PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
23 de março de 2020

Comunicação e sua responsabilidade

Marlene Marchiori
 
  • COMPARTILHAR:

Publicado originalmente no LinkedIn de Marlene Marchiori, 20 de março de 2020

A comunicação organizacional, por ser estratégica, define conjuntamente os pilares que embasam o processo de gestão que o mundo vive em relação ao COVID-19: saúde e segurança das pessoas; olhar mais amplo, envolvendo a sociedade e o mundo; atendimento ao cliente, parceiros e fornecedores.

Estudos e análise de experiências em diversos países colaboram na apreciação dos caminhos para este enfrentamento mundial. Como profissionais de comunicação, temos nossas responsabilidades e devemos assumir essa batalha com assertividade, criatividade e zelo com o bem-estar. Fundamental agirmos, a partir daquilo que ouvimos e vemos.

Temos observado e vivenciado algumas práticas:

Sensibilizar, conscientizar e reeducar a equipe para uma nova maneira de se relacionar, com uma preparação para essa transição.

Atuar com Comitê de Crise para tomada de decisão mais rápida e com equilíbrio para uma execução integrada.

Desenvolver estratégias de engajamento em trabalho remoto, trabalhando a cultura, o propósito e os valores do negócio, além de estimular o fundamental papel das lideranças.

Criar políticas de home office, facilitando o “novo jeito” de trabalhar.

Focar na saúde e na segurança dos empregados, de seus familiares, envolvendo as comunidades locais e os públicos de relacionamento, achatando o risco, identificando formas de minimizar os impactos. Esquemas de contingência ativos e dinâmicos.

Tempo é crucial.

Clareza e consistência, obrigação das fontes.

Respeito, colaboração e empatia para escalonar com velocidade a informação correta.

Linguagem e respostas únicas para os públicos tornam o processo de comunicação mais assertivo. Adaptar linguagem, conforme público, é mandatório.

Devemos ter clareza e visão, facilitando as novas experiências.

Times colaborativos e comprometidos, fazem toda a diferença para mantermos o nível de confiança.

Ampliarmos o bem comum, com o exemplo de líderes conscientes e colaborativos.

Pensar no futuro e nos reorganizarmos para novos enfrentamentos. Consciência coletiva, novas habilidades humanas para interagir e agir de forma sustentável globalmente.

Precisamos enfrentar coletivamente essa epidemia para que não venha a custar muitas vidas humanas. É nossa responsabilidade individual e coletiva atuarmos e orientarmos nossos negócios, a vida em família e em sociedade.

 

Compartilho materiais que tem orientado essa jornada:

https://edition.cnn.com/videos/tv/2020/03/15/yuval-noah-harari-amanpour-cnn-coronavirus.cnn

https://www.gallup.com/workplace/292334/covid-strategies-policies-world-largest-companies.aspx

https://www.mckinsey.com/business-functions/risk/our-insights/covid-19-implications-for-business

https://www.ted.com/talks/alanna_shaikh_why_covid_19_is_hitting_us_now_and_how_to_prepare_for_the_next_outbreak

 

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Marlene Marchiori

Palestrante, escritora, mentora em comunicação, cultura e estratégia como práticas organizacionais. Pós-doutorado em comunicação organizacional. Doutora em Ciências da Comunicação. Graduação em Comunicação e Administração de Empresas. Ganhadora do Prêmio Opinião Pública Destaque Profissional Área Rural pelo Conselho Regional Profissionais de Relações Públicas. Professora da Universidade Estadual de Londrina desde 1982. Pesquisadora e Professora Senior do PPGA Administração. Professora de Cursos de Pós-graduação em diferentes instituições acadêmicas e na Aberje. Autora de livros e artigos em diversos periódicos, tendo publicado a Coleção Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional com 10 volumes pela Difusão Editora e SENAC RJ. Gestora de comunicação com experiência em organizações por mais de 15 anos.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
  • Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
  • Fatores externos e transformação estrutural afetam orçamento da comunicação
  • Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social

ARTIGOS E COLUNAS

  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade