PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
17 de novembro de 2020

Comunicação e consumo de mídia

Nuno Pedro David
 
  • COMPARTILHAR:

A Comunicação nas empresas tem assumido um papel cada vez mais estratégico ao longo dos últimos anos. Na pandemia, a atuação destes profissionais ganhou enorme relevância na elaboração e execução de estratégias e planos de comunicação interna e para os demais stakeholders, para além de ter contribuído decisivamente na gestão de riscos.

A pandemia trouxe também significativas alterações nos padrões de consumo de mídia das pessoas, nos obrigando a acompanhar essas evoluções por forma a levar as mensagens da marca aos pontos de contato e nos formatos corretos  para os diversos segmentos de público, principalmente em um momento de intensa oferta de conteúdo.

O estudo Global Web Index traz análises interessantes sobre o assunto e nos revela de que forma as diferentes gerações estão conectadas aos meios de comunicação e buscam acessar informação e entretenimento, trazendo insights muito importantes para profissionais que lidam com a geração de conteúdo e posicionamento de marca.

O primeiro aspecto que destaco é o alto consumo de mídia digital por parte da geração Z (16 a 23 anos), com uma concentração maior em vídeos online e serviços de streaming, além de vídeo game, o que revela uma oportunidade crescente para o investimento de mídia neste último de canal, como possível estratégia de reconhecimento de marca junto a esta geração. Esta é uma geração altamente conectada.

A geração dos Millenials (24 a 37 anos) também apresenta um comportamento de consumo predominantemente digital. No entanto, observa-se que o consumo de mídia está mais pulverizado entre os diferentes meios. É, ainda, a geração que mais consome podcast, o que revela uma grande oportunidade de geração deste tipo de conteúdo para este público.

A geração X (38 a 56 anos) é aquela que melhor equilibra os meios online e offline e destaca-se por ser aquela que mais consome informação pela televisão e pelo rádio. Já os Baby Boomers (acima de 57 anos) estão mais focadas em conteúdo audiovisual, seja na TV ou em streaming.

O Global Web Index ainda revela que as pessoas de todas as gerações estão mais propensas em investir em assinaturas de serviços on demand do que antes da pandemia, o que mostra uma possibilidade ainda maior de diversificação do composto de mídia, tendo em vista o crescimento de novos serviços de streaming no Brasil.

É fundamental acompanhar as tendências de comunicação e comportamento do consumo de conteúdo, principalmente quando observamos períodos específicos como estamos vivendo atualmente. Adequar discurso de marca ao público e ao meio tornam-se ainda mais fundamentais para uma comunicação mais efetiva em um mundo com alta geração de conteúdo e informação.

O 5G está chegando e o aumento de velocidade e qualidade de transmissão online para smartphones vai impulsionar novas evoluções dos padrões de consumo de mídia em diferentes segmentos da sociedade. Nunca como agora foi tão necessário acompanhar estas alterações, elas acontecem com cada vez maior rapidez.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Nuno Pedro David

Nuno Pedro David é Chief Marketing Officer do Grupo Mongeral Aegon. Com mais de 25 anos de experiência liderando empresas multinacionais, o executivo tem passagens por países como Itália e Portugal. Tem formação em Comunicação Empresarial pelo Instituto Superior de Comunicação Empresarial de Lisboa. No Grupo Mongeral Aegon é responsável pelas áreas de Comunicação, User Experience, Relacionamento, Desenvolvimento de Produtos, Eventos e Gestão da Inovação.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade