PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
12 de junho de 2018

Comunicação digital para público interno: vale a pena?

O varejo hoje se vale da sinalização digital para atrair o consumidor para dentro da loja, melhorar a experiência de compra e, claro, vender mais. Mas como esse canal é utilizado na comunicação com os funcionários?
Renato Mugnaini
 
  • COMPARTILHAR:

Os benefícios vão desde melhorias na capacitação de funcionários até a economia de recursos

(Imagem: Reprodução / Unsplash)
(Imagem: Reprodução / Unsplash)

A sinalização digital em pontos de venda vem conquistando cada vez mais consumidores e lojistas. As estatísticas comprovam que a implementação de soluções de comunicação digital melhoram a experiência do consumo. Em um levantamento realizado pela VCAglobal, 63% dos pesquisados consideram a sinalização digital atrativa e 42% preferem comprar em lojas nas quais há monitores de vídeo, se puderem escolher.

Em um rápido passeio pelos shopping centers encontramos telas juntas, separadas, nas vitrines e nos caixas das lojas. Todas voltadas, porém, à experiência do consumidor. Como fica, nesse cenário, o empregado que passa, no mínimo, seis horas por dia dentro da loja? Como é a comunicação direcionada a ele? Uma vez instaladas, vale a pena a utilização dessas telas para a comunicação interna?

Para o público interno, as telas podem ser usadas no treinamento e capacitação de vendas. Em vez de levar um treinador até cada loja ou de confinar os times de ponto de venda em hotéis ou centros de treinamento, entrega-se a esse público conteúdo todos os dias, em pequenas doses diárias de informação. Imagine o benefício que esse recurso traria às equipes, ainda mais considerando o investimento em infraestrutura que já foi feito.

Uma grande rede varejista já vem colocando a ideia em prática. Uma vez por semana um vídeo curto, de 10 a 15 minutos de duração, é exibido para a equipe. Cada semana um tema diferente é abordado. Como preparo para essa exibição, o gerente recebe por e-mail uma pauta com orientações sobre eventuais perguntas que o time venha a fazer e como cada tema deve ser endereçado.

A condução da estratégia da marca aos funcionários pelo canal adequado mostra a personalidade e filosofia da organização. Como resultado, temos progressos na capacitação dos funcionários, redução de custos com treinamentos e melhorias no atendimento aos clientes, que deixam as lojas mais satisfeitos.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Renato Mugnaini

Profissional de propaganda, comunicação para web e planejamento de campanhas de endomarketing. É responsável pelas áreas de Marketing e Vendas da Seepix Digital. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, MBA em Marketing e Vendas pela FGV e especializações em internet e endomarketing.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade