PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
19 de abril de 2017

Como ser estratégico na Comunicação Interna 4.0

Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

Facez

Os especialistas que estão à frente da Indústria 4.0 apontam que é a primeira vez na história que uma revolução industrial é prevista e esperada. O que é bom para nós, pois ainda dá tempo de nos juntar ao time dos que estão fazendo essa transformação nas organizações.

Esses mesmos especialistas são quase unânimes ao dizerem que quem cria o futuro é o ser humano e ele precisa estar no centro de tudo. Não podemos perder de vista que as empresas estão investindo pesadamente para terem melhores produtos e serviços ao menor custo, para entregarem o melhor e o mais rápido a seus clientes. Isso tudo para que esses clientes tenham experiências significativas ao comprarem ou consumirem a sua marca.

Disso tiramos uma lição: a tecnologia está sendo criada pelo e para o ser humano. Então, se as áreas de comunicação interna quiserem se tornar estratégicas, elas devem sentar junto às três áreas que, de maneira geral, estão fazendo essa mudança acontecer nas organizações: TI, Operações e Marketing. E qual é a contribuição da área de comunicação interna nessa mesa? Ser uma área com foco na experiência e nos relacionamentos das pessoas internamente na empresa. Para que essas mudanças façam sentido e as pessoas possam se conectar e fazer parte dessa transformação.

Mais do que nos preocuparmos com as plataformas digitais, devemos perguntar para as pessoas o que elas desejam saber e como elas acreditam que possam se encaixar e contribuir com esse processo. Para isso, cito as três características que, para mim, definem a Comunicação Interna 4.0. E atuar com essas características não é assim tão simples. É uma jornada. Uma jornada de transformação que precisa começar já.

1ª.   Ser curador dos conteúdos
Os conteúdos pertencem às áreas e não à área de comunicação interna. Então, devemos estimular conversas que dão clareza e direção para que a transformação possa fazer sentido às pessoas. A cada dia, temos mais ferramentas de comunicação à disposição, mas o diferencial está nas conversas colaborativas e transversais. Não podemos esquecer da seguinte relação: quanto mais tecnologia como ferramenta de comunicação, mais olho no olho deve existir no processo.

2ª.  Promover experiências humanas
Na Comunicação Interna 4.0, é preciso conectar ainda mais as pessoas para que possam contribuir com as transformações necessárias. Portanto, nós, comunicadores, podemos e devemos provocar os colaboradores para que eles vivenciem uma experiência humana, assim como a indústria digital evolui baseada na experiência do usuário. Em nosso caso, além da experiência digital, a vivência pode acontecer por meio de uma conversa ou uma experiência real de uma mensagem da empresa. O importante é ser significativa e verdadeira. Com foco e humana. Chega de distração!

3ª. Mensurar o processo
E, por fim, é preciso mensurar o quão transformador está sendo o processo de comunicação. Se quisermos ter um lugar onde se define a estratégia, a linguagem a ser aprendida é dos números, algoritmos e de resultados concretos. É esse o idioma que precisamos aprimorar para sermos considerados estratégicos.

Mas, reforçando: mais tecnologia não significa necessariamente mais comunicação. E é o nosso diferencial ter acesso às pessoas, falar com as pessoas, entendê-las. Isso nos qualifica para sermos coautores dessa revolução barulhenta e anunciada que está chegando nas organizações. A Era 4.0 já começou. E você, está fazendo parte dela?

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje
  • Oficina Consultoria apresenta relatório com tendências para a comunicação empresarial, com apoio da Aberje
  • Aberje lança carta com diretrizes para comunicadores por ocasião da COP30
  • Fatores externos e transformação estrutural afetam orçamento da comunicação
  • Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social

ARTIGOS E COLUNAS

  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH
  • Oliver DuarteO papel de PR em tempos de tanta tecnologia

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade