PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
14 de março de 2016

Comunicação Estratégica – um caminho árduo para a vitória

Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

Tenho lido vários artigos, reportagens e outros textos sobre o papel estratégico da comunicação dentro das empresas.

Concordo com quase todos. Infelizmente, a constatação de que a maioria das empresas, incluindo grandes ícones capitalistas, ainda não conseguiu absorver tal pensamento em sua totalidade, também é incontestável.

A partir de agora, escreverei alguns artigos sobre quão estratégica considero a área de comunicação empresarial, identificando alguns “ralos invisíveis” de capital, bem como perdas de potencias receitas e de inovação por total “ausência de comunicação” das empresas com seu público alvo.

Não raro, clientes, que são os usuários dos serviços e produtos de qualquer empresa, tentam, numa batalha inglória, levar suas ideias de serviços e produtos as mesmas.

Não estou me referindo a reclamações e atendimento de SAC’s e ouvidorias. Esses, ainda que imperfeitos em sua maioria, melhoraram muito. Me refiro sim, a ideias de produtos, serviços e inovações que poderiam gerar receita e/ou economia para as empresas.

Tente vender uma ideia a IBM, GE, Nespresso, Google, Facebook, Nike ou Adidas, só para citar exemplos de empresas que trabalham com ideias que conheço de perto. É praticamente impossível alcançar alguém que realmente irá dar atenção, ou sequer ouvir/ler seu projeto/ideia.

Em geral, se você não conhecer ninguém dentro da empresa com a qual quer falar, conseguirá contato com uma central de atendimento, que “infelizmente” não poderá fornecer nenhum telefone do departamento com o qual você quer se comunicar e sim um e-mail genérico que “será direcionado ao departamento responsável”.

Se você ainda acredita em Papai Noel, Santa Claus, Coelhinho da Páscoa ou qualquer outro personagem semelhante, ficará satisfeito e feliz até receber um e-mail eletrônico respondendo de forma genérica ao seu e-mail (afinal, a culpa foi sua, que escreveu para um endereço eletrônico genérico) dizendo que a sua solicitação (ué, não pedi nada?!!) está sendo analisada e, “em breve” (dá até cãimbra no maxilar de tanto rir), “alguém” entrará em contato (pode ser o Pernalonga?).

Cinismos à parte, além de as empresas estarem perdendo potenciais ideias geradoras de receitas ou inovações relevantes (com suas consequentes receitas), está corroendo a sua reputação junto ao cliente, uma vez que passa a ele a impressão de não se interessar por suas ideias e opiniões, mas somente por seu dinheiro, ao não responder minimamente à solicitação de contato.

Para não me estender mais, citarei o caso da Nespresso, que é o mais recente. Um cliente, enófilo experiente, consumidor de vinhos, convidado de eventos e frequentador de feiras há mais de 20 anos e também admirador da marca e cliente convicto dos produtos Nespresso, desenvolveu um produto — aproveitando sua experiência com o mundo do vinho e da similitude entre os produtos e o público consumidor.

Já entrou em contato com a Nespresso por cinco vezes. Recebeu dois e-mails automáticos. Não conseguiu nenhum telefone para ligar. Deixou seu telefone por duas vezes com a promessa de que o departamento responsável entraria em contato. Até agora nada, nenhum contato humano, nenhuma interação.

O produto era bom? Venderia ? Era inovador? Valeria a pena ser produzido? Talvez sim, talvez não. Nunca saberemos, mas a mensagem que ficou para esse cliente foi a de que, mais do que sua ideias/opiniões, o que importa para a Nespresso é o seu dinheiro.

Mantém-se uma estrutura gigante de atendimento e mesmo assim perdem-se várias oportunidades e valor de imagem. Deixa-se de construir relacionamentos e perde-se fidelização – estas, só para citar algumas consequências imediatas.

O que resta a esse consumidor: conhecer a concorrência.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Lançamento do “Manual do Patrocinador” reúne especialistas em roda de conversa na Aberje
  • Em entrevista para Anuário da Comunicação Corporativa 2025, Paulo Nassar discute papel integrador da Comunicação no cenário institucional brasileiro
  • Vivian Rio Stella é a convidada do episódio 147 do podcast FalAção
  • Museu da Pessoa destaca relação entre memória e clima para programação de 2025, em evento com presença da Aberje
  • Ana Pais assume vaga no Conselho Consultivo da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Vinícius GhiseMataram as agências…de novo
  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade