PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
18 de março de 2020

Comunicação é comportamento

Vania Bueno
 
  • COMPARTILHAR:

Se você quer liderar e engajar pessoas, faça mais e fale menos

Tudo comunica. Absolutamente tudo. Se você vem para a reunião, está dizendo algo, mas se não vem, também diz. Muitas vezes a ausência fala mais do que a presença e o silêncio é mais eloquente do que um discurso.

Quando pensamos em comunicação é preciso esquecer a ideia de que comunicar-se tem a ver apenas com falar ou escrever. Se assim fosse, seria muito mais simples do que realmente é.

Muitas empresas aos se depararem com evidências de falha de comunicação de seus líderes quase sempre pensam em cursos de oratória como solução. Claro que uma boa retórica é importante, mas está longe de resolver o problema. Como bem disse Emerson: “Suas atitudes falam tão alto que não consigo ouvir o que você diz.” É disso que se trata. Discursos dizem, comportamentos gritam.

Estou, provavelmente como muitos de vocês, totalmente imersa nas notícias dos últimos dias com a pandemia de Covid-19 que se espalha rapidamente por todo o planeta. Um desafio imenso de liderança e de comunicação, não para vender produtos ou para fazer campanha, mas para salvar vidas.

Estamos todos falando e publicando muito sobre o tema, mas o mais importante agora é agir. Já decretei minha #QuarentenaVoluntária e assumi o compromisso de proteger a mim, aos meus e a todos nós. Pelos próximos dias não sairei de casa. Não é fácil, mas absolutamente necessário. Esta é a atitude que fala mais alto. Ter consciência, responsabilidade e ação, envolvendo e engajando outros a fazerem o mesmo. Este é meu foco agora.

Organizações que crescem e geram lucro, graças ao seu relacionamento com tantos grupos de interesse devem, mais do que nunca, compartilhar seus recursos com a sociedade que as sustentam e enriquecem oferecendo para seus funcionários e comunidades, especialmente para os mais necessitados, condições para que também possam se recolher como medida de responsabilidade social urgente. Férias coletivas, fundos financeiros, compreensão, apoio e assistência é o que todos precisamos agora, não para termos um novo líder de mercado, mas para garantir condições de sobrevivência a todos nós. Chegou a hora de honrar campanhas que prometem colocar as pessoas em primeiro lugar.

O mundo se preparou para lutar contra inimigos visíveis. Temos um arsenal bélico capaz de destruir o planeta algumas vezes, mas não temos ainda estrutura para dar conta de um inimigo invisível que não respeita fronteiras físicas, sociais e intelectuais. Estamos todos no mesmo barco agora e só com muita colaboração e empatia poderemos superar esta batalha com menos perdas.

Hoje é o momento para pensar o real valor e poder da comunicação. Ao ver o presidente Jair Bolsonaro, minimizando o problema, incentivando aglomerações e se juntando a seus correligionários após orientações contrárias do Ministérios da Saúde, fiquei motivada a escrever este texto. Como líder máximo da nação e tendo a responsabilidade de cuidar de nossa gente, considero a atitude do presidente, sem fazer aqui julgamento ideológico ou político – um erro gravíssimo de comunicação.  Mais do que expressar suas crenças pessoais, um líder tem o dever de orientar e zelar por seus seguidores. A melhor forma de fazer isso é agindo de forma consciente e responsável. Assim como ele, você também tem o seu papel nesta batalha. Então, por amor, faça mais e fale menos.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Vania Bueno

Vania Bueno é especialista em comunicação empresarial e governança corporativa, com mais de 40 anos de experiência na área. Autora do livro “Comunicação e Governança: Parecer e Ser na Era da Transparência”, publicado pela Editora Aberje, é referência na conexão entre comunicação e governança como fatores estratégicos para a reputação, a liderança, a transparência e a sustentabilidade das organizações. Atua como palestrante, consultora e professora, ajudando empresas e lideranças a fortalecerem a coerência entre discurso e prática. É membro do Conselho Deliberativo do Capitalismo Consciente Brasil e criadora do conceito Deep Governance, uma abordagem que amplia a governança para além das estruturas formais, integrando cultura, ética e valores humanos no centro das decisões organizacionais.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Lançamento do “Manual do Patrocinador” reúne especialistas em roda de conversa na Aberje
  • Em entrevista para Anuário da Comunicação Corporativa 2025, Paulo Nassar discute papel integrador da Comunicação no cenário institucional brasileiro
  • Vivian Rio Stella é a convidada do episódio 147 do podcast FalAção
  • Museu da Pessoa destaca relação entre memória e clima para programação de 2025, em evento com presença da Aberje
  • Ana Pais assume vaga no Conselho Consultivo da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Vinícius GhiseMataram as agências…de novo
  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade