PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
07 de julho de 2016

Como a CI pode atuar para minimizar o impacto de notícias negativas

Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

Redução de pessoal, corte de benefícios, necessidade de realocação de funcionários. Estas são algumas situações delicadas e que acabam se tornando desfavoráveis para a alta administração de uma empresa, pois afetam diretamente a vida das pessoas. Apesar do desconforto e da insatisfação serem inevitáveis, a atuação da Comunicação Interna pode minimizar (e muito) estes reflexos.

Além de trazerem mudanças desagradáveis para os funcionários, estas situações geram uma expectativa muito grande que é agravada pela falta de informação. É nessa hora que um plano de comunicação eficiente – elaborado desde o começo do processo em parceria com os setores responsáveis – faz toda a diferença!

A gestão de mudanças está intrinsecamente ligada à atuação da Comunicação Interna. A força de trabalho precisa ser informada de todas as etapas do processo por meio dos mais diversificados veículos para evitar, dessa forma, os boatos e rumores da chamada “rádio peão”. O pior cenário para um momento de desmobilização ou de corte de benefícios, por exemplo, é que os funcionários fiquem sabendo das notícias por canais não oficiais.

Por pior que seja a informação, ela precisa ser disseminada antecipadamente e da maneira mais completa possível para evitar falsas expectativas. Sabe-se que muitas dessas informações são estratégicas para a empresa e, por isso, há uma certa relutância por parte da alta administração em disseminá-las. Mas é exatamente neste momento de decisão que o profissional de Comunicação Interna pode atuar, auxiliando a empresa na definição das estratégias.

Para minimizar os impactos das notícias negativas várias ações de comunicação podem ajudar, como uma mensagem do presidente da empresa ou de um representante da área de RH (no formato mais adequado ao público, como uma carta ou até mesmo um vídeo), a disponibilização de um canal direto para tirar dúvidas dos funcionários ou ainda a criação de um hotsite específico para explicar as mudanças. Cada situação é peculiar e exigirá expertise do profissional de Comunicação Interna para apontar quais os veículos mais adequados e o cronograma das ações.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Liderança comunicadora ainda enfrenta desafios na comunicação interna
  • Diretor-executivo da Aberje analisa impasse entre o senador J.D. Vance e o Papa Leão XIV em artigo n’O Globo
  • COP30 exige nova cultura comunicacional, defendem executivos da Aberje em artigo no Anuário da Comunicação Corporativa
  • Turmas de Jornalismo da UEL recebem diretor de capítulo Aberje Brasília para Roda de Conversa
  • Em artigo no Valor Investe, Sonia Consiglio analisa papel da comunicação na COP30 e destaca pesquisa da Aberje

ARTIGOS E COLUNAS

  • Paulo NassarCOP30: Comunicação como herança, consciência e potência política
  • Carlos ParenteA comunicação que transcende
  • Pablo AssoliniNem conteúdo demais, nem de menos: qual o ponto de equilíbrio entre visibilidade e relevância?
  • Rizzo MirandaESG, COP30 e D&I: os antídotos para sua reputação em tempos de incertezas
  • Leila GasparindoConstruir uma Marca Empregadora é missão conjunta de Comunicação, Marketing e RH

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade