem um tempo, ou seja, a produção inteligente de conteúdo com relevância contextual e entregue de forma personalizada e precisa; em cada canal e para cada público. O último estudo realizado pela Hubspot, no ano passado, diz que no Brasil 58% das empresas já praticam o Inbound Marketing.

Entre as prioridades do pacote de serviços apontados pelos clientes estão o aumento, a conversão e o alcance de público relevante. Já os desafios das agências são: garantir um orçamento suficiente, provar o ROI de marketing, fazer uma gestão de site e conteúdo inteligente, identificando as tecnologias certas, e contratar e reter equipe qualificada e de grandes talentos.

Por que Inbound Marketing é a buzzword da vez? Porque os leads gerados são 47% mais baratos que os conquistados em ações outbound e, comprovadamente, mais propensos a aumentar o ROI de marketing, ano a ano.

Portanto, o que a sua empresa faz para estar em alta? Como ela constrói valor e percepção? Nunca podemos nos esquecer de que o trabalho é feito por pessoas e o investimento em capital intelectual bem como a primazia no atendimento de sua conta são extremamente relevantes para o ROI de marketing. O andar lado a lado com seu cliente, entendendo as necessidades dele, independente da palavra da moda, conduz o sucesso da sua entrega.

No passado, empresas grandes ganhavam de empresas pequenas. Nos tempos atuais, apenas as mais rápidas sobrevivem. E isso eu garanto: nunca sairá de moda #inchbyinch.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
  • Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
  • Fatores externos e transformação estrutural afetam orçamento da comunicação
  • Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social

ARTIGOS E COLUNAS

  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade